16 de junho de 2024
Aos 58 anos de idade, Ned Overend é uma lenda viva do esporte

As dicas de Ned Overend, a lenda viva do mountain bike

Aos 58 anos, o atleta da Specialized é considerado uma dos maiores mountin bikers de todos os tempos

Aos 58 anos de idade, Ned Overend é uma lenda viva do esporte
Aos 58 anos de idade, Ned Overend é uma lenda viva do esporte

O veterano Ned Overend, da equipe Specialized, compete (e vence!) competições desde os anos 80. Embora hoje já não participe de competições no ritmo que costumava fazer, continua frequentando o pódio com uma certa frequência: venceu o Mount Washington Auto Road Bicycle Hillclimb em 2011 e atualmente é o campeão mundial de masters no ciclocross. Ned, que ganhou seu primeiro campeonato há 26 anos atrás, está a caminho do Brasil para um evento do distribuidor da Specialized no pais (ele trabalha no departamento de marketing, pesquisa e desenvolvimento da marca, além de competir) e aproveitou para nos ensinar alguns dos seus segredos para se manter em tão boa forma.

Esqueça a obsessão – “Eu amo treinar forte e competir, além de ser apaixonado por pedalar,” Diz Overend. “Eu creio que é porque eu não sou uma pessoa obsessiva no meu treino.” De acordo com ele, a paixão pelo ciclismo pode ser difícil de desenvolver se ela se tornar obrigação.

Ouça o seu corpo – Descansar te deixa mais forte, e seu corpo lhe dirá quando precisa de descanso. Seu trabalho é ouvi-lo. “Vamos dizer que terça-feira é o dia de intervalo nos treinos”, diz Overend. “Você pode julgar o seu descanso pela forma como você se sente. Se logo após o período de intervalo você continua a não se sentir 100%, ‘desligue-se da tomada’ e faça uma pedalada mais fácil e tranquila. “A pior coisa a se fazer, Ned diz, é continuar a treinar forte, não dando tempo para seu corpo se recuperar.”

Alimente-se Bem – Ned Overend tem hábitos saudáveis em sua alimentação​​. Ele come um monte de saladas, massas com molho vermelho e carne magra, embora tenha uma certa queda por doces e cerveja. Independentemente de suas preferências pessoais, Overend, diz que o truque para se manter em forma é simplesmente manter seu corpo fornecido com uma dieta equilibrada de nutrientes. “Eu não sou tão rigoroso, mas eu procuro me alimentar corretamente”, diz ele. “Proteína de alta qualidade, frutas e legumes, além de suplementos vitamínicos e minerais.”

Pratique outras modalidades esportivas– “Antigamente, eu costumava praticar cross trainning fora da temporada de competições: corrida, natação e ginástica,” Diz Ned. “Agora que estou mais velho, faço isto durante a temporada também. Por que? Ciclistas tendem a desenvolver mais a musculatura inferior do que a superior. E isto nos torna propensos a lesões”.

Trabalhe com as limitações de seu corpo – Ciclistas mais velhos não são necessariamente mais lentos que os mais novos – Overend é a prova disso. Mas algumas coisas mudam e você precisa aceitar as mudanças. Overend dá um exemplo: Sua visão. “Eu trago óculos comigo quando eu pedalo”. “Se algo não está funcionando bem na minha bike quando estou pedalando, gostaria de corrigi-lo o mais rápido possível. Posso consertar um pneu furado sem óculos, mas se precisar enxergar os parafusos do câmbio, vou precisar deles. “

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização