24 de junho de 2025
TRP

Freios TRP Evo: confira os detalhes técnicos da linha disponível para venda no Brasil

Com modelos para cross-country, enduro, elétricas e downhill, gama de produtos TRP Evo reúne muito desempenho e tecnologias proprietárias da marca

Neste primeiro semestre de 2025, a TRP – divisão componente para bicicletas de alto desempenho da marca taiwanesa Tektro – desembarcou no Brasil pelas mãos de sua distribuidora oficial, a Alvoteq. Entre as dezenas de componentes que serão disponibilizados no país, o grande destaque tecnológico é a linha de produtos TRP Evo – que conta, por exemplo, com os freios DH-R Evo e Trail Evo e com sistemas completos de transmissão.

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Servindo como carro chefe para a marca, especialmente graças ao seu elevado nível tecnológico, os itens da linha TRP Evo são o berço da tecnologia de freios e marchas do fabricante, servindo como um laboratório de desenvolvimento e também como uma verdadeira vitrine para os demais produtos.

A linha Evo vai muito além dos freios – conta também com sistema completo de transmissão, com câmbios, trocadores, cassetes, pedivelas e coroas. Neste texto, porém, a intenção é apresentar e explicar um pouco melhor as tecnologias e modelos disponíveis da linha de freios TRP Evo.

Entre os melhores freios do mundo – Rodas e pneus maiores, suspensões mais avançadas, bikes mais pesadas, no caso das elétricas e trilhas mais agressivas. Não há como negar que, atualmente, os sistemas de freios das bicicletas foram forçados à evoluir, até mesmo para acompanhar o progresso natural do esporte. Na vanguarda dessa revolução, a TRP aposta na tecnologia para manter-se na frente.

Afinal, a Tektro é uma empresa que se tornou mundialmente reconhecida pela qualidade, segurança e altíssima tecnologia dos sistemas de freios. A TRP, divisão de produtos high end da marca, segue a mesma linha: os freios são sempre colocados entre os melhores e mais indicados do mundo.

São três modelos da linha TRP Evo disponíveis no Brasil: DH-R Evo, indicados especialmente para Downhill; Trail Evo, criada para pilotos de All Mountain e Trail; e Slate Evo, indicado até mesmo para um Cross-Country mais agressivo.

Os componentes das linhas Evo são a aposta da TRP para abastecer o mercado com uma ampla gama de produtos voltados aos rolês mais agressivos, especialmente para as elétricas – até mesmo por isso, todos os freios Evo utilizam pinças de 4 pistões, com pastilhas com uma grande superfície de atrito.

Segundo sites renomados como o The Loam Wolf, os freios TRP DH-R Evo estão entre os melhores do mundo: “simplificando, a TRP fez com que todos nós quiséssemos um jogo dos freios DH-R Evo para colocar em nossas próprias bikes — de tão bom que esse freio é. Eles têm enorme potência, modulação, resposta e são praticamente impossíveis de superaquecer”.

Além disso, publicações como a NSBM, em um recente teste com o TRP Slate Evo, também elogiaram bastante o modelo: “o que eu mais gosto é do desempenho calmo e previsível. Esses TRP Slate Evo funcionam bem e não custam uma fortuna. O que mais você realmente precisa?”.

Já falando sobre o Trail Evo, o renomado site Pinkbike não poupou elogios ao modelo: “se você busca potência, consistência e uma proposta que prioriza desempenho em vez de contagem de gramas, então este é o freio ideal para você”.

Destaques tecnológicos – Esse elevado nível de desempenho é resultado de um trabalho minucioso da marca taiwanesa, que desenvolveu diversas tecnologias de destaque – que agora estão disponíveis para ciclistas de todo o Brasil.

Conheça algumas destas tecnologias:

Óleo Mineral de alta performance – Em uma solução recentemente adotada por outro grande fabricante mundial de freios, a TRP utiliza um óleo mineral de baixa viscosidade, que garante mais fluidez e estabilidade térmica ao sistema – até mesmo por isso, o ponto de ebulição do óleo é bem elevado, ficando na casa dos 230 graus celsius.

Outro detalhe que merece destaque é o processo de sangria da TRP, que é bastante simples e, graças ao uso do óleo mineral, pode ser feito sem grandes preocupações com vazamentos que podem danificar a pintura da bike.

Novas pastilhas orgânicas: com resistência à temperatura melhorada, as novas pastilhas com composto orgânico azul têm um ciclo de assentamento mais rápido e níveis de ruído super baixos. Com isso, os freios passam a funcionar perfeitamente mais rápido, além de exigirem menos temperatura para atingirem a potência correta – de quebra, pastilhas orgânicas cuidam melhor dos discos, que ganham uma vida útil maior.

Sistema hidráulico avançado e cilindros mestres específicos: para oferecer uma potência de frenagem maior, os manetes TRP DH-R Evo utilizam um cilindro mestre de 9mm, que oferece um acionamento hidráulico mais poderoso, ideal para reduzir a fadiga nos braços em descidas longas.

Em freios como o Slate Evo e o Trail Evo, o cilindro mestre é um pouco maior, com 10mm, o que reduz um pouco a potência máxima, mas melhora a modulação – até porque, uma bike de Downhill tem mais tração, o que acaba possibilitando o uso de freios mais poderosos sem o risco de travamentos imprevisíveis.

Outra diferença notável é que os pistões das pinças de freios DH-R Evo são feitos de um material composto de cerâmica e metal, que reduz a transferência de temperatura das pastilhas para o óleo. Enquanto isso, os pistões do Slate Evo e do Trail Evo são feitos de aço inoxidável.

Toda a linha utiliza mangueiras maiores, com 5mm de diâmetro. Por carregarem mais óleo, elas dissipam mais o calor, mais uma vez elevando a resistência ao fading em trilhas longas e inclinadas, onde os freios podem ser abusados do início ao fim, sem perder a compostura.

Rotores de 2.3mm de espessura: além de oferecer discos maiores, com de 223mm e 220mm de diâmetro, a TRP também utiliza rotores mais largos, com 2.3mm de espessura. Nunca é demais lembrar: mais material significa uma dissipação de calor melhorada em 8%, além de 47% mais rigidez lateral.

Além disso, o padrão de perfurações garante um aquecimento rápido e uniforme do sistema, garantindo frenagens consistentes do início ao fim da descida.

Manetes de freios ergonômicos: feitos em alumínio, os manetes da linha Evo tem desenho ergonômico com superfície texturizada para melhorar a pegada. Além disso, eles possuem regulagens de alcance que dispensam ferramentas.

Além de diferenças no desenho, no diâmetro e no material do cilindro mestre, os manetes TRP DH-R Evo e Trail Evo têm o reservatório de óleo maiores e abertos, o que ajuda a aumentar ainda mais a potência. Já o modelo Slate Evo é um pouco menor e do tipo fechado, ajudando a economizar alguns gramas na balança – apesar das diferenças, todos foram feitos para serem operados com apenas 1 dedo.

Modelos disponíveis no Brasil

TRP DH-R Evo M846
TRP DH-R Evo M846

TRP DH-R Evo M846 – Altíssima performance para e-Bikes e Downhill, em três opções de cores.

Um freio que oferece potência, modulação e dissipação de calor excepcionais, ideal para bikes grandes e pesadas de roda 29”, como as de Downhill e as elétricas full-power. Assim é o TRP DH-R Evo.

O modelo conta com novas pinças de 4 pistões híbridos extra leves, além de manetes ergonômicos ajustáveis, mangueiras de 5.0mm e até um óleo mineral totalmente novo e exclusivo. Os discos de até 223mm e espessura de 2,3mm garantem alta resistência às temperaturas elevadas e manutenção do controle mesmo nas situações mais extremas.

Ele é compatível com o sistema I-Spec EV da Shimano, o MMX da Sram e o TRP Shifter, tecnologia proprietária da marca. São 3 opções de cores, todas disponíveis no Brasil: dourado, prateado e preto fosco.

TRP Trail Evo M843
TRP Trail Evo M843

TRP Trail Evo M843 – Baixo peso e precisão nas frenagens

Para quem busca um freio um pouco mais leve, mas igualmente competente nas descidas, o TRP Trail Evo M843 pode ser a escolha ideal. Derivado do DH-R Evo, o modelo incorpora diversos recursos de seu “irmão maior”, mas em um pacote mais voltado ao Trail e ao All-Mountain.

Entre os destaques estão as manetes com alcance ajustável, mangueiras de 5mm, compatibilidade com rotores mais largos, de 2,3mm, e pistões híbridos – que além de extra leves, oferecem maior resistência ao calor.

Além disso, o Trail Evo utiliza um cilindro mestre no manete de 10 mm, contra 9 mm do DH-R Evo, o que resulta em um funcionamento mais equilibrado para trilhas técnicas de média intensidade e bicicletas full suspension para All Mountain e e-MTBs de menor curso.

TRP Slate Evo M807
TRP Slate Evo M807

TRP Slate Evo M807 – Desempenho e segurança no Cross-Country

O TRP Slate Evo M807 apresenta diversas características voltadas a ciclistas de XC, Trail e e-MTBs que buscam desempenho com excelente custo-benefício. Para isso, o modelo recebeu várias atualizações: manete com design ergonômico, pastilhas com compostos reformulados, óleo hidráulico de alto desempenho, sistema de mangueiras de 5mm e rotores com espessura de 2,3mm, além de um fluxo de óleo otimizado nas pinças e pistão de 10 mm no cilindro mestre do manete.

Com tantas inovações reunidas, fica claro que a TRP não economizou em tecnologia nos produtos de sua linha Evo. Até mesmo por isso, ela é considerada o berço tecnológico da marca, e suas soluções técnicas devem continuar migrando para o restante de sua gama.

A Alvoteq, distribuidora oficial da marca no Brasil, disponibiliza ferramentas exclusivas e outras já conhecidas para revisão e manutenção. A empresa capacitará mecânicos de oficinas e autônomos para a manutenção autorizada nos sistemas Tektro e TRP , o que promete trazer muito mais tranquilidade para o consumidor, para a montagem e no atendimento pós venda.

Para mais produtos TRP ou Tektro, e também para mais informações, acesse o site da Alvoteq.

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