24 de abril de 2024
Raiza Goulão - Foto: Fabio Piva / Specialized

Raiza Goulão encara desafio no Mundial de MTB em Andorra neste sábado

No Brasil, Thiago Boaretto disputa o Brasileiro de MTB Enduro e Larissa Brasa a Maratona de MTB Capivari

Ciclista brasileira mais bem colocada nos rankings mundial e olímpico de mountain bike, Raiza Goulão tem nesse fim de semana seu principal desafio da temporada. Convocada para a Seleção Brasileira, a número 18 do mundo está no resort de Vallnord, em Andorra, onde representa sua equipe AOO Specialized na edição de 2015 do Campeonato Mundial UCI de MTB.

A prova de Raiza Goulão terá largada às 7h de sábado (5), no horário de Brasília, e contará com transmissão ao vivo no site da União Ciclística Internacional (UCI) e também pelo site Redbull Bike. Após chegar em Vallnord no início da semana, Raiza teve a oportunidade de realizar diversos treinamentos na pista a fim de se familiarizar com o percurso.

“Gostei muito do circuito, mesmo estando escorregadio no primeiro dia que treinei por conta da chuva, o que o tornou mais técnico e interessante”, conta. “Tem duas partes específicas, com sessões de pedras e raízes que estou treinando bastante para chegar no dia da prova e não errar. E tem também duas subidas bem duras, uma bem curta e bem inclinada, e outra na grama já na largada que a cada volta ficará mais pesada”, completa a ciclista goiana.

Raiza espera melhorar sua classificação de 2014, quando foi a 37ª colocada na estreia como elite no Mundial. Assim, ela visa somar pontos não só no ranking olímpico, mas também no mundial, atingindo a meta de continuar no top 20. “Vou alinhar na terceira fila, e quando alinha nesta fila você está praticamente na frente. É uma sensação bem diferente este peso nas costas por estar com a placa 18. Seria um sonho conseguir finalizar nessa colocação, mas tenho de ser realista e não me arriscar na largada, e sim fazer uma prova constante”, revela.

Thiago Boaretto - Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão
Thiago Boaretto – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Campeonato Brasileiro de MTB Enduro – O piloto Thiago Boaretto disputa neste fim de semana prolongado a primeira edição do Campeonato Brasileiro de MTB Enduro, em Macacos, distrito de Nova Lima (MG). Serão dois dias de provas com tempos cronometrados, domingo (6) e segunda-feira (7), para serem conhecidos os campeões nacionais da prova chancelada pela Confederação Brasileira de Mountain Bike. “Será uma prova muito difícil. Atletas como Diego Knob, Andre Bretas, Leonardo Matiolli e Miguel Giovaninni são os principais rivais na disputa da elite”, conta Boaretto.

“Sera um Super Enduro, uma prova para poucos mountain bikers. Vamos pedalar em percursos do mais alto nível do Enduro Mundial, em pistas da região bem velozes, em terreno solto com muitas pedras”, analisa o piloto paulista. “Tenho treinado muito downhill para essa competição. Quem estiver bem preparado tecnicamente terá um bom resultado”, conclui o ciclista.

Larissa Brasa, jovem ciclista de Botucatu - Foto: Divulgação
Larissa Brasa, jovem ciclista de Botucatu – Foto: Divulgação

2ª Maratona de MTB CapivariLarissa Brasa estará no interior de São Paulo para mais uma prova em sua temporada. A paulista pedalará a distância de 50 km na elite feminino da Maratona de MTB Capivari. “Essa é a primeira vez que vou disputar a prova. Como a maioria das competições nesse segundo semestre são Maratona (XCM), já estou fazendo treinos específicos há alguns meses. Para mim será ótimo poder participar na elite, porque assim vou me preparando e adaptando com um ritmo mais forte, uma vez que no ano que vem subo para a categoria sub-23”, relata a ciclista.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização