22 de maio de 2024
Priscilla Stevaux e Renato Rezende - Foto: Maximiliano Blanco / CBC

Shimano Fest é ponto de encontro de ciclistas olímpicos e paralímpicos

Em sua sétima edição, nos dias 24 e 25 de setembro, o festival reunirá Lauro Chaman, Gideoni Monteiro, Clemilda Fernandes, Rubinho Valeriano, Henrique Avancini, Priscilla Stevaux e Renato Rezende

Maior festival de bicicleta da América Latina, a sétima edição do Shimano Fest terá um sabor ainda mais especial neste ano. Quem visitar o evento entre 24 e 25 de setembro terá a oportunidade de conhecer sete atletas que estiveram na Rio 2016, seja na Olimpíada ou na Paralimpíada, competindo nas diversas provas do ciclismo. Estão confirmadas as presenças de Lauro Chaman, Gideoni Monteiro, Clemilda Fernandes, Rubinho Valeriano, Henrique Avancini, Priscilla Stevaux e Renato Rezende.

Rubinho Valeriano na CIMTB - Foto: Thiago Lemos / CIMTB
Rubinho Valeriano na CIMTB – Foto: Thiago Lemos / CIMTB

“Nós da Shimano tivemos a oportunidade de acompanhar bem de perto o principal evento de esportes do mundo, realizado pela primeira vez na América do Sul. Se durante uma boa parte do mês de agosto o Lounge da Shimano, no bairro de São Conrado, foi o ponto de encontro dos amantes da bicicleta durante a Rio 2016, desta vez vivenciaremos dias de puro ciclismo no Jockey Club de São Paulo. Quem sempre quis conhecer de perto um atleta olímpico brasileiro, esta é a hora”, convida Rogerio Tancredi, gerente de marketing da Shimano Latin America.

Lauro Chaman na Paralimpíada Rio 2016 - Foto: CPB / Divulgação
Lauro Chaman na Paralimpíada Rio 2016 – Foto: CPB / Divulgação

Entre os sete confirmados, quatro deles competirão nas provas do festival. Na disputa do Criterium por Pontos, o paraciclista Lauro Chaman (Memorial-Santos/Fupes), que escreveu seu nome na história do esporte ao ser o primeiro atleta a conquistar uma medalha para o País no ciclismo, irá competir de igual para igual com Gideoni Monteiro (Memorial-Santos/Fupes), representante na Rio 2016 no ciclismo de pista, e vários outros ciclistas das principais equipes da elite brasileira, como Francisco Chamorro, Murilo Affonso e Carlos Manarelli, os três da Funvic Soul Cycles & Carrefour.

Gideoni Monteiro no ciclismo de pista na Rio 2016 - Foto: Saulo Cruz / COB
Gideoni Monteiro no ciclismo de pista na Rio 2016 – Foto: Saulo Cruz / COB

No Criterium por pontos feminino, Clemilda Fernandes (Clube Fernandes de Ciclismo), tricampeã brasileira de resistência, está entre as principais favoritas à vitória na categoria Speed profissional, competindo contra atletas como Daniela Lionço e Cristiane Silva, ambas da equipe de São José dos Campos. Por fim, o tricampeão brasileiro de mountain bike e recordista em participações nas Olimpíadas no Cross Country Olímpico – Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016 -, Rubinho Valeriano (Specialized Hoffmann XCO), vai em busca do título do Shimano Short Track. O trio da LM/Sense de MTB, formado por Isabella Lacerda, Guilherme Muller e Mario Couto, também será atração da prova.

Trio de ciclistas da LM / Sense de MTB - Foto: Pedro Cury / Divulgação
Trio de ciclistas da LM / Sense de MTB – Foto: Pedro Cury / Divulgação

Já Henrique Avancini (Cannondale), atleta profissional do mountain bike, e Priscilla Stevaux (Caixa/Shimano/T&G Comunicação) e Renato Rezende (GT/FOP/Shimano), ambos do BMX Racing, prestigiarão o evento, para interagir com os fãs e acompanhar as diversas atrações do Shimano Fest. Enquanto Avancini estará no estande da Cannondale, em sessão de autógrafos e fotos, Priscilla (sábado, às 11h30) e Renato (domingo, às 13h) participarão da arena do Bike Radical, com apresentações no pump track. A ciclista sorocabana participará ainda de um bate-papo especial sobre ciclismo feminino ao lado de Daniela Lionço, às 10h do sábado, no Espaço Mulher.

Weber Shimano Ladies Power – Projeto inovador de ciclismo profissional, que reúne as melhores expoentes de estrada da América Latina, a equipe Weber Shimano Ladies Power estará presente na disputa do Criterium por pontos, na manhã de domingo(25), representada por quatro atletas. Lideradas pela multicampeã argentina Caterina Previley, compõe ainda a equipe favorita ao título, a sul-mato-grossense Luciene Ferreira, Maria Mercedes Fadiga (ARG) e Marlies Meijas Garcia (CUB).

Ciclistas da Weber Shimano Ladies Power - Foto: Divulgação
Ciclistas da Weber Shimano Ladies Power – Foto: Divulgação

As disputas e suas inscrições – Quatro competições serão realizadas no Shimano Fest 2016: Criterium por Pontos, o MTB Short Track válida pelo ranking União Ciclística Internacional (UCI), Cyclocross e Desafio entre Mecânicos. Todas as informações sobre cada uma das provas e como realizar as inscrições, estão disponíveis no site do evento. O Criterium, programado para a manhã do domingo, com quatro largadas entre 7h e 10h, e o Short Track, com as finais no início da tarde do mesmo dia, entre 11h30 e 14h30, têm inscrições on-line abertas até sexta-feira (23).

Serviço

Shimano Fest 2016

  • Data: 24 a 25 de setembro – Os dias 22 e 23 são exclusivos para profissionais do mercado
  • Horário: quinta a sábado, das 9h às 17h e domingo das 9h às 18h
  • Local: Jockey Club de São Paulo
  • Endereço: R. Dr. José Augusto de Queiroz, S/N, Portão 1, próximo à ponte Cidade Jardim
  • Entrada: Gratuita. A Shimano incentiva a doação de 1kg de alimento não perecível para doação a entidades assistenciais.
  • Como chegar: pela ciclovia do Rio Pinheiros, ciclovia da Av. Lineu de Paula Machado ou utilizando a ciclofaixa de lazer no domingo (ciclofaixa passa em frente ao lado do Jockey). O Shimano Fest terá bicicletário disponível (capacidade para 500 bicicletas). As estações de trem mais próximas são Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças, da CPTM.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização