12 de junho de 2024

Open Shimano agita cenário do downhill brasileiro em setembro

Shimano OpenA cidade catarinense de Balneário Camburiú receberá nos dias 14 e 15 de setembro a prova Open Shimano de Downhill. Criada em 2008, a Open Shimano surgiu como uma prova em circuito de Downhill feita por “pilotos para pilotos”, com o alicerce e força de divulgação da marca japonesa Shimano. A premissa da competição era explorar belas paisagens que possuem pistas fantásticas, desenhar os melhores percursos possíveis para uma competição de alto nível e contar com a grande força e representatividade da marca. O grande objetivo deste evento, no entanto, é difundir a modalidade, conquistando cada vez mais praticantes e fãs.

A Shimano Open DH se tornou a competição em circuito mais prestigiada da Argentina e admirada por atletas de outros países. Nos anos seguintes, suas etapas reuniram colombianos, chilenos, equatorianos e muitos brasileiros. Hoje, o Open é uma das mais importantes provas de DH na América Latina e faz sua estreia fora da Argentina justamente em Balneário Camboriú, etapa brasileira. Um detalhe a mais na emoção da disputa da perna brasileira do Open será a rivalidade latino americana: atletas argentinos e provavelmente de outros países tentarão vencer o primeiro Open realizado no Brasil: com certeza os atletas brasileiros não tem o menor interesse em deixar que isso aconteça. Ser um bom anfitrião é uma coisa; deixar de vencer em casa é outra! E apenas para botar lenha na fogueira: nosso compatriota Markolf Berchtold venceu a grande final (5ª etapa) do Open Shimano de 2010 em Bariloche, batendo 160 atletas top do continente.

CHAPELCO-FINAL-OPEN-SHIMANO-20131Segundo Roberto “Alemão” Boldrin, analista de vendas da Shimano Latin América e piloto de DH: “vejo que é um marco pro Downhil e pro Extremo no Brasil, pois hoje temos regiões que estão ganhando ótima visibilidade na modalidade, como por exemplo: Santa Catarina, Rio grande do Sul e Rio de janeiro”. Ainda segundo Alemão “esses eventos estão em crescimento e isso só traz benefícios para o Extremo, com provas, novas marcas e aumento do publico”.

Para o Alemão, o Open Shimano já é uma prova consagrada na Argentina, com muitos participantes. “O Open vem para o Brasil agregar ao esporte, trazendo seu know-how de anos de experiência”. “Com a belíssima paisagem da Praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú, onde já tivemos várias etapas de World Cup, Mundial Master de DH e Panamericano, temos a certeza de um grande evento”. “Acredito que teremos uma ótima disputa entre grandes pilotos de DH. Nos vemos por lá, nos dias 13 a 15 de Setembro!” Finaliza Alemão.

O Open Shimano é uma competição aberta, com inscrições pelo site www.openshimano.com

Com informações do site DH Brasil

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização