15 de junho de 2024
Exposição de produtos e ferramentas - Foto: Shimano / Divulgação

Programa da Shimano capacita 6.400 profissionais do mercado nacional de bicicletas

Em um ano, foram visitadas 950 lojas de 60 cidades brasileiras, superando em mais de 100% a expectativa inicial do projeto pioneiro no mundo

Lançado na metade do ano passado, o Programa de Especialização Shimano completou um ano de vida com motivos para comemorar. O treinamento de capacitação para profissionais do mercado de bicicleta, totalmente gratuito, atingiu mais de 100% da expectativa para os 12 primeiros meses. Inicialmente previsto para capacitar 3.000 participantes em 60 cidades do Brasil, o PES atingiu a marca de 6.400 profissionais no período. O número de lojas visitadas, com a previsão inicial de 600, também foi superado em mais de 50%, com 950 lojas atendidas.

“O Programa de Especialização Shimano é um projeto inovador e único no mercado nacional. Deu tão certo que já exportamos o modelo para a Shimano na Argentina, que já treinou mais 1.600 pessoas, e devemos implantar em outros países. Ao contrário das tendências corporativas, tentamos atingir o Brasil todo, até mesmo cidades distantes dos principais centros comerciais”, destaca Fábio Bertini, um dos coordenadores do PES. “Após um ano de estrada podemos dizer que disseminamos muito mais do que as tecnologias Shimano. Algo completamente novo para o mercado, uma visão mais profissional e de grandes oportunidades comerciais em um segmento em constante crescimento”, completa.

Sala cheia para acompanhar o curso - Foto: Shimano / Divulgação
Sala cheia para acompanhar o curso – Foto: Shimano / Divulgação

Novidade mundial quando foi lançado, de forma inédita no Brasil, o projeto capacita lojistas e vendedores do mercado, com o objetivo de proporcionar mais conhecimento aos profissionais do setor e ampliar a qualificação técnica dos mesmos. Com mais informação e mais bem preparados, os profissionais dos pontos de venda podem atender melhor a demanda crescente que existe hoje no mercado.

“Hoje conseguimos mensurar o sucesso do projeto pela da grande procura pelos treinamentos, que, em muitos casos, encerra as inscrições em dois ou três dias”, ressalta Bertini. “Na realidade fazemos uma mini consultoria nas lojas porque explicamos sobre exposição de produto, controle de estoque, capacitação de funcionários, entre outros temas, e trazemos exemplos de mercados já estabelecidos e mais concorridos, como de vestuários, calçados e supermercados”, conclui.

Próximos cursos do PES – Oito cidades receberão o Programa de Especialização Shimano nos próximos dois meses. Delas, duas estão com as inscrições abertas: Serra Negra (SP), no dia 15, e Vitória (ES), dia 19, ambos de outubro. Em 9 de novembro, três municípios sediam o projeto, Juiz de Fora (MG), Brasília (DF) e Balneário Camboriú (SC). Dia 26 do mesmo mês será a vez de Piracicaba (SP) e Cuiabá (MT), e Boa Vista (RR) encerrará com o PES no dia 30. O período para garantir vaga inicia-se sempre um mês antes da data da realização.

Para conferir a lista completa de cidades e realizar sua inscrição, além de conhecer melhor o projeto e os temas abordados, clique aqui.

Instrutores visitam bicicletaria - Foto: Shimano / Divulgação
Instrutores visitam bicicletaria – Foto: Shimano / Divulgação

Sobre a Shimano – Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007 e conta com sete parceiros comerciais no Brasil: Biape, Ciclo Cairu, Isapa, Joytech, JR Comércio, LM Bike e Mix Bicicletas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização