25 de fevereiro de 2024
Henrique Avancini vence em Araxá - Foto: Bruno Senna / CIMTB

Líder da CIMTB Levorin, Avancini tenta administrar vantagem para conquistar bicampeonato

Ciclista fluminense tem 42 pontos de vantagem para o vice-líder, o catarinense Ricardo Pscheidt. Prova será realizada de sexta-feira (10) a domingo (12), no Centro Cultural e Turístico Brasital

Principal competição de Mountain Bike da América Latina, a Copa Internacional Levorin de MTB conhecerá neste fim de semana, em São Roque (SP), os campeões da sua 19ª edição. Entre sexta-feira (10) e domingo (12), no Brasital, serão realizadas as provas de Sprint Eliminator (XCE) e Cross Country Olímpico (XCO), em que estarão em jogo 65 pontos na super elite. Líder com 190 pontos, Henrique Avancini (Caloi) está muito próximo de conquistar o bicampeonato e o único ciclista com chances de desbancá-lo é Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano), com 141.

Avancini chega a São Roque após vencer duas das três etapas realizadas, o Cross Country por Estágios (XCS) em Araxá, e as provas de XCE e XCO em São João del-Rei. Seu companheiro de equipe, Frederico Mariano, foi o vencedor da Maratona (XCM) e Ricardo Pscheidt faturou o Desafio da Ladeira (Uphill), ambas disputas em Congonhas.

“Estou próximo do bicampeonato, mas ainda tenho que consolidar isso, respeitando um adversário da altura do Ricardo Pscheidt. Me preparei bem para a final e acredito que conseguirei chegar em boa forma. Lógico que, assim como no ano passado, a prioridade é o campeonato e não a etapa. A CIMTB Levorin é uma competição longa. O campeão prova que fez uma grande temporada. Ficaria mais do que feliz com mais um título da Copa”, destaca Avancini, de Petrópolis (RJ).

Final em São Roque é promessa de fortes emoções - Foto: Bruno Senna
Final em São Roque é promessa de fortes emoções – Foto: Bruno Senna

Assim como Avancini, também atleta da seleção brasileira de Mountain Bike, Pscheidt reconhece que o ano intenso, com muitas provas no exterior, pode atrapalhá-lo na briga pelo título. “Tive uma temporada de muitas competições e viagens, preciso admitir que a essa altura do campeonato senti o cansaço bater. Será uma prova em que, acima de tudo, terei que trabalhar muito o psicológico para buscar um resultado bom”, revela o ciclista catarinense.

“A luta pelo título esta difícil. O Avancini abriu uma boa vantagem na pontuação. Mas, de qualquer forma, terminar com o vice-campeonato seria muito importante e de grande valor para mim. Porém, assim como a falta de sorte que tive na etapa de Congonhas, onde não fiz uma boa Maratona e muitas coisas deram erradas, vai que dessa vez as coisas transcorram de forma favorável. Vamos lutar e acreditar até a bandeirada final”, completa Pschedit.

Enquanto Henrique Avancini tenta o bicampeonato, Rubinho Valeriano é o maior vencedor da CIMTB Levorin entre os homens, com o penta entre 2008 e 2012. Edivando Cruz é o segundo maior vencedor, com dois títulos, e Daivison Alves, Robson Ferreira, Marcio Ravelli, Odair José Pereira, Abraão Azevedo, Tiago Aroeira e Ricardo Pscheidt, foram campeões em uma oportunidade.

Programação do evento – A programação no Centro Cultural e Turístico Brasital começa na sexta-feira (10), a partir das 14h, quando será feita a tomada de tempo para definição dos finalistas do XCE, classificando os 16 melhores no masculino e as oito melhores no feminino.

Quem passar à final, competirá no sábado às 9h. Em seguida, das 10h às 17h, a pista estará livre para treinos de todas as categorias, com o congresso técnico às 17h45. A corrida pedestre noturna, CIMTB Pearl Izumi Night Run, com largada às 19h, fechará o dia.

No domingo (12) serão realizadas as quatro largadas do XCO, sendo a primeira às 8h, com a Copa LM Bike de Amadores, exceto a categoria Segurança Pública. A segunda e terceira largadas serão às 10h e 12h, respectivamente, enquanto super elite e elite feminina, encerram a etapa de São Roque, largando às 14h.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização