6 de junho de 2025
Shimano XTR M9200
Shimano XTR M9200

(Finalmente!) Shimano atualiza seu grupo XTR para transmissão totalmente wireless

Novo câmbio XTR M9200 Di2 é a aposta da marca japonesa para tentar superar a defasagem tecnológica em relação aos seus competidores

O fabricante de componentes para bicicletas Shimano anunciou hoje o lançamento do novo grupo de XTR M9200, evolução da transmissão para MTB topo de linha da marca japonesa. Entre as principais novidades do lançamento, destaca-se o uso da tecnologia de troca de marchas full wireless, já utilizada há alguns anos por seus concorrentes no mercado.

Shimano XTR M9200
Shimano XTR M9200

Antes tarde… do que muito tarde! – Ao contrário da Sram e Campagnolo, a Shimano vem insistido ao longo do desenvolvimento de suas transmissões eletrônicas na comunicação de dados via cabo em detrimento à tecnologia de transmissão sem fio. Entre os principais argumentos para seu uso destaca-se o uso de uma única bateria para alimentar todo o sistema de transmissão, imunidade a interferências eletromagnéticas externas e maior velocidade de operação (latência), entre outros.

Por outro lado, o sistema Di2 demonstrou-se ao longo dos anos ser uma transmissão de difícil instalação e com poucos recursos tecnológicos se comparado com modelos de outras marcas, sendo que a Shimano demorou muito para reagir ao mercado.

Shimano XTR M9200
Shimano XTR M9200

Novo, mas não revolucionário – Longe de quebrar paradigmas sobre as tecnologias de transmissão, o novo câmbio Shimano XTR M9250 ainda utiliza a boa e velha gancheira como interface para montagem no quadro da bike. Graças a isto, não há a possibilidade de ajustes automatizados de instalação via aplicativo. Para sua regulagem inicial, o câmbio eletrônico topo de linha da Shimano utiliza os tradicionais parafusos limitadores de curso e o ajuste de B-Tension, que regula a altura da polia-guia com os dentes do cassete.

O novo câmbio traseiro da Shimano conta com a tecnologia Shadow ES, que funciona de forma similar à adotada pela linha Sram AXS. Ao receber um impacto, o câmbio desacopla para evitar quebra e em seguida retorna à sua posição original.

Ao contrário dos demais câmbios Shimano equipados com a tecnologia Shadow Plus, Shadow ES não conta com alavanca de desativamento.

Construído em carbono, o braço do câmbio conta com polias rolamentadas de 13 dentes.

A bateria removível possui a autonomia de uso de até 340km e o câmbio possui LEDs indicadores de carga.

e-Bike – Além da versão XTR M9250 wireless, a Shimano disponibiliza e versão RD-M9260, específica para e-MTB, que utiliza cabos convencionais e a tecnologias Free Shift, que permite trocas de marchas imperceptíveis quando o ciclista está embalado, mas não está pedalando, e Auto Shift, com mudanças automáticas.

Shimano XTR M9200
Shimano XTR M9200

Trocadores de marcha remodelados – Tradicionalista nos mínimos detalhes, a Shimano sempre optou por emular os tradicionais trocadores de marchas mecânicos em suas versões eletrônicas, de forma oferecer uma pegada similar além da sensação de “clique” semelhante. Embora a tendência se mantenha no novo trocador SW-M9250R, seu design está bem mais elegante, situado logo abaixo do guidão e oferecendo um par de botões de mudança, ajustáveis em 4 direções.

O corpo do trocador é montado em uma junta esférica, de forma possibilitar uma infinidade de ajustes de ângulo.

Para a troca de marchas, há a opção de se utilizar um clique simples ou duplo – um parafuso na base do corpo do câmbio habilita ou impede esse segundo clique, dependendo da preferência do utilizador.

Assim como nos modelos anteriores com a tecnologia Di2, o trocador permite múltiplas trocas de marcha. Mantenha a alavanca de troca de marchas pressionada e o câmbio trocará várias rodas dentadas simultaneamente, com uma definição no aplicativo de quantas trocas são possíveis.

Linha Shimano XTR M9200 Di2

Cassete Shimano XTR CS-M9200
Cassete Shimano XTR CS-M9200

Cassete – A Shimano oferece opções de cassetes Hyperglide+ com 12 velocidades, destacando leveza e durabilidade nas versões 9-45D e 10-51D. O novo pedivela XTR M9200 apresenta duas versões específicas: uma para Trail e Enduro, que prioriza robustez; e outra para competições de Cross-Country (XC), otimizada para menor peso, ambas com tecnologia Hollowtech II.

Pinça de freio Shimano XTR BR-M9220
Pinça de freio Shimano XTR BR-M9220

Freios – Os novos componentes passaram por refinamentos ergonômicos em parceria com pilotos
profissionais da equipe Skunk Shimano. As alavancas de freio com tecnologia Ergo Flow oferecem uma trajetória natural de acionamento, enquanto os botões do trocador Shimano Rapid ES proporcionam sensação tátil aprimorada e múltiplos modos de operação para melhor adaptação aos diferentes estilos de pilotagem.

Manete de freio Shimano XTR BL-M9220
Manete de freio Shimano XTR BL-M9220

A linha XTR apresenta três configurações específicas de freios: leveza para provas XC, potência para descidas técnicas agressivas, e uma opção híbrida para equilíbrio entre peso, potência e modulação.

Rodas Shimano WH-M9200-R
Rodas Shimano WH-M9200-R

Rodas e cubos – Complementando o lançamento, as rodas Shimano XTR em carbono oferecem leveza e resistência excepcionais, disponíveis nas versões XC (mais leves) e Enduro (mais robustas). Os cubos da linha M9210 apresentam rolamentos e vedações otimizadas para facilitar a manutenção e
aumentar a durabilidade.

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