9 de maio de 2024
Foto: Heloísa Ballarini / SECOM

Sistema de compartilhamento de bicicletas de São Paulo ganha 25 novas estações

Novo Bike Sampa acaba com gratuidade e libera aluguel por até 12 horas consecutivas

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta terça-feira, 30 de janeiro, o novo Bike Sampa, que traz a tecnologia de um dos mais modernos e robustos sistemas de compartilhamento de bicicletas do mundo. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, o novo modelo de compartilhamento passa a permitir que o usuário leve a bicicleta para casa.

Patrocinada pelo Itaú, o sistema será operado pela Tembici. Nessa primeira fase, serão 25 estações, com 250 bicicletas distribuídas em pontos estratégicos da cidade, como o Largo da Batata, em Pinheiros. A implantação completa do sistema será realizada até o fim do semestre, com a instalação de 260 estações e 2.600 bikes.

Foto: Heloísa Ballarini / SECOM

Uma das novidades são as diversas formas de acesso ao projeto de compartilhamento. Os planos deverão ser adquiridos via cartão de crédito ou dinheiro, e as bicicletas poderão ser retiradas por aplicativo, cartão de transporte ou cartão de usuário. Haverá também a possibilidade de o usuário não cadastrado no sistema comprar o plano diretamente nas estações com totem de atendimento, ou seja, sem necessidade de cadastro prévio no site do Bike Sampa. Essa é uma forma de democratizar o sistema e permitir acesso a todos.  Cerca de 30% das estações oferecerão esse diferencial, todas distribuídas em locais estratégicos de São Paulo.

O usuário poderá adquirir um dos planos pelo site, aplicativo e ponto físico de atendimento. A compra de um plano dará direito a viagens ilimitadas de até 60 minutos, com intervalos de 15 minutos entre elas. Caso as viagens tenham mais que 60 minutos, e a regra do intervalo não for respeitada, os excedentes serão tarifados em R$ 5 acada uma hora excedente. 

Foto: Heloísa Ballarini / SECOM

Estações – Outra novidade é um novo modelo de empréstimo de bicicletas para a população: o Estação Bike, que disponibilizará 500 bicicletas distribuídas em cinco estações, localizadas em terminais de transporte público de áreas com grande movimento. O usuário que retirar uma bike em uma dessas estações poderá usá-la por até 12 horas consecutivas. Ou seja, será possível ir com ela para casa, após o retorno do trabalho, e devolvê-la no dia seguinte na mesma estação.

Para ter direito à retirada nesse modelo, é necessário que o usuário tenha adquirido qualquer um dos planos disponíveis e que ele esteja válido no momento do empréstimo.

Os locais definidos para  utilizar o Estação Bike foram: os terminais de ônibus de Itaquera e Tatuapé, na Zona Leste; Capelinha e Jabaquara, na Zona Sul; e Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte. A previsão é que duas estações desse modelo estejam disponíveis para a população até 2 de março.

“Oferecer a possibilidade do serviço de bicicleta compartilhada é um passo muito importante na direção da mobilidade ativa na cidade de São Paulo. As pessoas poderem usar bicicletas sem serem donas, podendo recolhê-las ou devolvê-las onde acharem melhor, oferece flexibilidade e a oportunidade de se deslocarem na cidade de bicicleta”, diz Sérgio Avelleda, secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo. Para Avelleda, o novo programa de compartilhamento de bikes beneficia a mobilidade em todas as regiões da cidade de São Paulo: “A gestão do prefeito João Doria valoriza a mobilidade ativa. O  novo programa das bikes compartilhadas vai favorecer o uso de bicicletas com multioperadores, com acesso pelo Bilhete Único e implantação de bicicletas na região periférica da cidade. Trata-se de uma política pública de grande êxito”, conclui ele.

A superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco, Luciana Nicola, diz que o objetivo da troca do sistema é tornar a experiência do compartilhamento de bicicleta na capital paulistana mais segura, confortável, eficiente e sustentável.

Foto: Heloísa Ballarini / SECOM

“É uma nova fase do Bike Sampa que se inicia, com novos equipamentos e tecnologias inovadoras. Esse novo momento é mais uma demonstração do quanto nós acreditamos cada vez mais na causa da mobilidade urbana e na relevância que as bicicletas podem ter como meio de transporte nas cidades”, destaca Luciana.

Tomás Martins, CEO da tembici., afirma estar satisfeito por implantar no Brasil o sistema mais utilizado de bicicletas compartilhadas no mundo. “Além de trazer nova tecnologia, nós estudamos os sistemas de mais sucesso e aplicamos os processos de gestão e distribuição das estações no novo Bike Sampa. A tembici. repensou todo o projeto, e o usuário agora poderá contar com um projeto de bicicletas compartilhadas funcional para seu dia-a-dia”, ressalta.

“Estamos entusiasmados em trazer a mais recente tecnologia de compartilhamento de bicicletas sustentável para os habitantes de São Paulo e contribuir para o espírito icônico da cidade através deste importante marco do projeto de mobilidade do Brasil”, comemora Luc Sabbatini, CEO da PBSC Urban Solutions. “Encontramos parceiros fortes no Itaú e na tembici., e acreditamos que essa colaboração resultará em um dos melhores sistemas de compartilhamento de bicicletas do mundo.”

O que muda

Nas bicicletas:

  • Design mais moderno e exclusivo para compartilhamento, sendo mais leves, ergonômicas e robustas;
  • Cesto adaptável para o tamanho da bagagem de mão do ciclista, sem acumular água ou sujeira;
  • Pneus com lados reflexivos e Aro 24 proporcionam uma pedalada mais dinâmica, segura e confortável. Possui tecnologia antifurto, exclusiva no Brasil;
  • Cobre-corrente, que protege a roupa do ciclista;
  • Banco confortável e canote de selim com marcas para ajuste de altura;
  • Sistema de freio “Roller Brake” (freio de rolete), que garante freadas mais seguras;
  • Configuração de marchas para três velocidades;
  • Refletores frontais e traseiros com sistema de iluminação “Dynamo”, com 10 mil horas de vida útil e que permanece aceso por até 90 segundos, dando mais segurança ao ciclista que aguarda  semáforo;
  • Dispositivo de trava com sistema antifurto.

Nas estações:

  • Layout exclusivo, sendo concebidas para operar de forma ágil, inteligente e simples;
  • Abastecimento por painéis solares que garantem a autossuficiência energética (preparadas para eventual uso de bicicletas elétricas);
  • Solução modular para as bicicletas, sendo possível adicionar ou remover docks (suporte de estacionamento de bicicletas), conforme a necessidade, sem precisar de fixação ao solo;
  • Média de 18 vagas por estação;
  • Quiosques com interface de pagamento digital, de forma mais didática e de fácil utilização, com comunicação sem fio que agiliza o processamento de pagamentos e a transmissão de dados.

No aplicativo, o ciclista pode:

  • Planejar o passeio, pagar e desbloquear a bicicleta com o código gerado pelo aplicativo;
  • Encontrar estações próximas manualmente ou usando o GPS do dispositivo;
  • Encontrar bicicletas disponíveis por pontos de devolução livres;
  • Marcar as estações favoritas;
  • Encontrar rota para um destino com informações de distância e elevação;
  • Registrar as viagens com o GPS.

Regras de utilização do novo Bike Sampa:

  • O cadastro deve ser atualizado no site ou aplicativo Bike Itaú;
  • O usuário só pode pegar uma bicicleta emprestada se tiver um plano válido;
  • Todos os planos dão direito ao cartão do usuário (opcional). O valor do cartão com o frete é de R$ 5;
  • Os planos mensal e anual podem ser adquiridos pelo aplicativo Bike Itaú (disponível para sistemas Android e IOS), no site Bike Itaú ou aplicativo;
  • e no ponto físico de atendimento na Rua José Bento, 314, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com pagamento somente em dinheiro;
  • Os planos diários e para três dias podem ser comprados pelo aplicativo Bike Itaú, no site e também diretamente nas estações de autoatendimento. Não haverá venda na sede física;
  • O usuário poderá fazer viagens ilimitadas de até 60 minutos, com intervalos de 15 minutos entre elas. Caso tenham mais que 60 minutos, e a regra do intervalo não for respeitada, a  hora excedente será tarifada em R$ 5;
  • Viagens sem respeitar o intervalo de 15 minutos serão tarifadas à parte, no valor de R$5, acada 60 minutos excedentes;
  • As viagens que não excederem o período normal de uso não terão qualquer pagamento adicional. Porém, se o usuário retirar a bicicleta antes do intervalo de 15 minutos, sua utilização será cobrada e contabilizada como se fosse uma só viagem;
  • O empréstimo da bicicleta pode ser feito através do App, diretamente na estação, usando o cartão do usuário ou o Bilhete Único, que o usuário deve cadastrar no site ou aplicativo;
  • Os valores dos planos são: diário, R$ 8; por três dias, R$ 15;  mensal, R$ 20; e anual, R$ 160;
  • O pagamento pode ser realizado no site ou aplicativo Bike Itaú;  nos totens de autoatendimento, mas somente com cartão de crédito; e na sede do Bike Sampa, em dinheiro, localizada à Rua José Bento, 314, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

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