19 de maio de 2024
Ricardo Pscheidt - Foto: Thiago Lemos / Pedal.com.br

Ciclistas da equipe Shimano Sports Team buscam pontos no ranking da UCI no exterior

Enquanto o trio formado por Ricardo Pscheidt, Raiza Goulão e Érick Bruske competirá no Chile, Isabella Lacerda representa a marca em Portugal

O Shimano Sports Team estará representado por seus atletas de mountain bike em duas provas do calendário UCI (União Ciclística Internacional) neste fim de semana. No Chile, o trio formado por Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano) e Raiza Goulão e Érick Bruske (ambos da Specialized Racing BR), disputará a Copa Lippi de XCO, em Santiago. A competição classe 1 ofertará 60 pontos aos campeões nos rankings internacionais. Já Isabella Lacerda (LM/Sense Bike de MTB) terá pela frente a etapa de Viana do Castelo da Taça Portugal de XCO, valendo 30 pontos aos vencedores (classe 2 na UCI).

Raiza Goulão - Foto: Fabio Piva
Raiza Goulão – Foto: Fabio Piva

A Copa Lippi de XCO será realizada no Parque Metropolitano de Santiago e contará com um circuito de 5,6 km com desnível acumulado de 238 metros. Na temporada passada, Raiza Goulão concluiu a prova no terceiro lugar, vencida pela mexicana Daniela Campuzano. “É uma pista bem técnica, o que me deixa feliz, porque favorecerá quem tem habilidades no mountain bike e não só aquele que sobe ou desce bem. Estou muito motivada, com ótimos resultados em 2016. Quero me recuperar da CIMTB, para fazer uma boa competição no domingo (13). A ideia é ir bem aqui no Chile para me manter na liderança entre as brasileiras nos rankings olímpico e mundial”, destaca a goiana Raiza Goulão.

O catarinense Ricardo Pscheidt desembarca no Chile em um bom momento na temporada. “Chego aqui em Santiago confiante após uma vitória na Argentina e um bom resultado na CIMTB, em Araxá, com o sexto lugar no geral, quando almejava ficar no top 10 da prova, pelo alto nível dos concorrentes. Marquei muitos pontos nas duas competições, um total de 160, e assim o sonho da vaga olímpica está mais vivo do que nunca. Enquanto tiver 1% vou acreditar que é possível”, assegura Pscheidt. “Devido ao clima seco da capital chilena, o circuito está bem traiçoeiro, com muitas pedras e terreno solto. Escolher bem os pneus e a acertar na calibragem será decisivo para ter uma pilotagem mais suave e ao mesmo tempo poupar energia”, completou.

Érick Bruske - Foto: Fabio Piva
Érick Bruske – Foto: Fabio Piva

Mais novo entre os atletas Shimano em ação neste fim de semana, Érick Bruske guarda boas lembranças da Copa Lippi. “Minha expectativa está alta, já que ano passado obtive um excelente resultado com o vice-campeonato na UCI Junior Series. Esse ano vou competir na sub-23 e gosto muito do local da prova. Espero ir bem, por já conhecer o circuito e por estar próximo do Campeonato Pan-Americano, da Argentina, principal foco do ano nesse momento”, avalia Bruske, ciclista de Indaial (SC).

Isabella Lacerda - Foto: Thiago Lemos / Pedal.com.br
Isabella Lacerda – Foto: Thiago Lemos / Pedal.com.br

Número dois do Brasil nos rankings internacionais, a mineira Isabella Lacerda optou por viajar a Europa, onde terá a Taça Portugal como desafio do fim de semana. “Minha expectativa é a melhor possível. Quero fazer uma boa prova, e para isso preciso me recuperar fisicamente da abertura da Copa Internacional de MTB, em Araxá. Quero chegar forte e conseguir a melhor classificação possível, conquistando uma boa pontuação nos rankings internacionais”, conta Isabella.

Disputa pelas vagas na Rio 2016 – Em fevereiro, a Confederação Brasileira de Ciclismo divulgou o critério de classificação para Rio 2016 no MTB. O Brasil terá, no mínimo, uma vaga no masculino e uma no feminino, como país-sede. Os convocados, de acordo com comunicado oficial da entidade, serão aqueles que mais pontuarem entre entre 25 de maio de 2014 e 24 de maio de 2016. Na última atualização, de 31 de dezembro de 2015, Henrique Avancini e Raiza Goulão aparecem na frente, com 1.331 e 1.403 pontos, respectivamente. Entre os homens, Rubinho Valeriano e Ricardo Pscheidt são os principais concorrentes, com 612 e 490 pontos. No feminino, Isabella Lacerda é a segunda, com 1.178, e Erika Gramiscelli a terceira, com 704.

Sofia Subtil - Foto: Divulgação
Sofia Subtil – Foto: Divulgação

Shimano Sports Team no Big Biker – A marca japonesa estará representada na abertura do Big Biker, em Itanhandu (MG), pela paulista Sofia Subtil, da equipe Audax/Shimano, que enfrentará os 69 km da categoria pro elite feminina. “Não será uma prova fácil, mas tenho certeza de que será uma experiência muito valorosa. Competirei contra fortes atletas como a Cristiane Pereira, da Brasil Pro Cycling Team, e a dupla da equipe internacional ROSE Vaujany, Viviane Favery Costa e Nathalie Schneitter”, analisa Sofia.

Funvic Soul Cycles & Carrefour na Malásia - Foto: Divulgação
Funvic Soul Cycles & Carrefour na Malásia – Foto: Divulgação

Funvic Soul Cycles & Carrefour – A equipe de ciclismo de São José dos Campos tem neste domingo (13) mais um desafio na temporada. O time comandado por Benedito Tadeu Júnior, o Kid, disputará a 1ª etapa da Copa Rio de Ciclismo. Alex Diniz, Flávio Santos, Rodrigo Quirino, Nathan Mahler, André Almeida, Pedro Nicacio, Kleber Ramos e os sprinters Francisco Chamorro e Roberto Silva representam a equipe no masculino. Já Paula Proença e Daniela Lionço estarão no pelotão feminino da elite. Realizada na Enseada de Botafogo com a largada às 9h20, serão 15 voltas no circuito de 4,3 km, totalizando 65,7 km para os homens da elite. Para as mulheres serão nove voltas, com 39,42 km de prova.

Weber Shimano Ladies Power – A equipe argentina de ciclismo de estrada feminino, patrocinada pela Shimano, estará representada em duas competições neste fim de semana. No domingo, Jessenia Meneses pedalará no Gran Fondo “Océano a Océano”, única competição com essa característica no Panamá, composto por um percurso de 130 km de uma ponta a outra do País. Enquanto isso, em San Juan (ARG), Fernanda Yapura e Maribel Aguirre encaram o Campeonato Argentino de Estrada para menores e juvenis. Sexta-feira (11) será o dia do contrarrelógio e, no domingo, será realizada a disputa tradicional.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização