18 de abril de 2024
Bernardo Cruz - Foto: Daniel Grarzon

Pan-Americano de MTB: Brasileiro Bernardo Cruz é Bronze no Downhill

Neko Mulally, dos Estados Unidos, foi o grande vencedor do dia na categoria Elite, seguido pelo colombiano Marcelo Gutiérrez

O brasileiro Bernardo Neves Cruz conquistou a terceira colocação durante a prova de DH do Pan-Americano de MTB, que está sendo realizado neste sábado (28/03) na cidade de Cota, na Colômbia. A primeira colocação ficou com o norte-americano Neko Mulally, que protagonizou um espetacular duelo com o colombiano Marcelo Gutiérrez, que terminou em segundo lugar.

Entre os demais brasileiros, Lucas Borba chegou em 5º lugar, Walace Miranda em 8º, Lucas Bertol em 11º, Maicon Zottis em 16º, Markolf Berchtold (19º), Silvio Cesar (22º), Volkmar Berchtold (27º) e Leonardo Jose (66º).

Pódio da Elite Masculina - Foto: Divulgação)
Pódio da Elite Masculina – Foto: Divulgação)

Na categoria Juvenil, o piloto revelação Leonardo Casagranda dominou completamente a sua prova e faturou a medalha de ouro. O saldo positivo continuou na Master, onde o Brasil conquistou a medalha de ouro na Master A2, com o piloto Robert da Silva, além da prata na Master B2, com Romulo Rosado, e prata na C1, com Julio Cesar Rosado.

Entre as mulheres, a salvadorenha Mariana Salazar Palomo conquistou a 1ª colocação, seguida pela equatoriana Diana Marggraff e por Camila Noriega (Argentina). Bruna Ulrich, atual campeã brasileira, chegou muito perto de subir ao pódio, após conquistar a quarta colocação.

Pódio da Elite Feminina - Foto: Divulgação)
Pódio da Elite Feminina – Foto: Divulgação)

No total, os brasileiros conquistaram cinco medalhas.

Descaso com atletas – A semana do Pan-Americano não foi só de alegrias para os representantes brasileiros do DH. Segundo o atleta Walace Miranda, no dia da abertura do trajeto para os treinos não havia nenhum representante da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para retirar o numerário dos pilotos, fazendo com que os representantes do Brasil perdessem cerca de meia hora em relação aos atletas de outros países.

“Fiquei bastante inconformados com a situação. O investimento de cada piloto para participar e representar o Brasil é muito alto para chegarmos aqui com total descaso da nossa federação”, disse Miranda.

Procurada pelo Mountain Bike Brasília, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) não havia se pronunciado até o momento do fechamento desta edição.

Resultados

Elite Masculina

  1. Neko Mulally (USA), 1:43.851
  2. Marcelo Gutierrez (Colombia), 1:44.040
  3. Bernardo Cruz (Brazil), 1:44.911

Elite Feminina

  1. Mariana Salazar Palomo (El Salvador) 2:09.913
  2. Diana Marggraff (Ecuador) 2:14.362
  3. Camila Noriega (Argentina), 2:14.531
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização