20 de junho de 2024

Volta Feminina do Brasil e 8ª Volta do Futuro estreiam hoje

Volta do Futuro

Uma disputa de contrarrelógio individual, com percurso de 5,5 km, marca o início da Volta Ciclística Feminino do Brasil 2014 e da 8ª Volta Ciclística do Futuro. A prova começará às 8h, no Parque Eco-Esportivo do Damha, em São Carlos, interior paulista, reunindo cerca de 250 atletas de todo o país. No mesmo dia, a partir das 13h, será realizada a segunda etapa, com um circuito no mesmo local, e percurso variando conforme a categoria. As competições são válidas pelo ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e reúnem alguns dos destaques nacionais da atualidade.

Confirmando o crescimento dos últimos anos, a Volta Feminina do Brasil 2014 e a 8ª Volta do Futuro superaram o número de inscritos do ano passado, quando 226 ciclistas participaram das provas. “Estamos bastante felizes por isso, uma vez que mostra o fortalecimento dos dois eventos”, destaca Gilson Alvaristo, diretor-técnico da Federação Paulista de Ciclismo. “Esperamos também um nível técnico ainda melhor”, completou.

Nesta quinta-feira (9), no Hotel Perea, foram realizados a entrega de kits aos participantes. Em seguida, os organizadores pelo Congresso Técnico, que explicou como será a competição aos ciclistas das categorias presentes, Junior, Juvenil e Infanto-Juvenil, masculino e feminino, e Elite feminino.

A programação do primeiro dia prevê, na manhã desta sexta, a prova de contrarrelógio individual, primeira etapa, com percurso de 5,5 km (uma volta) no Parque do Damha. A segunda etapa será no mesmo, dia, a partir das 13h, em um circuito de 5,5 km. São três voltas para Infanto-Juvenil, seis para Juvenil masculino, e cinco para o Junior e Juvenil feminino, e 10 voltas para Junior (masc.) e Elite Feminino.

No ano passado, a ciclista Ana Paula Polegatch, competindo por São Caetano do Sul, venceu as duas etapas do primeiro dia, dando um grande passo para a conquista do título na Volta Feminina. Na categoria Junior, o atleta André Gohr foi o melhor na abertura da competição. Os dois estão confirmados para este ano e prometem brigar mais uma vez pelo topo do pódio.

Final de semana – No sábado, 11, esta programada a 3ª etapa, com uma prova de estrada entre Água Vermelha/Santa Eudóxia/Água Vermelha (41,2 km), a partir das 8h, sendo que a Elite e a Junior Masculino cumprirão 82,4 km (duas voltas). No domingo, dia 12, uma nova prova de circuito fechará as duas competições. Será no Damha, em circuito, com percurso de 8,5 km. Estão previstas de três a quatro voltas para o Infanto-Juvenil, de quatro a seis para Juvenil, e dez para Elite Feminino e Junior Masculino, esta totalizando 72 km.

A 8ª Volta Ciclística do Futuro e 3ª Volta Ciclística Feminina do Brasil é uma realização do Governo do Estado São Paulo, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Federação Paulista de Ciclismo e Prefeitura Municipal de São Carlos, com apoio do Parque Eco-Esportivo do Damha.

Fonte: Federação Paulista de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização