25 de abril de 2024
Luiz Cocuzzi - Foto: Thiago Lemos / CIMTB

Atletas Shimano estão entre os favoritos na conquista da Taça Brasil de MTB 2016

Luiz Cocuzzi, Raiza Goulão, Sofia Subtil e Karen Olímpio disputam a última prova de MTB do calendário nacional valendo pontos UCI

A cidade de Maricá, no interior do Rio de Janeiro, sediará neste final de semana a última prova do calendário nacional de mountain bike valendo pontos para o ranking mundial, com 30 pontos para os campeões. Entre os atletas do Shimano Sports Team, quatro estão confirmados na disputa e são favoritos em suas categorias. Na Elite Masculina, Luiz Cocuzzi (Lar/Shimano/Scott) será o representante da marca, Raiza Goulão (Specialized Racing BR) e Sofia Subtil (Audax/Shimano) competem na Feminina e Karen Olímpio (Oggi/Isapa/Shimano), na Sub-23.

Em comum a Luiz Cocuzzi e Raiza Goulão, o fato de ambos terem vencido a abertura da Taça Brasil de XCO, realizada em Curitiba, em fevereiro, e encararem a etapa como treinamento de base para 2017. “Estou voltando de férias agora um pouco sem preparo e sem ritmo de prova. Mas, vou dar o meu melhor para fechar o ano bem. Vencer fecharia a temporada com chave de ouro”, destaca o atleta paulistano.

Raiza Goulão - Foto: Fabio Piva / Specialized
Raiza Goulão – Foto: Fabio Piva / Specialized

A ciclista goiana de Pirenópolis, atual bicampeã brasileira e representante brasileira na Rio 2016, também acompanha o discurso de Cocuzzi. “Encaro a prova mais como um treino, sem uma preparação específica. Será interessante competir em Maricá, porque a Taça Brasil sempre tem um percurso legal e desafiador. Além disso, vale pontos importantes no ranking UCI, ou seja, a meta é vencer”, avalia Raiza Goulão.

Sofia Subtil - Foto: Rodrigo Philipps / Foco Radical
Sofia Subtil – Foto: Rodrigo Philipps / Foco Radical

Para a paulista Sofia Subtil, de Campos do Jordão, é mais uma oportunidade para subir no ranking nacional. Ela é atualmente a quarta colocada na temporada. “Decidi de última hora competir na Taça Brasil, para estar na briga pelo top 3 do ranking Brasileiro. Estou cansada após a Copa Internacional em Congonhas, mas acredito que minhas rivais também. A pista em Maricá é desconhecida de todos, ou seja, as condições são iguais. Sábado farei o treino e domingo vou em busca de um lugar no pódio da elite”, conta Sofia.

Karen Olímpio - Foto: Rodrigo Philipps / Foco Radical
Karen Olímpio – Foto: Rodrigo Philipps / Foco Radical

Já a mineira Karen Olímpio, de Caxambu, chega a Maricá em alta após o título da Copa Internacional de MTB, em Congonhas, na categoria sub-23. “Meu objetivo é ficar bem colocada na elite e automaticamente ir bem na Sub-23, que me manteria na liderança no ranking brasileiro de XCO”, define Karen. “O circuito receberá pela primeira vez a Taça Brasil. Falei com o organizador e a pista parece ser bem bacana. A Federação do Rio (FECIERJ) elabora bem as provas de Cross Country, estou com expectativas boas”, complementa a atleta.

A Taça Brasil – A organização da prova prevê dois períodos de treinos livres no sábado (26), entre 9h e 12h e 13h e 16h. No domingo (27), serão realizadas três largadas a partir das 8h, sendo a última às 11h30, a da Elite e Sub-23. A premiação está prevista para as 13h. O circuito tem extensão de 4 km, com seis voltas para a Elite Masculina (Sub-23) e cinco para a Feminina (Sub-23).

Copa Brasil de Paraciclismo – O mineiro Josimar Sena (Vemex/Shimano/Univap), de Juiz de Fora (MG), embarca para Aracaju (SE), onde será realizada a quarta e última etapa da Copa Brasil de Paraciclismo 2016, entre sexta-feira (25) e domingo (27). Enquanto o contra-relógio (CRI) está marcado para manhã de sábado (26), às 9h, a competição de estrada será no dia seguinte, com largada no mesmo horário. Josimar é no momento o vice-líder do ranking da categoria H3, com 550 pontos. Quem lidera é Elizario dos Santos, com 604.

MTB 12 Horas – Este fim de semana o Suporte Neutro Shimano estará presente também na tradicional prova MTB 12 Horas, que será realizada no Shopping Serra Azul, em Itupeva, no interior de São Paulo. Quatro técnicos da Shimano estarão na competição para atender a todos os ciclistas inscritos, independentemente de marca de bicicleta, componentes ou patrocinadores.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização