Com design invertido, curso de até 170mm e rigidez comparável à da Fox 40, a nova Podium redefine os padrões em suspensões de coroa única
Referência no mercado de sistemas de amortecimento para bicicletas, a Fox anunciou hoje (24/06) o lançamento do Fox Podium, garfo de suspensão para uso em MTB que estabelece um novo padrão de performance entre as suspensões de coroa única, com sua construção de chassi invertido que oferece máxima suavidade de curso e rigidez estrutural.
Voltado para a prática do Enduro e All-Mountain, o novo garfo da Fox conta com opções curso de 160mm e 170mm e utiliza o conceito de construção invertida, na qual suas hastes se movimentam na parte inferior do chassis e não ao contrário como é de praxe. A solução proporciona maior sensibilidade do garfo às irregularidades do terreno, ao reduzir ao máximo o atrito durante o uso intenso.

Para evitar a falta de rigidez à torção tão comum em garfos de suspensão de chassis invertido, a Fox Podium conta com tubos superiores oversized de 47mm, além de uma coroa desenvolvida com design generativo. Isto, aliado ao uso de um exclusivo eixo de rodas em aço no padrão 20 x 110mm Boost DH acaba por oferecer um nível de rigidez comparável ao garfo Fox 40 de dupla coroa, de acordo como fabricante.

Com 175mm de sobreposição das buchas — 32% a mais que na Fox 38 e até 7% a mais que na própria Fox 40 — a Podium oferece um chassi imbatível em rigidez e com atrito reduzido sob cargas elevadas.
O design invertido também encurta a distância entre a bucha inferior da suspensão e o eixo à medida que a suspensão se comprime. Isso reduz a alavanca sobre a bucha, minimizando o atrito exatamente quando os ciclistas mais precisam — em trechos técnicos com curso profundo.
Cada aspecto da Podium foi desenvolvido para reduzir o atrito e aumentar a sensibilidade. A imersão total em óleo mantém os retentores constantemente lubrificados, enquanto a gravidade ajuda a eliminar contaminantes. Além disso, o design invertido reduz a massa não suspensa, melhorando a resposta da suspensão às irregularidades do terreno.

Nova mola pneumática – O novo cartucho de ar comprimido GlideCore da Fox Podium proporciona suavidade sem precedentes. Projetado com conformidade lateral e axial integrada, permite que a câmara de ar flexione com a suspensão sob altas cargas, reduzindo amarrações e atritos. O resultado é uma sensação de pedalada mais suave, melhor sensibilidade em pequenos impactos e mais controle quando o terreno fica extremo.

Grip X2 com Regulagem Personalizada – A nova Fox Podium vem equipada com uma versão customizada do cartucho hidráulico Grip X2, famoso por possuir quatro ajustes independentes e precisão em competições. Com uma compressão ajustada para combinar com o menor atrito da suspensão e uma recuperação levemente suavizada para compensar a massa não suspensa reduzida, o amortecedor da Podium entrega uma curva de atuação feita sob medida para descidas agressivas, provas de Enduro e domínio total nas e-MTBs.
Preço e disponibilidade – No Brasil, a Fox tem distribuição exclusiva da Corsa Bike Parts e as novas suspensões Podium devem ser encontradas em suas revendas oficiais, por preços ainda por divulgar.
Especificações Técnicas
Série: | Factory |
Chassis: | Invertido |
Diâmetro do crown: | Opções de 58mm e 68mm |
Tamanho de roda: | 29 polegadas |
Curso: | Opções de 160mm e 170mm |
Damper: | Grip X2 |
Controles externos: | Compressão de alta e baixa velocidade; retorno de alta e baixa velocidade |
Eixo: | 20 x 110mm Boost |
Rake: | 44mm |
Espiga: | Cônica 1.5 |
Hastes: | Kashima |
Bypass: | Não (desnecessário devido ao design invertido) |
Bleeders: | ![]() |
Eixo flutuante: | ![]() |
Rotor: | 200mm (montagem direta), até 230mm máximo |
Paralama: | Compatível com FOX Mud Guard (2025) |
Mola pneumática: | Float Evol GlideCore |
Peso: | 2695g |