Evento será realidao entre 20 a 23 de agosto em São Paulo, no Memorial da América Latina, e reforça o papel da bicicleta na mobilidade urbana e na cultura da cidade
Maior festival de bicicleta da América Latina, o Shimano Fest já tem data marcada para 2026. O evento acontece nos dias 20, 21, 22 e 23 de agosto, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e reforça seu papel como um dos principais encontros do calendário esportivo, cultural e de mobilidade urbana do país.A próxima edição marca um momento simbólico para o festival: o Shimano Fest passa a integrar oficialmente o calendário de eventos da Cidade de São Paulo, ao lado de celebrações que fazem parte da identidade paulistana, como o Carnaval e o Réveillon na Avenida Paulista. O reconhecimento institucional consolida o evento como um verdadeiro festival popular: aberto, plural e conectado com pautas importantes e sempre atualizadas.
Criado em 2010 com a proposta de ser inovador, o Shimano Fest cresceu junto com o ciclismo no Brasil e foi um dos responsáveis por disseminar a cultura da bicicleta no país. Ao longo de 16 anos, o evento se transformou em um grande movimento do setor, reunindo marcas, fabricantes, atletas, profissionais, mídia, formadores de opinião e o público em geral em uma mesma atmosfera. O festival promove experiências, informação, networking e a disseminação da cultura da bicicleta de uma forma completa e para todas as idades e perfis de ciclistas.
“O Shimano Fest nasceu com a missão de aproximar as pessoas do universo da bike, independentemente do nível de envolvimento com o ciclismo. Ver o evento reconhecido oficialmente como parte do calendário da cidade de São Paulo é a confirmação de que ele ultrapassou os limites dos negócios e do esporte e se tornou um movimento urbano e social”, afirma Juliano Xavier, diretor da Shimano para a América Latina
Para 2026, a expectativa é de crescimento em público, marcas expositoras e ativações, impulsionado pela consolidação do festival como plataforma estratégica para negócios, lançamentos, inovação e debates relevantes para a sociedade. A programação deve reunir atrações esportivas, experiências para todas as idades, ações educativas e conteúdos ligados a temas como mobilidade ativa, sustentabilidade, inclusão e tecnologia.
“A edição de 2026 reforça nosso compromisso com a mobilidade cotidiana. A bicicleta é parte da solução para cidades mais humanas, sustentáveis e conectadas, e o Shimano Fest é o espaço onde essas conversas ganham forma, visibilidade e impacto real”, completa Juliano.
Realizado novamente no Memorial da América Latina, o Shimano Fest 2026 convida o público a se movimentar, experimentar e fazer parte desse ecossistema que cresce a cada edição, fortalecendo o ciclismo e ampliando seu diálogo com a cidade. A entrada é gratuita e a programação completa será anunciada antes do evento.
Shimano Fest 2026
- 20 e 21 – dias dedicados a negócios do setor e Imprensa
- 22 e 23 de agosto – aberto ao público geral
MTB Brasília Seu portal de notícias sobre o mundo da bicicleta