25 de abril de 2024
Alexis Vuillermoz - Foto: Kramon

Francês Alexis Vuillermoz vence o Desafio Internacional de Ciclismo de Estrada

Brasileiros Kléber da Silva e João Marcelo Gaspar conquistam a 7ª e a 11ª colocação no primeiro grande teste da modalidade para os Jogos Olímpicos do Rio/2016

O ciclista francês Alexis Vuillermoz foi o vencedor do Desafio Internacional de Ciclismo de Estrada – Aquece Rio, com o tempo de 4h20min27. O evento, que é o primeiro grande teste da modalidade para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, teve seu percurso de 165km pela zona sul da capital fluminense bastante elogiado, tanto pelo público como pelos quase 100 competidores de 20 países que participaram da prova.

A competição foi bastante disputada do início ao fim. Ainda nos primeiros quilômetros já foram lançadas as primeiras tentativas de fuga, e assim permaneceu com um ritmo alucinante até os metros finais. O grupo brasileiro procurou sempre pedalar entre os líderes da prova, mas nos quilômetros finais o trabalho de equipe da seleção francesa acabou fazendo toda a diferença. A equipe, formada por atletas profissionais, sendo a maioria bastante experientes com participações em grandes competições como o Tour de France, não deu chance para os adversários e dominou o pódio com a vitória de Alexis Vuillermoz, e o terceiro lugar de Romain Bardet. O belga Serge Paulwels completou o pódio.

A equipe brasileira mostrou sua competitividade finalizando a prova entre os 15 melhores colocados, com Kléber da Silva (Carrefour/Funvic/Soul) em sétimo lugar e João Marcelo Gaspar em 11°, com 4min27s23. A Seleção contou ainda com William Chiarello, na 22ª colocação e Rafael Andriato em 28º. Cristian e Antonio não completaram a prova. Otávio Bulgarelli, da Carrefour/Funvic/Soul, terminou na 21ª colocação.

Seleção Brasileira no Rio de Janeiro - Foto: Guito Moreto / Divulgação
Seleção Brasileira no Rio de Janeiro – Foto: Guito Moreto / Divulgação

“Foi uma prova muito técnica, com trechos bem difíceis, como na Vista Chinesa, e o forte calor de 30 graus, com sensação térmica de 35, também contribuiu para os competidores irem no limite. Tanto é que apenas 29 dos quase 100 participantes conseguiram finalizar o percurso. O Kléber e o João estão de parabéns por terem representado tão bem o país, e também não podemos deixar de destacar a performance do William Chiarello e Rafael Andriato, 23° e 28°, respectivamente, por integrarem esse seleto grupo de atletas que concluíram esse Desafio. Estamos no caminho certo e mostramos que temos plenas condições de realizar uma grande prova no ano que vem”, avaliou Adir Romeo, técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo de Estrada.

A Seleção Brasileira disputou o Evento Teste/Aquece Rio representada por cinco atletas: Antonio Garnero, Cristian Egidio da Rosa, João Marcelo Gaspar, Rafael Andriato e William Chiarello, além do técnico Adir Romeo e o mecânico Evandro de Oliveira.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização