16 de junho de 2024

Sobremesa para atletas: Parfait de iogurte com mirtilo e noz pecan

Parfait de iogurte

Quem disse que doce saudável tem que ser sem graça ou ser evitado a todo custo por atletas? O website Total Womens Cycling publicou esta semana uma deliciosa receita de sobremesa a base de iogurte que não é apenas saudável, mas também muito saborosa.

Esta sobremesa é de preparo simples e leva poucos minutos para ser preparada. Também é possível trocar os ingredientes, utilizando por exemplo outros tipos de frutas em substituição ao mirtilo.

Ingredientes:

  • 1 xícara de quinoa cozida e fria
  • 2 xícara de iogurte grego (na receita original usa-se iogurte sabor baunilha)
  • 2 xícaras de mirtilo
  • 1/4 xícara de nozes pecan
  • 1 colher de sopa de mel

Preparo

Cozinhe uma xícara de quinoa em duas xícaras de água, cozinhando-a até que a água seja absorvida. Deixe esfriar.

Em uma taça, sobreponha camadas de quinoa, seguida por uma de iogurte, mirtilo e nozes até que a taça seja totalmente preenchida

Regue a parte de cima com mel

Fatos nutricionais:

IngredientesA quinoa é riquíssima em proteínas, aminoácidos essenciais e ferro, além de conter o dobro de fibras em relação aos demais cereais.

Já o mirtilo contém um dos maiores índices de substâncias antioxidantes encontradas em vegetais.

As nozes pecan possuem são ricas em substâncias efetivas na diminuição dos níveis de colesterol ruim. Além disso, são ricas em ácido oléicos, encontrado também em azeitonas e abacate e que ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

O iogurte é uma fonte rica de várias vitaminas e nutrientes que o corpo necessita todos os dias para poder ter saúde, e uma vida mais leve e saudável. O iogurte grego possui as mesmas características do iogurte comum, mas o seu diferencial está numa consistência mais cremosa e espessa, além de conter um sabor mais intenso e nutritivo. Contém complexo B, vitamina D e alto teor de cálcio e ácidos graxos essenciais para o organismo.

O mel é o único alimento doce que contém proteínas e sais minerais como potássio e magnésio, que são importantes para a saúde. O mel é um alimento considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, bactericida, diurético, digestivo, expectorante e calmante.

Veja também:

Fonte: Total Womens Cycling

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização