12 de abril de 2024
Raiza Goulão - Foto: Anton Vos

Raiza Goulão encerra temporada na Europa e aumenta pontuação no ranking

Ciclista da AOO Specialized soma 24 pontos nos rankings da UCI; fim de semana ainda teve título de Larissa Brasa e vice-campeonatos de Hadi Akkouh, Viviane Favery, Érick Bruske, Marina Richwin e Vanessa Gianinni

A goiana Raiza Goulão encerrou, neste domingo, mais uma temporada na Europa com o nono lugar no Öztaler Mountain Bike Festival, prova Hors Class disputada em Haiming (Áustria). Com o resultado, a ciclista da AOO Specialized acumulou mais 24 pontos nos rankings olímpico e mundial.

As dificuldades enfrentadas na largada e o alto nível das atletas que participaram da competição aumentaram a satisfação de Raiza. Ela enfrentou atletas do nível da dinamarquesa Annika Langvad (quarta no ranking) e a polonesa Maja Wloszczowska (sexta colocada na UCI). “Parecia Copa do Mundo, um circuito bem técnico e muito duro, mas bastante divertido, com concorrentes entre as melhores do ranking. Larguei mal e no início estava 28º, pois nas descidas acabei sendo atrapalhada pelas atletas que estavam na minha frente. Mesmo assim, me recuperei bastante e fiquei feliz porque consegui finalizar no top 10”.

Esta foi a última das três provas consecutivas que a ciclista disputou em solo europeu. A goiana também somou pontos na Itália e na República Tcheca. Agora, Raiza retorna ao Brasil para um período de treinos antes de participar da segunda etapa da CIMTB Levorin, entre os dias 15 e 17 de maio, em São João del-Rei (MG).

“Essas provas que disputei aqui na Europa foram muito produtivas e serviram para eu retornar mais focada ao Brasil, concentrando-me na alimentação e nos treinos. Dia 19 (de maio) volto à Europa para um período de mais 40 dias, em que participarei de outras competições”, analisou.

Larissa Brasa é campeã – O domingo foi de festa para Larissa Brasa, da equipe Specialized Hoffmann XCO. A ciclista conquistou o título da primeira etapa do Campeonato Paulista de XCM, categoria júnior. Larissa subiu ao lugar mais alto do pódio após percorrer os 40 quilômetros da prova, disputada em Pedreira (SP).

“O percurso era muito duro, com subidas pesadas e descidas com várias pedras soltas, além de um trecho de aproximadamente cinco quilômetros de trilhas simples”, comemorou.

Hadi Akkouh fica com vice no Marrocos – O paulista Hadi Akkouh (Specialized Factory Team) terminou Marrakech Atlas Etape, neste domingo, na segunda colocação.

“No final da descida consegui encostar no segundo colocado. Nas retas que davam acesso a Marrakech fomos trocando rodas e, no fim das contas, a bike dele quebrou e eu consegui pedalar sozinho até a linha de chegada”, resumiu.

Atletas Specialized chegam ao pódio no Desafio da Mantiqueira – Os paulistas Sofia Subtil (AOO Specialized), Viviane Favery e Orlando Alves (ambos do Specialized Factory Team) terminaram no pódio o Desafio da Mantiqueira, realizado neste domingo em Campos do Jordão (SP), com 55 quilômetros. Viviane ficou com o vice-campeonato na elite feminina, enquanto Sofia terminou em quarto. Já Orlando foi o quinto colocado na elite masculina.

Segundo Viviane, a experiência adquirida na Pisgah Stage Race, disputada recentemente nos Estados Unidos, ajudou-a na prova deste domingo.

Sofia comemorou ter conseguido terminar a prova, já que ficou quase duas semanas afastada das pistas por ter contraído dengue. “Foi uma prova bem dura, senti muita fraqueza nas pernas por causa do tempo que fiquei parada, principalmente nas subidas. Diante das minhas condições físicas, ficou um gosto de vitória para mim”.

Orlando Alves largou bem, mas acabou se complicando no decorrer do percurso. “Foi uma prova extremamente técnica. Larguei muito bem e ditei o ritmo nos primeiros 15 quilômetros de prova. Cometi alguns erros, mas depois recuperei muitas posições e garanti um lugar no top 5”.

Érick Bruske - Foto: Acervo pessoal
Érick Bruske – Foto: Acervo pessoal

Érick Bruske é vice em Santa Catarina Competindo em seu estado natal neste domingo, o catarinense Érick Bruske (AOO Specialized), que normalmente compete na categoria júnior em provas de MTB, terminou o Marathon de Itapema na segunda colocação da elite. O ciclista fez o tempo de 02h04min32s.

“Resolvi correr na categoria elite com o intuito de me preparar para a segunda etapa da CIMTB Levorin (entre os dias 15 e 17 de maio, em São João del-Rei). Largamos em um pelotão grande, que seguiu compacto até a entrada da primeira trilha, a parte mais dura da prova. Disputei a liderança com o Marcelo Moser, mas acabei perdendo o contato com ele em um trecho de subida. Acelerei o máximo que pude, mas acabei terminando em segundo. Foi um treino e tanto”, comemorou.

Marina Richwin também é vice – No sábado, a ciclista Marina Richwin (Specialized Factory Team) terminou a KTR (Kailash Trail Run), disputada em Passa Quatro (MG), na segunda posição.

“Para mim, é a prova de montanha mais técnica e bonita do Brasil. Pelo alto nível das atletas, estou super feliz com o meu resultado”, celebrou.

Vice de Vanessa Gianinni no triatlo – Outro resultado importante foi o da paulista Vanessa Gianinni, que ficou com o vice-campeonato na segunda etapa do Troféu Brasil de Triatlo, disputada na Cidade Universitária (São Paulo). A triatleta percorreu em 2h13min17s610 o percurso com 1,5 quilômetro de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.

Vanessa saiu da água em terceiro e, com a ajuda de sua S-Works Shiv, conseguiu conquistar a segunda colocação, terminando atrás apenas de Beatriz Neres, campeã da prova.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização