18 de maio de 2024
Raiza Goulão - Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

Atletas da Specialized disputam Brasileiro de Cross Country neste fim de semana

Representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Raiza Goulão e Rubinho Valeriano buscam vitória ao lado de outros dez ciclistas patrocinados pela marca

O Campeonato Brasileiro de Cross Country, uma das principais provas do calendário nacional de ciclismo, será realizado neste domingo (19), em Petrópolis (RJ). A Specialized estará em peso na briga por títulos, com três equipes e em quatro categorias diferentes (juvenil, júnior, sub-23 e elite). Ao todo, serão 12 atletas patrocinados pela marca norte-americana lutando pela vitória.

Tricampeão brasileiro na elite (2007, 2011 e 2012), o mineiro Rubinho Valeriano (AOO Specialized) viajou de Toronto, no Canadá, onde representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, direto para Petrópolis. “Estou bem neste ano, apesar de ter corrido muitas provas e, por isso, sentir um pouco de cansaço. Quero muito esse título”.

Rubinho Valeriano - Foto: Bruno Fernandes / Noispedala
Rubinho Valeriano – Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

A goiana Raiza Goulão (AOO Specialized), também membro da delegação brasileira no Pan, tentará seu primeiro título na elite. Campeã brasileira sub-23 em 2011, 2012 e 2013, Raiza terá o cansaço como seu principal adversário, uma vez que, junto com Rubinho, participou de cinco provas em sequência na Europa antes de ir para Toronto. “Espero conseguir me recuperar, para isso não farei treinos muito fortes nesta semana. Mas a gente nunca sabe, a fadiga sempre aparece durante as provas. Quero dar o meu melhor e conseguir um resultado extraordinário”.

A equipe AOO Specialized ainda terá outros cinco competidores no Brasileiro de Cross Country: a catarinense Ellen Andruczewicz, campeã juvenil no ano passado, fará sua estreia na júnior; o mineiro Lucas Sírio, campeão infanto-juvenil em 2013, tentará repetir o feito de 2014 para conquistar o bicampeonato juvenil; o catarinense Érick Bruske, vencedor na categoria juvenil há dois anos, buscará o bicampeonato na júnior, glória alcançada em 2014; vencedor da júnior em 2013, o mineiro Zé Gabriel Maques quer, neste ano, ser campeão sub-23 pela primeira vez; já a paulista Sofia Subtil tentará renovar seu título na sub-23, conquistado em sua estreia no Brasileiro, ano passado.

Specialized Hoffmann XCO – A equipe Specialized Hoffmann XCO estará completa no Campeonato Brasileiro de Cross Country. Campeão sub-23 do Interestadual 2015, o mineiro Naydson Cortes fará sua estreia na competição, enquanto os paulistas Larissa Brasa (júnior) e Tiago Rodrigues (elite) lutarão por mais um título. João Vitor Hoffmann (sub-23) completa a equipe.

Larissa Brasa - Foto: Divulgação
Larissa Brasa – Foto: Divulgação

“Fui campeã infanto-juvenil em 2010 e estou treinando forte, com minha Specialized Fate Expert Carbon, para obter o melhor resultado possível”, afirma Larissa. “Estou bem confiante para meu primeiro ano na elite”, diz Tiago, campeão brasileiro sub-30 no ano passado.

Specialized Factory Racing Team – A paulista Viviane Favery Costa (Specialized Factory Racing Team) fará sua estreia no Brasileiro como atleta profissional . Confiante pelo momento especial vivido em 2015 – vitórias no Big Biker, no GP Ravelli e no 4Seasons, além do título no Warm Up do Festival Brasil Ride Botucatu ­-, a executiva de marketing que se desdobra para conciliar treinos, competições e a vida profissional sente a expectativa de correr com as melhores atletas do país.

Viviane Favery - Foto: Divulgação
Viviane Favery – Foto: Divulgação

“Além da experiência fantástica de competir ao lado das melhores atletas do país em uma pista considerada técnica e difícil, será um excelente treino para a Leadville Trail 100 MTB [prova nos Estados Unidos, em agosto]. O Brasileiro servirá mais como experiência, mas quero dar tudo de mim e tentar surpreender”, diz Vivi.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização