25 de abril de 2024
Foto: Paulo Maciel / Imprensa / Detran-PE

Detran de Pernambuco usa boneco ciclista para orientar candidatos à CNH

Faltas relacionadas à bicicleta cometidas por candidatos à Carteira Nacional de Habilitação, como deixar de guardar a distância lateral de 1,5 metros sofrerão punições

Pela primeira vez no Brasil, uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) incluirá em seus exames práticos uma bicicleta. O objetivo é orientar os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sobre o convívio saudável entre motoristas e ciclistas. O estado de Pernambuco resolveu inovar e já instalou hoje (1º), no pátio de provas do Detran-PE, duas bicicletas estáticas montadas por bonecos, de forma a simular a presença de ciclistas no trânsito.

Segundo o diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, além das regras da legislação de trânsito que são aplicados ao exame de direção veicular, os candidatos à CNHs também serão avaliados em relação aos cuidados que deverão ter com o ciclista.

Ribeiro disse ainda que o mesmo modelo de exame será implantado em todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Pernambuco. Já a partir do próximo dia 30 abril, 19 Ciretrans do Estado passarão a contar com bicicletas estáticas durante a avaliação dos candidatos.

A partir de agora, as faltas cometidas pelos candidatos à CNH que estiverem relacionadas à bicicleta incorrerão na prática de falta média, com atribuição de dois pontos negativos. O candidato que deixar de guardar a distância lateral de 1,5m ao passar ou ultrapassar a bicicleta estática, por exemplo, sofrerá a punição.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização