12 de julho de 2025
Vamos Passear
Cuidado com os resíduos plásticos - Foto: ZDL / Festival Vamos Passear

Festival Vamos Passear recicla quase meia tonelada de resíduos em Salvador, Recife, Belém e São Paulo

Meio ambiente e sustentabilidade são prioridades. Práticas desenvolvidas nas oito arenas no Brasil que recebem o evento até agosto garantem resíduo zero, além de reaproveitamento de lona e doação de areia

O Festival Vamos Passear é sinônimo de esporte, saúde, lazer e diversão. E, também, de sustentabilidade. Ao longo das etapas, várias ações são realizadas voltadas ao meio ambiente. Práticas que contribuem para um futuro mais sustentável, engajando público, parceiros e equipe, reduzindo o impacto ambiental com a gestão cuidadosa de resíduos, separados para reciclagem ou compostagem. Nas quatro primeiras etapas de 2025 – Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA) e São Paulo (SP) – já foram reciclados 476,7 quilos – orgânico, papelão, plástico e rejeito. E 212 kg de CO2 evitados.

Um evento com resíduo zero, contando ainda com reaproveitamento de lona e doação de areia, buscando repensar, reutilizar, reduzir e reciclar, promovendo responsabilidade social e econômica, minimizando o uso de recursos naturais, com os principais tipos de resíduos descartados para a reciclagem e salvos do aterro sanitário.

Vamos Passear
Separação de resíduos para reciclagem – Foto: ZDL / Festival Vamos Passear

Em todas as cidades, o Festival Vamos Passear trabalha desde a não geração até a destinação correta de todos os resíduos gerados. A equipe da cooperativa Eccaplan, parceira do evento, começa a separação dos resíduos durante cada etapa e, após as atividades, recolhe todo o material, já separado e pesado, para fazer a reciclagem. Ao final das etapas, é emitido o certificado Sou Resíduo Zero.

Assim, nessas quatro etapas foram realizados o planejamento e o gerenciamento dos resíduos recicláveis com a destinação final para cooperativas parceiras: Cooperativa Bariri, em Salvador; Cooperativa ProRecife, em Recife; Cooperativa COOTARAL, em Belém; e Cooperativa CEFOPEA, em São Paulo. A campanha Sou Resíduo Zero gerou renda extra direta para os catadores a partir da destinação dos resíduos reciclados.

Já as lonas das arenas são reaproveitadas por ONGs na confecção de bolsas, mochilas e outros itens. A Ciclou é uma empresa que desenvolve produtos feitos de peças e materiais com ciclos de vida anteriores, aumentando o ciclo de vida útil do material. Em parceria com artesãos e artistas, começam a ser renovados e são disponibilizados em plataformas de vendas para impulsionamento da economia circular, com produtos únicos e exclusivos. E a areia utilizada nas quadras é doada para o uso em áreas de esporte e lazer, para a comunidade local da cidade ou para o parque realizador do evento.

Na edição de 2024, um total de 782,75 quilos de resíduo gerado no evento foi corretamente destinado. Foram doados 144 mil quilos de areia. E 100 m² de lona transformados em 200 necessaires.

Oito etapas em 2025 – O Festival Vamos Passear está percorrendo o Brasil entre os meses de junho e agosto, com um total de oito etapas e expectativa de mais de 30 mil participantes em 2025, de todas as idades.

O evento conta com Passeio de Bike de 10 km, Caminhada de 4 km e Corrida Infantil com até 400 metros de distância, de acordo com a idade.

Há, também, diferentes atividades gratuitas, abertas ao público em geral, sem necessidade de se inscrever, com esportes em quadra poliesportiva e quadra de areia, minipista de skate, yoga, pilates e dança.

A arena tem, ainda, Espaço Kids e Espaço Saúde, além de um espaço com assistência gratuita para manutenção básica de bicicletas, patins e skates. É montada uma área de alimentação com food trucks e opções de alimentação saudável, assim como um espaço para descanso.

O evento é inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, oferece estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.

Etapas 2025

  • 08/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã – realizada
  • 15/06 – Recife (PE) – Praia do Pina – realizada
  • 22/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia – realizada
  • 29/06 – São Paulo (SP) – Parque Villa-Lobos – realizada
  • 20/07 – Brasília (DF) – Parque da Cidade Sarah Kubitschek
  • 27/07 – Porto Alegre (RS) – Parque Marinha do Brasil
  • 10/08 – Belo Horizonte (MG) – Parque Municipal Juscelino Kubitschek
  • 31/08 – Rio de Janeiro (RJ) – Aterro do Flamengo
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização