29 de maio de 2024
Etapa intermediária em Urubici - Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Decisão do Brasil Enduro Series é atração neste fim de semana na região serrana do Rio de Janeiro

Terceira e última etapa do BES 2015, em Petrópolis, reunirá mais de 150 pilotos de três países, entre sábado e domingo

Palco da abertura do Brasil Enduro Series no ano de sua estreia, o município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, está pronto para receber mais uma vez a competição pioneira de Enduro MTB no País. Desta vez, o local da prova será o Vale das Videiras, responsável por encerrar com chave de ouro a edição de 2015. Com três países representados, Brasil, Paraguai e França, mais de 150 ciclistas pedalarão por estradas de terra e trilhas locais entre sábado (31) e domingo (1º/11).

Nataniel Giacomozzi busca o bicampeonato - Foto: Rodrigo Philipps / BES
Nataniel Giacomozzi busca o bicampeonato – Foto: Rodrigo Philipps / BES

Principal categoria do evento, a Pro terá uma briga intensa pelo título do ano e também da etapa. Seis atletas têm chances matemáticas de levantar o troféu da temporada: André Bretas, Thiago Boaretto, Nataniel Giacomozzi, Diego Knob, Leonardo Mattioli e Guilherme Renke, e todos estão confirmados na disputa, reforçada pela participação do mineiro Bernardo Cruz. Tetracampeão brasileiro de downhill, Bernardo tem excelente aproveitamento no BES. Ele venceu as duas etapas que disputou, ambas em 2014, em Petrópolis e Campos do Jordão (SP).

“A final do BES neste final de semana promete ser uma grande confraternização. O Vale das Videiras é especial, porque tem deslocamentos com visuais incríveis, trilhas fluídas e divertidas, em uma região muito bonita. Tentamos manter as características do Enduro, concentrando a parte mais ‘física’ no deslocamento, com especiais bem montadas e praticamente tudo em descida. O primeiro estágio cronometrado tem mais de 30 curvas, por exemplo. Apesar do chão ser mais liso, sem muitas pedras ou raízes, a diversão será garantida e a disputa, certamente, muito justa”, destaca Theo Duarte, organizador do evento e local de Petrópolis.

André Bretas, líder da Pro - Foto: Rodolfo Oliari / Foco Radical
André Bretas, líder da Pro – Foto: Rodolfo Oliari / Foco Radical

Líder na Pro com 960 pontos, André Bretas tem a receita para buscar o título inédito em sua carreira. “Preciso de concentração total, para tentar tirar o melhor proveito do traçado da pista no treino e nas tomadas de tempo oficiais, no domingo. Se as especiais forem técnicas será ótimo. Se forem físicas, melhor ainda. Vou para mais uma prova feliz, por saber que estou bem preparado. Espero não ter imprevistos. Seria maravilhoso terminar uma temporada com mais um título”, analisa Bretas.

Vice-líder da Pro, Thiago Boaretto - Foto: Rodrigo Philipps / BES
Vice-líder da Pro, Thiago Boaretto – Foto: Rodrigo Philipps / BES

Principal concorrente de Bretas pelo campeonato, o vice-líder Thiago Boaretto prevê que o alto nível técnico dos adversários será um tempero a mais na final. “Sem duvida a etapa do Vale das Videiras será a mais acirrada de todas até hoje no BES. O Diego Knob vai correr em casa e está andando bem, assim como o Bretas e o Nataniel, que também está forte na briga pelo campeonato. O Bernardo Cruz tem 100% de aproveitamento em provas de Enduro no Brasil e está inscrito, o que com certeza irá apimentar a disputa pelo titulo”, avalia Boaretto.

Bernardo Cruz é atração confirmada no BES - Foto: Ximiti / Divulgação
Bernardo Cruz é atração confirmada no BES – Foto: Ximiti / Divulgação

Cinco atletas buscam o bicampeonato do BES – Dos oito campeões no ano de estreia, nas categorias amador, Senior, Feminino, Master 1, 2 e 3, Expert e Pro, cinco deles estão confirmados na decisão em Petrópolis e brigarão mais uma vez pelo troféu da temporada: Robert Marent, Beatriz Ferragi, Helio Nassaralla, Andre Melo e Nataniel Giacomozzi.

Robert e Helinho, mais uma vez na Senior e na Master 3, respectivamente, e Andre, agora na Master 2, se destacam com maiores chances de título, após obterem ótimos resultados em Nova Lima e Urubici e estarem na liderança de suas categorias. Já Bia e Nataniel, campeões Feminino e Pro em 2014, também estão na briga pelo troféu, entre os três primeiros de seus rankings antes da decisão, com possibilidades reais de conquistarem o bicampeonato.

Conheça a modalidade – O Enduro MTB nasceu há mais de dez anos na Europa, para em seguida ter um ‘boom’ nos últimos quatro anos e vir para o continente americano, onde se populariza cada vez mais. A modalidade é uma união de duas vertentes do mountain bike, o Cross Country (XC) e o Downhill (DH), retornando às origens do esporte, com grandes deslocamentos em terrenos desafiadores e pouco explorados. Enquanto no XC os atletas se destacam pelo forte condicionamento físico para pedalar grandes distâncias, no DH a técnica e ‘know-how’ para as descidas é o que faz a diferença.

Serviço

Etapa final BES 2015

  • Data: 30/10 a 1º/11
  • Local: Galpão Caipira – Vale das Videiras
  • Endereço: Estrada Almirante Paula Meira, nº 8320 – Petrópolis

Programação Oficial

Sexta-feira – 30 de Outubro

  • 15h às 18h – Retirada do kit atleta

Sábado – 31 de Outubro

  • 09h às 15h – Retirada do kit Atleta
  • 09h30 às 15h30 – Treinos liberados
  • 12h às 14h30- Reconhecimento kids
  • 18h30 às 19h – Congresso Técnico

Domingo – 1º de Novembro

  • 07h30 – Chamada para largada
  • 08h – Largada Deslocamento 1 (D1)
  • 16h30 – Premiação Geral do Evento
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização