29 de fevereiro de 2024

Estilista britânico Paul Smith assina camisas de líderes do Tour de Dubai

Fã de ciclismo, designer foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento de um novo material resistente aos raios ultravioletas e que pesa apenas 152 gramas

As camisas de líderes das quatro etapas do Tour de Dubai 2015, que começa hoje (04) e vai até o dia 7 de fevereiro, receberam uma assinatura de peso. As peças foram desenhadas pelo famoso estilista Paul Smith, que optou por cores monocromáticas e, em um modelo, estampou a bandeira dos Emirados Árabes.

O designer britânico , que é fã de ciclismo desde criança, ficou encarregado de um dos principais códigos de vestuário da competição. Assim como ocorre no Tour de France e suas camisas amarelas, o líder de cada etapa compete no dia seguinte com uma camisa diferenciada. Além de ajudar na sua identificação, o ritual simboliza a supremacia do competidor diante do peloton.

Devido às severas condições climáticas do local da competição, Paul Smith, juntou-se à marca de roupas esportivas italiana Castelli para desenvolver um novo tipo de tecido resistente aos raios ultravioletas. O resultado é um material que bloqueia até 96% dos raios, sem prejudicar a respiração da pele e pesando o mínimo possível: as novas camisas pesam apenas 152 gramas cada.

Tour de Dubai

No vídeo abaixo, o estilista explica o processo de concepção das camisas, além de falar um pouco sobre a paixão pelo ciclismo.

Esta não é a primeira vez em que Paul Smith trabalha no desenvolvimento de roupas para ciclismo. Em 2013 o inglês foi o responsável pelo design das camisas de líderes do Giro d’Italia. Naquele ano, Smith inspirou-se no artista plástico Andy Warhol, ícone da pop art, para criar as camisas oficiais da competição e expressando sua fascinação pelo estilo vintage com design minimalista.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização