22 de maio de 2024
Foto: Divulgação / Specialized

Specialized reúne grupo de mulheres para promoção da cultura da bicicleta

Ao todo são 17 mulheres de vários cantos do Brasil que compartilham o estilo de vida ligado ao uso da bicicleta

As mulheres, assim como os homens, são apaixonadas por ciclismo. A cada dia, a legião de mulheres em cima das bicicletas só cresce. Um exemplo disso é o grupo das embaixadoras Specialized, destaques do ciclismo e da cultura da bicicleta em suas comunidades e que estão ajudando mais mulheres a transformarem suas vidas através de seu uso.

Cada uma dessas mulheres incríveis – que não são atletas profissionais ou funcionárias da empresa – são pessoas comuns, que conseguem fazer a diferença, graças ao estilo de vida ao ar livre ligado aos benefícios do uso da bicicleta. 

“Nós temos que mostrar que as mulheres podem pedalar. Outro dia fizemos um pedal de 25 quilômetros com senhoras de mais de 60 anos de idade. Nem elas estavam acreditando do que eram capazes,” comenta Alessandra Miloch, de Araçatuba (SP). “Nossa responsabilidade é mostrar a realidade do ciclismo feminino e sobre os melhores produtos para as mulheres pedalarem. Tenho 45 anos de idade e minha relação com a bike não é paixão, tenho amor pelo ciclismo. Paixão é arrebatadora, mas passageira. O amor solidifica-se. Quero passar todo meu sentimento para minhas filhas e outras mulheres,” acrescenta.

Foto: Divulgação / Specialized

O grupo das Embaixadoras Specialized 2017 é formado por dezessete mulheres conectadas pelo prazer de pedalar. São mulheres de todas as idades e localidades do país, que representam o espírito do empoderamento feminino no ciclismo nas suas regiões, presentes em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Natal (RN), Campo Grande (MS), Passo Fundo (RS), Linhares (ES), Iconha (ES), Araçatuba (SP), Santos (SP) e Timbó (SC) e Ribeirão Preto (SP).

“Temos um grupo feminino bem forte,” conta Kristi Kochhann de Passo Fundo (RS). “Espero ver cada vez mais mulheres nas ruas com suas bicicletas. Tem final de semana que reunimos cerca de 200 ciclistas. E homem só pode participar acompanhado por mulheres,” explica a bela ciclista que faz questão de mostrar toda sua feminilidade para pedalar.

O encontro aconteceu no Training Camp Specialized durante os dias 27 a 29 de janeiro, no Zoom Bike Park em Campos do Jordão (SP), em que a intenção foi promover a troca de conhecimentos e experiências, associados ao amor pela bike.

Foto: Divulgação / Specialized

“Uso a bike para ser feliz,” resume Carol Rombauer, de São Paulo (SP), que inspira novas ciclistas há mais de 30 anos, época em que a mobilidade por bicicleta era considerado “coisa de maluco”.

O time das embaixadoras das bicicletas Specialized divide os princípios e valores dedicados a elevar o nível do esporte e fazer um mundo um lugar melhor através do ciclismo, em toda sua forma.

“Temos que adaptar-se ao ritmo das meninas nas pedaladas. São as ciclistas que mandam,” conta Daniela Esteves, ex-competidora que reencontrou o prazer de pedalar ao realizar passeios em Ribeirão Preto para incentivar novatas no esporte.

Definitivamente, “a bike é um estilo de vida. A bicicleta ajuda qualquer pessoa a produzir melhor em todos os aspectos. O ciclismo ensina uma pessoa a ser melhor,” afirma Barbara Lapertosa, a Bita, educadora física que ministra aulas de ciclismo voltada para mulheres em Belo Horizonte (MG).

“Pedalar faz bem para o corpo e para alma, você faz novas amizades, é divertido, e quanto mais você pedala, mais desejar o prazer de pedalar. Eu super aconselho a mulherada começar a pedalar!” dispara Patrícia Loureiro, de São Paulo (SP), que faz um convite para qualquer pessoa começar a pedalar.

Foto: Divulgação / Specialized

A bicicleta é a melhor forma de aventurar-se, principalmente, quando a experiência das descobertas ao ar livre e o bem-estar é compartilhada em grupo:

“Ano passado, larguei o namorado para andar mais de bike. Ele me colocou na parede e falou para escolher entre ele e a bike, depois disso passei a viajar mais e conhecer pessoas que curtem pedalar em meio a natureza. Temos dois grupos em Natal (RN), sempre crescendo. Estou feliz pela oportunidade de representar a bike na minha região,” conta a animada Sulamita Fernandes, mais conhecida como a “Sula” da bike “S”.

Pedalar é transformador. “A bicicleta é mágica. Sou apaixonada por todas as modalidades,” acrescenta Patrícia Loureiro, uma das mais experientes do grupo de embaixadoras, que pedala há mais de 21 anos e coleciona títulos como de bicampeã mundial máster de downhill.

No final, o que vale é a diversão, por isso os embaixadoras Specialized têm a missão de contagiar mais pessoas a simplesmente buscarem o prazer sobre duas rodas!

Onde encontrar as embaixadoras Specialized:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização