25 de abril de 2024
Raiza Goulão na República Tcheca semana passada - Foto: Rui Avancini / Divulgação

Raiza Goulão e Rubinho Valeriano disputam a 2ª etapa da Copa do Mundo de MTB

Ciclistas da AOO Specialized competem em Albstadt, Alemanha; Igor Petric participa do Ironman Florianópolis; Orlando Alves e Tiago Rodrigues competem em Minas; José Gabriel Marques e equipe Xingu AKSA disputam provas em São Paulo

A Specialized terá novamente representantes em uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike, modalidade Cross Country. Depois de competirem em Nove Mesto (República Tcheca) no fim de semana passado, a goiana Raiza Goulão e o mineiro Rubinho Valeriano (ambos da AOO Specialized) participarão neste domingo (31) da segunda etapa da Copa do Mundo em 2015, na cidade de Albstadt, Alemanha.

 Rubinho Valeriano na CIMTB Levorin - Foto: Fabio Piva / Specialized
Rubinho Valeriano na CIMTB Levorin – Foto: Fabio Piva / Specialized

O site da RedBull TV transmite a prova feminina ao vivo, a partir das 6 horas da manhã, e a masculina a partir de 9 horas (ambas no horário de Brasília). Para acompanhar clique aqui

Divulgado nesta semana, o ranking atualizado da UCI (União Ciclística Internacional) segue apontando Raiza como a brasileira mais bem colocada, agora uma posição à frente em relação à última atualização (passou de 29ª para 28ª). Na Alemanha, a goiana espera garantir um resultado melhor que o obtido na República Tcheca, onde foi 34ª.

“Essa pista exige mais força, não é tão técnica quanto a da República Tcheca. E, normalmente, quanto menos técnico o circuito, mais veloz a prova, porque requer mais resistência. Não tenho boas lembranças do ano passado, quando caí no treino e acabei levando alguns pontos, o que comprometeu minha prova. Espero não cometer os erros de Nove Mesto e conseguir um bom resultado”, afirma Raiza, que novamente terá como aliada sua Specialized S-Works Era, equipada com os pneus Fast Track.

Assim como a etapa de Nove Mesto, a de Albstadt distribuirá pontos UCI a todos os competidores: o vencedor conquista 250 pontos. A competição é fundamental para as pretensões olímpicas do Brasil. Atualizado nesta semana, o ranking da UCI garante apenas uma vaga olímpica para o país, tanto no masculino quanto no feminino. Os homens, que caíram da 12ª para a 15ª posição, precisam ficar ao menos entre os 13 primeiros para obterem duas vagas no Rio 2016. Se também quiser ter duas representantes entre as mulheres, o Brasil têm de subir da décima para a oitava posição, pelo menos.

Igor Petric compete no Ironman – O triatleta Igor Petric (Xingu AKSA) representará a Specialized no Ironman Florianópolis, neste domingo (31). Mais de 2.000 atletas devem participar da prova, com 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida. O Ironman da capital catarinense distribuirá 75 vagas entre os atletas nas categorias de faixas etárias para a etapa mundial do Ironman, no Havaí.

Specialized em Minas– Orlando Alves (Specialized Factory Racing Team) e Tiago Rodrigues (Specialized Hoffmann XCO) também estarão em ação neste domingo (31). Ambos participarão da primeira etapa do Circuito Mantiqueira de Mountain Bike, em Cambuí (MG). A prova será na modalidade maratona, com percurso de 50 km, e altimetria de quase dois mil metros.

Orlando Alves - Foto: Divulgação
Orlando Alves – Foto: Divulgação

“Será minha primeira vez no evento. Estou bem treinado e embalado pela participação no Pan da Costa Rica. As chances de vitória são boas e usarei a prova como preparação para o Mundial de Maratona, que será realizado no fim de junho, na Itália”, diz Orlando. “Tentarei me manter no pelotão elite desde o começo, para conseguir ter condições de brigar pelo pódio no fim”, afirma Tiago.

Equipe Xingu no Haka Race– A equipe Xingu AKSA não terá apenas Igor Petric como representante neste fim de semana. No sábado, Daniel Franquin, André Lemmi, Murilo Mattos e Margarete Oti disputarão o Haka Race, em Jacareí (SP), no quarteto misto, categoria pró. A expectativa da equipe é levar entre cinco e sete horas para completar o percurso de 50 km.

Para conquistar o objetivo de terminar entre os três primeiros colocados, a Xingu conta com o retrospecto recente favorável: no Haka Expedition de Botucatu, disputado no começo do mês, a equipe foi campeã. Naquela ocasião, André Lemmi e Daniel Franquin competiram ao lado de Marina Richwin e Igor Petric.

José Gabriel Marques na Copa Internacional Levorin de Mountain Bike - Foto: Fabio Piva / Specialized
José Gabriel Marques na Copa Internacional Levorin de Mountain Bike – Foto: Fabio Piva / Specialized

José Gabriel em São Paulo– Motivado pelo título da Copa Kalangas Bikers no fim de semana passado, o mineiro José Gabriel Marques (AOO Specialized) disputará a terceira etapa do Circuito Paulista de Mountain Bike neste domingo (31). A prova será realizada em Mococa, interior de São Paulo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização