25 de maio de 2024

Tour de France 2016: Stephen Cummings vence de forma isolada a sétima etapa

Greg Van Avermaet finaliza na 5ª colocação e mantém sua Camisa Amarela de líder

O britânico Stephen Cummings, da equipe Dimension Data, foi o vencedor da sétima etapa do Tour de France 2016, realizada entre as localidades de L’Isle-Jourdain e Lac de Payolle e que incluiu a primeira abordagem de alta montanha desta edição: a subida do histórico Col d’Aspin, contagem de montanha de primeira categoria, que já foi ultrapassada na história da prova por 72 vezes.

Apesar da dureza da subida e de o seu cume estar a apenas sete quilômetros da linha de chegada, não houve movimentações entre os favoritos na classificação geral.

Cummings fez parte da numerosa fuga do dia, composta por 29 ciclistas. O nome de alguns dos fugitivos não deixou dúvidas sobre a qualidade do grupo, que contou com a presença do Camisa Amarela Greg Van Avermaet, Vincenzo Nibali e Tony Martin, só para citar alguns. Apesar de numeroso, o grupo pedalou junto durante grande parte da etapa. Nibali passou em primeiro na montanha de quarta categoria, a 48 quilômetros do final e a partir deu-se início à disputa pelo pódio. Antoine Duchesne, Daniel Navarro e Matti Breschel isolaram-se e Cummings juntou-se pouco depois.

Nibali e Van Avermaet perseguiam o quarteto quando Cummings atacou nos últimos 27 quilômetros do percurso.No início da escalada do Col d’Aspin, o britânico já tinha 33 segundos de vantagem sobre Nibali, Van Avermaet, Navarro e Daryl Impey e mais de 5 minutos sobre o pelotão.

Atrás, o pelotão começou por ser comando pela equipa Française des Jeux, que depois desistiu, já que seu líder, Thibaut Pinot, passava por dificuldades na retaguarda do pelotão e acabou ficando para trás.

Na frente, Cummings chegou ao cume do Col d’Aspin com vantagem suficiente para vencer a etapa. Nos últimos quilômetros. Impey e Navarro deixaram Nibali para trás e finalizaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O italiano da Astana foi quarto e Greg Van Avermaet quinto.

Para Van Avermaet, o quinto lugar soou como uma vitória. Sabendo que dificilmente manteria a liderança se tivesse optado por ficar no pelotão, arriscou e foi para a fuga. Acabou a etapa 3m04s atrás de Cummings, mas não só manteve, como reforçou sua liderança, já que, com o resultado de hoje, aumentou a vantagem sobre Julian Alaphilippe de 5m11s para 6m36s.

Resultados da 7ª etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Stephen Cummings (GBr) Dimension Data 3:51:58
2 Daryl Impey (RSA) Orica-BikeExchange 0:01:05
3 Daniel Navarro (Spa) Cofidis, Solutions Credits
4 Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team 0:02:14
5 Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing Team 0:03:04
6 Luis Angel Mate (Spa) Cofidis, Solutions Credits 0:04:29
7 Geraint Thomas (GBr) Team Sky
8 Wouter Poels (Ned) Team Sky
9 Gorka Izaguirre (Spa) Movistar Team
10 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team

Classificação geral após a 7ª etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing Team 34:13:40
2 Julian Alaphilippe (Fra) Etixx – Quick-Step 0:06:36
3 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:06:38
4 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:06:39
5 Christopher Froome (GBr) Team Sky 0:06:42
6 Nairo Quintana (Col) Movistar Team
7 Warren Barguil (Fra) Team Giant-Alpecin
8 Pierre Rolland (Fra) Cannondale-Drapac
9 Daniel Martin (Irl) Etixx – Quick-Step
10 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização