25 de abril de 2024
Foto: Pedro Ventura / Agência Brasília

Brasília participa do Dia Mundial Sem Carro

Na próxima segunda cidade terá programação de incentivo a formas alternativas de mobilidade. Entre as novidades, a inauguração de paraciclo no Parque da Cidade, com ferramentas e bomba de ar para ajustes na bicicleta

Refletir sobre o uso excessivo do carro nas cidades e experimentar formas alternativas de mobilidade. Essa é a proposta do Dia Mundial Sem Carro, celebrado na próxima segunda-feira (22) em diversas cidades do planeta. Em Brasília, a data será lembrada com programação no estacionamento da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto. Das 8h às 22h, o local será fechado para os automóveis.

Um ônibus do Departamento de Trânsito (Detran-DF) ficará disponível para a população com serviços de inscrição e recarga no cartão do Passe Livre. Além disso, no estacionamento, haverá apresentação de DJs e um palco que receberá, a partir das 17h, shows musicais de MPB, rock e chorinho.

Também na região central, o Governo do Distrito Federal realizará simulação de um projeto de mobilidade urbana elaborado pela Secretaria de Habitação (Sedhab), com consulta à população. A ideia é mostrar possíveis mudanças na área com base em intervenções que preveem mais espaço para pedestres e ciclistas, a exemplo de alargamento de calçadas e implantação de ciclovias.

Atrações – A programação do dia inclui, ainda, a apresentação de um ônibus elétrico da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB); a inauguração no Parque da Cidade de um Posto Bike – paraciclo que conta com ferramentas para ajustes na bicicleta e uma bomba para calibragem de pneus; a venda de comidas e bebidas por food trucks; e a realização de uma oficina de construção de rotas cicloviárias na área central.

A TCB também adaptará um ônibus para o embarque de bicicletas. Para tirar dúvidas da população, haverá postos móveis do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Secretaria de Turismo e do projeto de compartilhamento Bike Brasília.

“A data é importante para incentivar os moradores do DF a deixarem o carro na garagem e utilizarem meios de transporte alternativos. Os motoristas que optarem, no dia 22, por bicicleta, metrô, ônibus terão a chance de vivenciar a cidade de outra perspectiva. A carona solidária, combinada com um colega que mora perto, também é uma forma de participar”, afirmou o servidor da Casa Civil e coordenador do Fórum de Mobilidade Urbana por Bicicleta no DF, Paulo Alexandre Passos.

O Dia Mundial Sem Carro foi criado na França em 22 de setembro de 1997 e adotado por vários países europeus em 2000. A cada ano, mais cidades aderem à iniciativa. No Distrito Federal, a data é comemorada desde 2005. A organização do evento é de responsabilidade do Detran-DF em parceria com o Fórum de Mobilidade Urbana por Bicicleta.

Semana do Trânsito – Em Brasília e outras cidades, o Dia Mundial Sem Carro deu início a uma programação mais extensa. Trata-se da Semana Nacional de Trânsito, aberta oficialmente na última quinta-feira (18) no DF. Até o dia 25, o Detran-DF realiza, em diversas regiões administrativas, atividades voltadas à educação no trânsito, como palestras, oficinas, competições e exposições. O tema da Semana é “A cidade para todos. Prioridade para o pedestre”.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização