24 de abril de 2024

Especialista norte-americano questiona eficiência de bicicletas super leves

“Bicicletas não são nem rápidas e nem lentas. Sem o ciclista, uma bicicleta é apenas um objeto estático”

FasterO triatleta e jornalista especializado em triatlo Jim Gourley está causando polêmica no mundo do ciclismo com seu livro Faster – Demystifying the Science of Triathlon Speed (Desmitificando a Ciência da Velocidade do Triatlo), ao questionar a real eficiência das bicicletas superleves.

Gourley não é nenhum leigo no assunto. O jornalista especializado em triathlon escreve para as revistas Triathlete, Inside Triathlon, LAVA, USA Triathlon e 3/GO. Além da experiência acadêmica (ele é engenheiro astronáutico), como atleta conta em seu currículo um Race Across America (RAAM) e diversos triatlos de longa distância.

Segundo ele, a diferença de peso entre uma bicicleta de entrada com quadro de alumínio e componentes intermediários para um modelo topo de linha com quadro de carbono e os componentes mais leves do mercado seria de apenas 1,5kg, valor que faz pouca diferença na performance em subidas com menos de 10% de inclinação.

“A vantagem só existirá em situações de subidas longas e íngremes. Em trechos com poucas e curtas subidas, a diferença entre as duas bicicletas será mínima”, diz Gourley.

Segundo o autor, o que realmente influencia no resultado final de uma competição são as pernas do ciclista. “Vamos deixar uma coisa clara: Bicicletas não são nem rápidas e nem lentas. Elas são baratas ou caras, apenas isso. Sem o ciclista, uma bike é apenas um objeto inanimado, que a física mantém no lugar até que alguém suba nela e comece a pedalar. As pernas do ciclista são os componentes mais importante de qualquer bike”.

Bicicletas não são nem rápidas e nem lentas. Elas são baratas ou caras, apenas isso”

Em seu livro, Gourley aborda diversas técnicas que segundo ele, irão aprimorar os resultados do atleta, sem gastar uma montanha de dinheiro em equipamentos de alta performance:

“É muito melhor fazer um ‘upgrade‘ nas pernas e reduzir a gordura corporal por meio de dieta e treino apropriado. A perda da gordura terá melhores resultados tanto na potência quanto na velocidade do atleta. Conforme o peso do ciclista diminui, a potência para manter a mesma velocidade diminuirá também e, com menos gordura, o ciclista irá conseguir gerar maior potência”, finaliza.

O livro Faster – Demystifying the Science of Triathlon Speed, pode ser adquirido na Amazon, por 12,90 dólares mais despesas de envio, lembrando que a importação de livros é isenta de tributação.

Serviço

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização