19 de maio de 2024
Daniel Grossi - Foto: Fabio Piva

Ciclistas do Shimano Sports Team participam da Copa Internacional de MTB

Marca japonesa estará representada por 13 atletas de cinco equipes em Congonhas. Em São Paulo (SP), o Gear Up! Bike Challenge contará com o Suporte Neutro da Shimano

O fim de semana será de ação para boa parte dos integrantes do Shimano Sports Team. Ao todo, 13 ciclistas de mountain bike de cinco equipes, AVA Project, Team Oggi/Isapa, Caloi Elite Team, Groove/Shimano e Sense Factory Racing Team, competirão na terceira etapa da Copa Internacional de MTB, em Congonhas (MG). Na Capital Paulista, a marca japonesa estará presente no Gear Up! Bike Challenge com o tradicional Suporte Neutro da Shimano.

Estarão na prova mineira representando a Shimano os seguintes atletas: Daniel Grossi (Groove/Shimano), Jefferson Batista, João Pedro Firmeza e Danielle Moraes (AVA Project), Karen Olímpio, Kennedi Lago, Mario Antonio Veríssimo e Luis Renato Borges (Team Oggi/Isapa), Sherman Trezza e Wolfgang Olsen (Caloi Elite Team), e Guilherme Muller, Mario Couto e Rubens Valeriano (Sense Factory Racing Team).

O evento em Congonhas tem início na noite desta sexta-feira (18), quando será realizado o Desafio da Ladeira, um Up Hill (subida de montanha), com percurso de 700 metros em ruas de pedra sabão, finalizando em frente à Basílica do Bom Jesus do Matosinhos. A disputa começa às 18h30 e termina às 20h30, quando os campeões serão festejados pelo público local.

Karen Olímpio – Foto: Thiago Lemos / Divulgação

“No Desafio da Ladeira, enquanto os homens disputam semifinal e final, para a super elite feminina subimos uma única vez, um Up Hill com duração entre 3 e 4 minutos. É bastante sofrimento, mesmo em um curto espaço de tempo”, destaca Karen Olimpio. “No ano passado largamos na chuva e as pedras estavam escorregando bastante e, assim, não dava tração para podermos pedalar em pé. É uma disputa que usa muita explosão e força do começo ao fim”, finaliza Karen.

No sábado (19), será a vez dos ciclistas encararem a Maratona (XCM), com 63 km de percurso, e mais uma vez o término no fim da ladeira do Bom Jesus. “A Maratona é bem dura também. São vários quilômetros em um terreno com bastante poeira. Passamos por algumas trilhas, algo bem divertido. E, o final também, só sobe, até chegarmos na Basílica do Bom Jesus do Matosinhos”, conta Karen Olímpio.

Wolfgang Olsen – Foto: Thiago Lemos / Divulgação

Wolfgang Olsen comenta a estratégia para a corrida do XCM. “Como em todas as provas de mountain bike, é importante competir com raça do início ao fim. E, ao mesmo tempo, de forma inteligente e aproveitando as oportunidades, como por exemplo uma fuga na hora certa. Essa prova em Congonhas não tem grandes serras, o que torna o ritmo mais intenso. Estar bem posicionado no início é bem importante. Nos anos anteriores tive grandes disputas na última ladeira e obtive bons resultados até cruzar a chegada. Acredito que desta vez não será diferente”, conta Wolf.

Suporte Neutro Shimano – A Shimano estará presente no Gear Up! Bike Challenge com o seu Suporte Neutro, serviço de auxílio aos atletas inscritos nas competições de ciclismo, independente das marcas de componentes usadas em suas bikes. A prova será realizada na manhã do domingo (20), na Marginal do Rio Pinheiros, em São Paulo. O percurso terá 20 km por volta, passando sempre pela Ponte Estaiada, na zona Sul da cidade.

Shimano Fest 2017 – Os fãs do esporte poderão ver estes e outros atletas Shimano em ação durante o maior festival da bicicleta da América Latina, o Shimano Fest 2017. A oitava edição do evento será em setembro, entre os dias 14 e 17, no Jockey Club de São Paulo. Pelo terceiro ano consecutivo, o festival tem a sua realização na capital paulista, após ter passado por Santana de Parnaíba (2010), Mogi das Cruzes (2011 a 2013) e Sorocaba (2014). No total, mais de 75 mil pessoas participaram das edições anteriores. 

Em 2017, com 30% de crescimento na área de exposição e 200 marcas confirmadas, o evento mostrará as novidades do mercado para 2018 e terá arenas voltadas para kids, show, radical, competição, mobilidade e espaço mulher. São esperadas 25 mil pessoas nos quatro dias.

Guilherme Muller – Foto: Pedro Cury

Shimano Sports Team – Assim como diversas marcas do segmento esportivo, a Shimano apoiou e patrocinou inúmeros atletas com foco nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Terminada a Rio 2016, a marca japonesa continua apostando no fortalecimento do ciclismo no Brasil com a ampliação do número de atletas apoiados. São eles:

No MTB cross country, Wolfgang Olsen e Sherman Trezza (Caloi Elite Team); Mario Veríssimo, Karen Olímpio, Kennedi Lago e Luiz Renato (Team Oggi/Isapa); Rubens Donizete, Guilherme Muller e Mario Couto (Sense Factory Racing); Daniel Grossi e Isabella Lacerda (Team Groove); Ricardo Pscheidt e Adriana Nascimento (Trek Factory Racing); Jefferson Batista, João Pedro Firmeza e Danielle Moraes (AVA Project). No downhill, Lucas Borba (Audax); No ciclismo de estrada: Flavia Oliveira (Specialized) e Gideoni Monteiro (Indaiatuba/HTPro Nutrition/Força Aérea Brasileira); No BMX: Priscilla Stevaux (Caixa/Shimano) e Renato Rezende (Team Nissan). E, no triatlo: Laura Mira (Team Oggi/Isapa); Clara Guimarães Carvalho (Sense Factory Racing); Sabrina Gobbo (Trek Factory Racing) e Reinaldo Colucci (SESI/Scott).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização