22 de maio de 2024
Isabella Lacerda - Foto: Thiago Lemos / Divulgação

Atletas Shimano disputam título da Copa Internacional de MTB em Congonhas

Competição de mountain bike contará ainda com o Suporte Neutro Shimano, serviço que também estará presente no Ironman Fortaleza

Conhecida como a “Cidade dos Profetas”, Congonhas (MG) receberá entre sexta e domingo (18 a 20) a decisão da Copa Internacional de MTB. Entre os atletas Shimano, cinco deles têm boas chances de título em suas categorias. Nas duas Juniores, Bruna Elias (Specialized Racing BR) e Mario Couto (LM/Sense de MTB) lideram as disputas, com Luiz Renato Borges (Oggi/Isapa/Shimano) na cola de Mario. Na Sub-23, Karen Olímpio (Oggi/Isapa/Shimano) está na liderança e tem o favoritismo. Já na Elite Feminina, Isabella Lacerda (LM/Sense de MTB) corre por fora na briga pelo tetracampeonato.

Karen Olímpio - Foto: Thiago Lemos / CBC
Karen Olímpio – Foto: Thiago Lemos / CBC

Entre as inscritas na Elite para a etapa decisiva, Isabella Lacerda tem chances reais na briga pelo título, concorrendo, principalmente, com Erika Gramiscelli e Letícia Cândido. Enquanto Isabella tem 64 pontos, Erika soma 89 e Letícia, 73. Já Sofia Subtil (Audax/Shimano) tem chances menores, pois soma 52. Restam ainda 66 pontos a serem disputados nas elites, 20 para os campeões do Desafio da Ladeira, na sexta-feira às 20h, e 46 para quem vencer a Maratona no sábado (19), às 15h.

“As expectativas são as melhores. Apesar de ser final de temporada, ainda não parei os treinos e só farei isso após competir em Congonhas. Espero fazer uma ótima prova e buscar o resultado que mantenho desde 2012 nesta etapa, levando a vitória pra casa. Sobre o título é complicado falar, porque não completei em São João del-Rei o Cross Country e agora dependo dos resultados das minhas adversárias também. Não basta a minha vitória, mas tenho a certeza de que a minha parte eu vou fazer”, conta Isabella Lacerda. Assim como os demais companheiros de MTB do Shimano Sports Team na Elite, Isabella tem sua bike equipada com o grupo Shimano XTR Di2, mostrando que a tecnologia eletrônica de mudança de marchas chegou ao mountain bike para ficar, estabelcendo uma nova referência para o esporte de alta perfomance.

Na Super Elite Masculina, o Shimano Sports Team estará representado por sete atletas de cinco equipes diferentes: Daniel Grossi e Guilherme Saad (ambos Groove/Shimano), Mario Antônio Veríssimo, vencedor da etapa em 2015, e Kennedi Lago (ambos da Oggi/Isapa/Shimano), Guilherme Muller (LM/Sense de MTB), Wolfgang Soares (Caloi Elite Team) e José Gabriel Marques (Audax/Shimano). Mesmo não tendo chances de alcançarem o título da temporada, todos estão entre os favoritos para vencer a etapa, seja no Desafio da Ladeira, ou na Maratona.

Bruna Elias no Brasileiro de MTB - Foto: Thiago Lemos / CBC
Bruna Elias no Brasileiro de MTB – Foto: Thiago Lemos / CBC

Disputas nas categorias de base – Os atletas Shimano têm boas chances de título nas principais disputas de fomento ao esporte na CIMTB. Na sub-23 feminina, Karen Olímpio lidera com 87 pontos, nove a mais do que Larissa Cristina e 20 à frente de Kelly Olímpio. Na Junior Feminina, Bruna Elias também tem nove pontos de folga para a vice-líder, Marcela Lima. “A conquista da Copa Internacional em meu primeiro ano no evento seria algo incrível. Me dediquei muito para isso e espero colocar em prática o que venho fazendo nos treinos”, comenta Bruna, que também compete com o XTR Di2 da Shimano.

Mario Couto na etapa de São João del-Rei da CIMTB - Foto: Thiago Lemos / Divulgação
Mario Couto na etapa de São João del-Rei da CIMTB – Foto: Thiago Lemos / Divulgação

Na Junior Masculina, Mario Couto e Luiz Renato Borges polarizam a luta pelo título, com 87 e 74 pontos, respectivamente. “Meu foco está totalmente em vencer a Copa Internacional de MTB. Lidero com uma pequena vantagem de 13 pontos, e trabalho muito desde o começo do ano para ser o campeão desta competição. Meu primeiro foco era vencer a abertura da CIMTB, em Araxá, e consegui isso. Agora, quero muito conquistar o último título que falta para meu currículo. Treinei demais para a Maratona em Congonhas e espero trazer o título para minha equipe LM/Sense de MTB e para a Shimano”, avalia Mario Couto.

Suporte Neutro da Shimano - Foto: Ney Evangelista / Brasil Ride
Suporte Neutro da Shimano – Foto: Ney Evangelista / Brasil Ride

Suporte Neutro Shimano – Presente nos principais eventos realizados no Brasil e no mundo quando o assunto é ciclismo, o Suporte Neutro da Shimano será realizado na CIMTB, em Congonhas, etapa com 1.500 atletas inscritos. O serviço oferece auxílio aos ciclistas antes e durante as provas, independentemente dos produtos que estes usem em suas bicicletas. O Suporte Neutro também estará em ação, neste final de semana, no Ironman Fortaleza, para os 800 triatletas participantes.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização