19 de maio de 2024
Foto: Ismael Shimizu / Divulgação

São Vicente (SP) recebe a Copa São Paulo Open de Bike Downhill nos dias 11 e 12 de fevereiro

Prova válida pelo ranking nacional da CBMTB reunirá 200 atletas em 12 divisões e duas categorias

Evento esportivo com o intuito de incentivar a prática do Downhill e o surgimento de novos talentos na Baixada Santista, a Copa São Paulo Open de Bike Downhill fará sua estreia nos dias 11 e 12 de fevereiro, em São Vicente (SP). A competição será realizada na pista Asa Delta Racing, com inscrições gratuitas, e terá 200 vagas.

“O principal objetivo da Copa São Paulo Open de Bike Downhill é de fomentar a prática do Mountain Bike, incentivando os participantes a praticarem um esporte que valoriza a qualidade de vida, bem-estar e saúde. Esperamos reunir em São Vicente 200 inscritos, entre mulheres e homens, adolescentes e adultos de diversas idades. Contamos com a participação dos atletas da Baixada Santista, e dos praticantes vindos de todo o estado”, conta William Mad, um dos organizadores do evento.

A competição contará com 12 divisões nas duas categorias, Rígida e Full: Para os homens, Infanto-Juvenil (até 14 anos), Juvenil (15 e 16 anos), Junior (17 e 18 anos) e Sub-23 (de 19 a 23 anos), Pro, Sub-30 (23 a 29 anos), Master A (30 a 34 anos), Master B (35 a 39 anos) e Master C (40 a 44); na Feminina haverá as disputas Pro, Sub-23 e Junior.

A prova terá largada no alto do Morro da Asa Delta, em São Vicente, com altitude máxima de 180 metros e uma pista com extensão de aproximadamente 900 metros de uma trilha natural. Os pilotos que fizerem os três menores tempos na categoria subirão ao pódio, obedecendo a ordem de classificação do menor ao maior tempo. Será declarado vencedor da etapa o participante, de cada categoria, que fizer o percurso em menor tempo cronometrado na descida oficial, como é de praxe nas provas de downhill.

Os pilotos que fizerem os melhores tempos da competição, na Pró Masculina e Pró Feminina, garantirão vaga na Descida das Escadas de Santos, etapa do Mundial de Downhill Urbano, nos dias 18 e 19 deste mês, sendo que aqueles que já tiverem vagas, passarão a mesma para o próximo na classificação. Uma outra vaga da Descida das Escadas de Santos será oferecida entre todos os participantes, independente de categoria ou resultado. Há apenas um critério básico para a terceira vaga: o atleta precisa estar filiado em 2017

A Copa São Paulo Open de Bike Downhill é um projeto aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (Lei 13.918) do Governo do Estado de São Paulo, realização da ONG Associação Progresso, apoio da Prefeitura do Município de São Vicente, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo – SELJ. Evento que é homologado pela Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB), válida pelo ranking nacional da CBMTB – Cl1.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização