23 de abril de 2024
Jaroslav Kulhavy foi campeão em casa - Foto: Michal Červený/Divulgação UCI

Jaroslav Kulhavy vence a 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB. Raiza Goulão soma pontos UCI

Ciclista tcheco patrocinado pela Specialized, vence em seu país a primeira etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike. Raiza Goulão fica no top 40 e aumenta pontuação nos rankings da UCI. José Gabriel é campeão e Tiago Rodrigues, vice, em São Paulo

O theco Jaroslav Kulhavy, patrocinado pela Specialized, foi o campeão da primeira etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike XCO (Cross Country), em 2015, disputada neste domingo (24) na cidade de Nove Mesto na Moravia, na República Tcheca. Kulhavy cruzou a linha de chegada em 1h33min27s, pouco mais de 20 segundos mais rápido que o vice-campeão, o suíço Nino Schurter. Os dois ciclistas abriram vantagem dos adversários desde o início da prova e fizeram um revezamento na ponta, até perto do final quando Kulhavy abriu para garantir a vitória.

Já a goiana Raiza Goulão (AOO Specialized) terminou a prova da elite feminina na 34ª colocação, resultado que lhe garantiu 38 pontos no ranking individual e ajudou o Brasil no ranking olímpico da UCI. A campeã foi a suíça Jolanda Naff. Ciclista brasileira mais bem colocada segundo a União Ciclística Internacional, Raiza teve dificuldades no start loop e na última volta, quando sofreu uma queda e perdeu posições.

Raiza Goulão - Foto: Fábio Piva / Specialized
Raiza Goulão – Foto: Fábio Piva / Specialized

“Depois do start loop ruim, em que fechei na casa da 40ª posição, tentei me recuperar, mas o número de ciclistas à minha frente complicou muito as ultrapassagens. A pista molhada tornou as subidas, repletas de raízes, e as descidas, cobertas de pedras, ainda mais escorregadias. Infelizmente, não consegui me concentrar como gostaria e cometi um erro na última volta, na descida do rock garden (trecho cercado por pedras). Levei um tombo muito forte, bati o rosto, o ombro e a canela no chão”, lamentou Raiza.

A ciclista goiana fez questão de exaltar o desempenho da sua bike e dos pneus durante a prova. “O desempenho da minha Specialized S-Works Era foi excelente. Os pneus Fast Track, calibrados na medida certa, também foram fundamentais, pois garantiram boa aderência num terreno molhado”.

Junto com seu companheiro de equipe, Rubinho Valeriano, que terminou na 80a. Posição, Raiza segue agora para a Alemanha, onde no domingo (31) será disputada a segunda etapa da Copa do Mundo, em Albstadt.

José Gabriel campeão em São Paulo (SP) – O mineiro José Gabriel Marques (AOO Specialized) foi o campeão da elite da Copa Kalangas Bikers de Mountain Bike, prova de 35 km disputada neste domingo em Divinolândia (SP), com o tempo de 1h36min27s. Na mesma competição, o paulista Tiago Rodrigues (Specialized Hoffmann XCO) foi vice-campeão.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização