23 de junho de 2024
Pieter Weenings festeja o triunfo na etapa do Giro - Foto: Luk Benies/AFP

Holandês Pieter Weening triunfa na 9ª etapa do Giro d’Italia

Pieter Weenings festeja o triunfo na etapa do Giro - Foto: Luk Benies/AFP
Pieter Weenings festeja o triunfo na etapa do Giro – Foto: Luk Benies/AFP

O holandês Pieter Weening, da equipe Orica-GreenEdge, coroou neste domingo com êxito a fuga do dia, conquistando a 9ª etapa do Giro d’Italia, à frente do outro fugitivo, o italiano Davide Malacarne (Europcar).

Em uima jornada na qual os principais favoritos preferiram apenas controlar-se na subida final, com a exceção do italiano Domenico Pozzovivo, que recuperou 26 segundos em relação aos outros concorrentes, Weening foi recompensado por sua perseverança, celebrando a sua segunda vitória no Giro.

Malacarne e Weening saltaram da fuga do dia, criada por 14 ciclistas no quilômetro 50 e que teve cerca de oito minutos de vantagem, na subida final, rumo a Sestola, trabalhando com na perfeição para garantir que, pela primeira vez nesta edição, o esforço dos fugitivos fosse recompensado.

Nos últimos 500 metros, os dois praticamente pararam, vigiando-se mutuamente, em um jogo de “gato e rato” que acabou com a vitória do holandês, com o tempo de 4h25m51s e com um sincero pedido de desculpas ao seu companheiro de aventura assim que cortaram a meta.

Lá atrás, enquanto o ciclista de 33 anos festejava o seu segundo triunfo no Giro, depois do conquistado em 2011, os favoritos marcavam-se, preferindo jogar pelo seguro, sem atacar a liderança do australiano Cadel Evans (BMC), na véspera do segundo dia de descanso desta edição.

O australiano Cadel Evans permanece líder na classificação geral
O australiano Cadel Evans permanece líder na classificação geral

No entanto, o italiano Domenico Pozzovivo (AG2R), cansado da apatia dos favoritos, mexeu na corrida, sendo terceiro na etapa, a 42 segundos do duo da frente, em um resultado que lhe permitiu recuperar 30 segundos para os seus adversários diretos. O ciclista de 31 anos subiu assim do décimo para o quarto lugar da geral, a 1m20s de Cadel Evans.

Evans não teve dificuldades para segurar a liderança na classificação geral, uma vez que Rigoberto Uran (Omega Pharma-Quickstep) continua a uns seguros 57 segundos de distância no segundo colocado e o jovem Rafal Majka (Tinkoff-Saxo) está a 1m10s, na terceira posição.

“Temos de estar satisfeitos com o nosso trabalho até agora, estou muito contente com a minha equipe, que me pôs na posição em que estou”, disse o australiano de 37 anos, que vai para o segundo dia de descanso devidamente vestido com a Maglia Rosa.

Amanhã é dia de descanso para os ciclistas do Giro. Na terça-feira, a competição volta à estrada em sua décima etapa, com o percurso de 173 quilômetros entre Modela e Salsomaggiore.

Resultados

Giro d’Italia 2014, nona etapa: Lugo – Sestola 172km

  1. Pieter Weening (Holanda) Orica-GreenEdge in 4:25:51
  2. Davide Malacarne (Itália) Europcar at st
  3. Domenico Pozzovivo (Itália) Ag2r La Mondiale at 0-40
  4. Diego Ulissi (Itália) Lampre-Merida at 1-08
  5. Rigoberto Uran (Colômbia) Omega Pharma-QuickStep
  6. Wilco Kelderman (Holanda) Belkin
  7. Cadel Evans (Austrália) BMC Racing
  8. Dario Cataldo (Itália) Team Sky
  9. Rafal Majka (Polônia) Tinkoff-Saxo
  10. Fabio Duarte (Colômbia) Colombia all at st

Classificação geral após a nona etapa

  1. Cadel Evans (Aus) BMC in 38-49-34
  2. Rigoberto Uran (Colômbia) Omega Pharma-QuickStep at 0-57
  3. Rafal Majka (Polônia) Tinkoff-Saxo at 1-10
  4. Domenico Pozzovivo (Itália) Ag2r at 1-20
  5. Steve Morabito (Suíça) BMC at 1-31
  6. Fabio Aru (Itália) Astana at 1-39
  7. Diego Ulissi (Itália) Lampre-Merida at 1-43
  8. Wilco Kelderman (Holanda) Belkin at 1-44
  9. Nairo Quintana (Colômbia) Movistar at 1-45
  10. Robert Kiserlovski (Croácia) Trek at 1-49

Vídeo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização