Maior evento de Mountain Bike do estado do Paraná chega à sua 7ª edição com a participação de ciclistas de mais de 132 cidades, de 10 estados brasileiros
Neste sábado (24), ciclistas de todo o país darão a largada para mais uma edição de um dos maiores eventos de cicloturismo do Brasil, a Rota das Catedrais.Em sua 7ª edição, a Rota das Catedrais une as catedrais das cidades paranaenses de Londrina e Maringá em um percurso de 120 km, sendo 90 deles realizados em estradas rurais, passando por paisagens inspiradoras, que levam os participantes a interagirem com sete igrejinhas ao longo do caminho, construídas no período da colonização do norte paranaense.
O tema desta edição, “seja um protagonista da sua história”, traz um sentido ainda mais relevante para todo o esforço dos ciclistas que leva à superação dos desafios e à celebração da conquista. A Rota das Catedrais, organizada pela P14 Sport, é considerada o maior evento de mountain bike do Paraná e um dos mais representativos no Brasil. Nesta edição, os participantes veem de 132 cidades, de 10 estados.
Infraestrutura e benção ao ciclista – Todo o trajeto da Rota das Catedrais está identificado com placas de sinalização, com sete pontos de hidratação durante o caminho. O percurso é considerado de nível médio a alto, com uma altimetria acumulada de 2,2 mil metros, o que exige alta preparação física. Carros de apoio e equipes de staff estarão em todo o trajeto, além de ambulâncias para atendimento médico em caso de necessidade.
Quando os ciclistas passarem pela capela Sagrada Família, no Patrimônio Belém, em Mandaguari, receberão a ‘benção ao ciclista’ entre 10 horas e meio-dia, novidade desta edição. Para chegar até lá as subidas são desafiadoras, mas a paisagem representa um ponto de luz no caminho. O local já é ponto obrigatório para contemplação e hidratação.

A estrutura do evento conta também com a presença da Shimano, a maior fabricante e distribuidora de peças para bicicletas. Pelo terceiro ano consecutivo, os ciclistas poderão acionar o Suporte Neutro, direcionado ao atendimento técnico das bicicletas no ponto de apoio 3 na estrada São Sebastião, no município de Mandaguari, e na Arena de chegada, em Maringá. Outro suporte aos ciclistas será dado pela Vzan, maior fábrica de aros e rodas das Américas, que estarão com o Ponto Neutro Mecânico no ponto de apoio 2, na Vila Vitória, no município de Sabáudia.
Largada e chegada – A edição deste ano terá a largada acontecendo mais cedo, às 6h30, com o objetivo de facilitar a saída de Londrina. O café da manhã inicia às 5 horas, na Catedral de Londrina. Na chegada em Maringá, uma grande Arena instalada nas proximidades da Catedral Metropolitana da cidade, receberá os ciclistas e a comunidade oferecendo espaço atleta recovery e de bem-estar com fisioterapeutas, praça de alimentação com opções gastronômicas, espaço chopp, espaço kids criativo com atividades gratuitas para crianças, apresentações musicais e estrutura física com banheiros químicos e ambulatório.
Os cinco primeiros colocados do percurso, no masculino e no feminino, os cinco primeiros na modalidade e-Bike Masculino e Feminino, as três maiores equipes e os três atletas revelação receberão troféus entregues no palco do evento. Todos os ciclistas receberão medalhas de participação.
Serviço
Rota das Catedrais 2025
- Data: 24 de maio de 2025
- Local da largada/Concentração: Catedral de Londrina/PR a partir das 5 horas
- Horário Largada: 6h30
- Local Chegada/Arena: Catedral de Maringá/PR
- Horário final de chegada: 17 horas