12 de junho de 2024

Pesquisa da USP afirma que creatina melhora função muscular

Estudo afirma que suplemento aumenta em até 80% a fosfocreatina intramuscular

Creatina

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da USP indica que suplementos alimentares à base de creatina melhoram a função muscular de pacientes com fibromialgia.

De acordo com Fernanda Lima, médica responsável pelo Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia que realizou o estudo, 80% dos pacientes que fizeram uso da substância apresentaram aumento de fosfocreatina intramuscular, fonte de energia para o músculo.

Durante 16 semanas, 28 pacientes  com 48 anos, divididos em dois grupos, realizaram um programa de treinamento físico. Nesse mesmo período, um grupo recebeu suplemento alimentar e o outro placebo.

Ao final do experimento, o grupo que recebeu creatina apresentou 80,3% a mais de concentração de fosfocreatina muscular, enquanto o grupo que recebeu o placebo registrou apenas 2,7%.  Além disso, a força muscular nos exercícios de membros superiores e inferiores aumentou em 9,8% e 1,2%, respectivamente, e a força isométrica em 6,4%.

De acordo a pesquisadora, não foram observados efeitos colaterais, o que foi entendido como fator de segurança para o uso do suplemento.

“Embora não tenha havido diferença entre os grupos nos fatores dor, condicionamento aeróbio e qualidade de sono, observou-se significativo ganho de força muscular tanto no segmento inferior, quanto superior do corpo”, aponta a médica.

Segundo Fernanda, o aumento da força muscular traz uma série de facilidades para os pacientes com fibromialgia. ”Ele reduz a incapacidade física, beneficia a execução das atividades da vida diária, como subir e descer escada e ir ao supermercado”.

A próxima fase da pesquisa irá investigar a eficácia da creatina no combate aos sinais e sintomas dessa doença reumatológica que causa dores musculares, fadiga, distúrbios de sono e cognitivos e dor em pontos específicos sob pressão.

Fonte: Ativo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização