8 de janeiro de 2026
Equipe Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB
Equipe Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB - Foto: Alemão Silva

Nova equipe Scott / Vultro / Free-Force Brasil Team MTB apresenta-se para a temporada 2026

Uma das marcas mais emblemáticas da história do Mountain Bike está de volta às competições no Brasil. Após alguns anos apoiando atletas de maneira individual, a Scott retorna ao cenário nacional com um novo projeto que promete recolocar a marca no topo do MTB brasileiro — apostando em nomes já consagrados e em talentos em plena ascensão.

Equipe Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB
Foto: Alemão Silva

A nova equipe Scott / Vultro / Free-Force Brasil Team MTB conta com nomes experientes da categoria como Nicolas Machado (bicampeão brasileiro de XCM) e Mário Couto, campeão panamericano de MTB, ambos na categoria Elite. Eles se juntam a jovens talentos em destaque, como Gabriela Ferolla, atleta Sub-23 e medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro de Maratona; e Vinicius Costa, piloto da categoria Juvenil, que atualmente ocupa o segundo lugar no ranking catarinense de MTB. Além disso, a Scott ainda apoiará Leonardo de Castro, atleta Junior focado em disputar provas na alta temporada na Europa e as principais competições de XCO no Brasil.

Equipe Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB
Foto: Alemão Silva

A ideia por trás da nova equipe é focar nas principais provas do calendário nacional do MTB no ano de 2026, com a mesma energia que transformou a Scott em uma das marcas mais reconhecidas do mundo quando falamos em alto performance.

“A gente se espelha nesse histórico e na tradição da Scott, uma marca que sempre investiu no esporte — não apenas no exterior, mas também aqui no Brasil, onde manteve, por muito tempo, uma das maiores equipes da história do mountain bike nacional, especialmente no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. O plano é ter uma equipe que represente a Scott à altura de sua grandiosidade, tanto no mercado brasileiro quanto no cenário mundial. Nesse sentido, estamos muito felizes em poder resgatar e dar continuidade a essa tradição da marca ao longo dos anos”, revela Marlen Ferreira, diretor da equipe.

Equipe Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB
Foto: Alemão Silva

“Estar envolvida diretamente com o esporte é algo que faz parte da Scott Brasil há 30 anos. Nos últimos anos, temos apoiado individualmente atletas importantes, mas a possibilidade de voltar a apoiar um projeto de equipe nos traz expectativas muito positivas. É um momento muito importante para iniciar um novo projeto e retomar a presença de um time Scott no cenário do MTB nacional”, afirmou Giancarlo Clini, Sócio Administrador da IGP, importadora oficial da Scott no Brasil.

Nicolas Machado

Nicolas Machado
Nicolas Machado – Foto: Alemão Silva

Com oito anos de carreira profissional no ciclismo, o atleta celebra uma nova fase ao integrar a Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB.

Após um breve período de descanso, o atleta iniciou sua preparação para a temporada 2026 em novembro, com foco em uma base sólida. “Nesta fase, fazemos grandes volumes de treinamento na bike, pegamos firme na academia e seguimos um plano nutricional bem rigoroso, cuidando dos mínimos detalhes”, explica.

Esse novo projeto marca um momento especial em sua carreira. “Eu sei que estou entrando em uma estrutura totalmente profissional, com pessoas que já têm tradição e experiência com atletas de alto rendimento”, afirma.

Entre os principais objetivos para 2026, o atleta busca voltar ao topo do pelotão brasileiro, disputar títulos nacionais e conquistar vitórias em provas importantes, como o Brasil Ride, o Iron Biker e o Oz Brasil. “Competir com uma marca de tanta tradição como a Scott é uma honra. Espero retribuir essa confiança com grandes resultados e muita entrega dentro e fora das pistas”, finaliza.

Mário Couto

Mário Couto
Mário Couto – Foto: Alemão Silva

Mário Couto, 27 anos, é natural de Divinópolis (MG) e acumula conquistas importantes no mountain bike: campeão mineiro, bicampeão brasileiro de XCO e campeão pan-americano, além de diversos pódios e vitórias na Copa Internacional. Com uma trajetória que começou em 2016, o atleta celebra um novo capítulo em sua carreira ao integrar a Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB.

“Desde pequeno eu sempre tive o desejo de integrar uma grande marca, uma empresa lá de fora, e a Scott sempre foi uma referência pra mim”, conta. “Quando surgiu a oportunidade de fazer parte do time, eu fiquei muito feliz. Isso mostrou que todo o trabalho a longo prazo valeu a pena. É o reconhecimento de uma trajetória construída com muito esforço.”

“O que mais me motiva nesse projeto é ver que se trata de uma equipe nova, um projeto que começa do zero, assim como eu comecei. Eu não tive grandes oportunidades no início, precisei cavar fundo pra conquistar cada coisa. Então me identifico muito com esse processo de construir algo novo e conquistar espaço no mercado, que a gente sabe o quanto é difícil”, explica.

Gabriela Ferolla

Gabriela Ferolla
Gabriela Ferolla – Foto: Alemão Silva

Gabriela Pereira Ferolla, de 20 anos, está em seu segundo ano na categoria Sub-23 e já coleciona resultados expressivos no mountain bike. Em 2025, foi campeã do Iron Biker na elite, vice-campeã brasileira de XCO Sub-23, e conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Maratona (elite) e na Copa Internacional em Carandaí (Super Elite). Também se destacou na Internacional Estrada Real, liderando a prova por duas voltas e terminando em quarto lugar na Super Elite. “Esses foram os resultados mais marcantes pra mim, especialmente porque mostram minha evolução no cross-country”, comenta.

Gabriela iniciou sua preparação para a temporada de 2026, após um breve período de descanso. “Agora estou retomando os treinos, focada em evoluir nas habilidades e na explosão para o cross-country, que é o meu principal objetivo”, explica. Entre as metas do ano, estão o Campeonato Brasileiro e o Pan-Americano de XCO, além de um bloco de competições no exterior e a participação no Cape Epic, ao lado do pai, na categoria dupla mista.

Vinicius Costa

Vinicius Costa
Vinicius Costa – Foto: Alemão Silva

Vinicius da Costa, de 16 anos, é um dos jovens talentos do mountain bike nacional e já mostra resultados promissores: vice-campeão do True X (ranking catarinense) e 2º lugar em Concórdia MTB XCO, também válido pelo ranking estadual. Agora, ele dá um passo importante em sua carreira ao integrar a Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB.

O jovem atleta destaca que o que mais o motiva é fazer parte de uma estrutura profissional de alto nível. “Saber que estou entrando em uma equipe com os melhores patrocinadores do Brasil e do mundo, e que eles acreditam em mim, é o que mais me motiva”.

Sobre a preparação para a próxima temporada, Vinicius é direto. “2025 não foi um ano que eu me preparei para um projeto desse tamanho, mas acredito que é o suficiente pra dar dor de cabeça no pelotão”, diz, com bom humor e confiança.

Com foco em subir ao pódio no Campeonato Brasileiro de XCO e em etapas da CIMTB, Vinicius reforça que representar marcas de tanta tradição vai além das conquistas pessoais. “É sentir a vontade de ganhar grandes conquistas não só por mim, mas também por elas.”, finaliza.

Léo de Castro

Léo de Castro
Léo de Castro – Foto: Alemão Silva

Além de ser o principal pilar da equipe Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB, a IGP (distribuidora oficial da Scott no Brasil) irá apoiar o atleta Leonardo de Castro, que firmou contrato com a equipe suíça 1050 Bike Team. O foco do jovem talento será disputar a alta temporada do MTB XCO na Europa, além das principais competições da modalidade no Brasil.

Com apenas 17 anos, Leozinho, que passa a competir na categoria júnior, já construiu uma trajetória extremamente vencedora. O atleta soma em seu currículo um título pan-americano, dois campeonatos brasileiros e diversas outras vitórias no XCO.

“Estou com ótimas expectativas para este ano e muito animado para a temporada de 2026. Vou viver uma grande fase da alta temporada do mountain bike na Europa, defendendo a equipe 1050 Bike Team, o que representa uma oportunidade enorme para mim”, explica Leozinho de Castro.

“No Brasil, fico muito feliz em contar com o apoio da Scott. A ideia é disputar provas importantes, como o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Pan-Americano e também as principais etapas do calendário mundial, que acontecem na Europa”, complementa o atleta.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização