24 de abril de 2024

Giant Anthem Advanced SX 27.5, uma bicicleta de XC ‘anabolizada’

Por uma ironia do destino, o maior fabricante de bicicletas do planeta, a Giant, demorou para acreditar no formato de rodas 27.5″, hoje praticamente uma unanimidade nas disciplinas mais radicais do mountain bike, como o AllMountain e o Enduro. Correndo atrás do prejuízo, o fabricante taiwanês lançou no ano passado, de uma só vez, nada menos que 40 modelos de bicicletas diferentes, nos seguimentos recreacional, XC competitivo, Trail e All Mountain.

Anthem Advanced SX

Para a temporada 2015, a Giant nos reserva, entre outros modelos, a Anthem Advanced SX 27.5, uma full suspension destinada ao XC competitivo / Maratona, com robustez e dirigibilidade suficientes para as trilhas mais radicais, sem comprometer seu peso final.

Apresentada ao mercado pela primeira vez em 2014, a Anthem Advanced SX 27.5 é derivada de sua irmã ‘maior’, a Anthem X 29er. Construída a partir de um quadro de fibra de carbono com geometria nativa para rodas de 27.5 polegadas, com a suspensão traseira Maestro, exclusiva do fabricante, acionada pelo amortecedor RockShox Monarch RT DebonAir com 100mm de curso.

Anthem Advanced SX

Com o intuito de deixá-la mais agressiva e agradável aos ciclistas que preferem trechos técnicos em detrimento aos estradões, a Giant substituiu o atual amortecedor com 100mm de curso pelo confiável garfo RockShox Revelation, com 120mm, deixando a parte frontal da bike mais alta. A adição de uma mesa mais curta e de um guidão mais largo resultou em uma posição de pilotagem mais agressiva e que inspira confiança.

A sensação de segurança é reforçada pelas excelentes rodas Giant P-TRX1, com aros em carbono e montadas com pneus Schwalbe Nobby Nic EVO e Racing Ralph EVO, nas medidas 27 x 2.25, um tanto incomuns em bicicletas de XC, o que denota sua vocação natural para trilhas difíceis. O conjunto é tubeless-ready, o que significa que, mediante a aplicação de fita de aro especial e selante líquido, é possível utilizá-los sem câmara de ar.

O grupo transmissor escolhido é o SRAM X01, de 11 velocidades, na relação 10 x 42 dentes (cassete) e 32 dentes (coroa). A ausência do câmbio dianteiro, além de reduzir o peso final, libera espaço no guidão para o controle remoto do canote telescópico de selim, outro item derivado de disciplinas mais agressivas do MTB e praticamente uma novidade me bicicletas de Cross-Country.

Giant Anthem Advanced SX

Para frear este bólido, foram escolhidos como freios os novos SRAM Guide, também derivados de bicicletas de AllMountain/Enduro. Estes novos freios possuem um reservatório de fluido com capacidade três vezes maior que os freios Avid utilizados nos modelos anteriores. No corpo de sua manete, é possível regular, sem o auxílio de ferramentas, tanto a distância da manete em relação ao guidão quanto a proximidade das pastilhas com o rotor.

Com estas características, a nova Giant Anthem Advanced SX 27.5 é a bicicleta perfeita para quem procura uma bicicleta com uma boa escolha de componentes, geometria acertada e confiança para encarar as  trilhas mais radicais.

A nova Giant chega ao mercado norte-americano e europeu ao preço recomendado de  5.575 dólares. Até o presente momento, não temos a previsão de lançamento e preços praticados no Brasil.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização