29 de fevereiro de 2024

Escola troca cadeiras por bicicletas ergométricas para combater sedentarismo

Projeto de escola norte-americano mistura exercício físico com leitura e apresenta resultados positivos para as crianças

Embora os índices de obesidade infantil tenham sofrido uma queda nos Estados Unidos, o problema ainda é considerado preocupante. Em um país onde crianças e adolescentes passam, em média, cinco horas por dia sentados na cadeira da escola, o sedentarismo pode contribuir para deixar crianças e adolescentes acima do peso.

Pensando nisto, uma escola do estado da Carolina do Norte resolveu inovar, ao trocar as cadeiras da sala de leitura por bicicletas ergométricas. A diretoria da Ward Elementary criou o projeto Read and Ride, onde aposta na utilização de bicicletas ergométricas para prevenir a obesidade, que atinge nada menos que 17% das crianças e jovens norte-americanos.

Read and Ride

O Read and Ride consiste em sessões conjugadas de exercícios, praticadas durante o horário escolar destinado à leitura de livros e revistas.

A combinação de leitura / pedalada não apenas tem queimado as calorias dos alunos, como também tem mostrado resultados positivos no que diz respeito a concentração e o aprendizado. Estudos realizados a partir dos resultados de provas e exames, mostrou que os alunos que passaram mais tempo participando do programa alcançaram uma média de 83%. Já os que pedalam menos, apresentaram notas bem menores: a média é de 41%.

Read and Ride

O sucesso do projeto foi tão grande que, após cinco anos desde sua estreia, já foi levado para mais de 30 outras escolas, que adotaram a bicicleta, não apenas nas salas de leitura, mas nas salas de aula. Nesses casos, uma ou duas bicicletas ficam disponibilizadas no fundo da sala para quem quiser pedalar enquanto assiste às aulas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização