Com importação oficial pela primeira vez no país, marca taiwanesa traz para o Brasil sua linha de freios e transmissões, com sistemas que vão do básico ao mais avançado
Referência mundial no segmento de freios para bicicletas, a marca taiwanesa Tektro chega ao Brasil disposta a ganhar seu espaço no disputado mercado de componentes aftermarket. Recém-chegada ao país através de sua distribuidora oficial, a Alvoteq, a Tektro — e também sua divisão de alta performance, TRP — passa a disponibilizar por aqui toda sua linha de produtos, que inclui grupos detransmissão e freios para diferentes especialidades do ciclismo, do Downhill ao ciclismo de Estrada, passando pelo uso urbano e nas e-bikes.Rede de assistência – Para garantir uma experiência satisfatória a todos os usuários da linha Tektro / TRP, a a Alvoteq — empresa com mais de 35 anos de mercado — está implementando uma rede autorizada de revendedores e assistência técnica em bike shops e mecânicos autônomos, para atender consumidores de todo o país, disponibilizando para isto ferramental e insumos específicos, além de treinamento especializado para seus parceiros.
Confira agora os principais produtos da Tektro que, a partir de agora, já estão disponíveis para todas as bike shops do Brasil mediante ao cadastro no portal de vendas B2B.
Freios para e-MTB, elétricas e bikes convencionais
Com uma ampla linha de produtos, a Tektro possui freios para todas as modalidades do ciclismo, indo do e-MTB de alto desempenho até bikes de uso urbano.
Freios Tektro Orion M745 – chamam a atenção pela boa relação entre custo e desempenho – não é à toa que ele equipa diversas mountain bikes elétricas de marcas renomadas, como a Trek.
Para isso, o Orion aposta em detalhes técnicos como os manetes com abraçadeira bi-partidas, alavancas de dois dedos e pinças de 4 pistões. Outra especificidade são os padrões de ajuste de distância das alavancas e compatibilidade com trocadores de marcha Shimano I-spec II, adaptadores para Sram Matchmaker e trocadores TRP de 12V e 7V, através do uso de adaptadores de marcha também disponíveis.
Freios Gemini SL e Volans – modelos indicados para elétricas urbanas ou hardtail de trilha, com uma proposta mais focada em uso esportivo e transporte, mas com uma boa pitada de desempenho das linhas TRP tops de linha- até mesmo por isso, eles também utilizam rotores de 2.3 mm e mangueira de 5mm.

No Gemini SL M535, o ciclista vai encontrar um manete de 2 dedos para comprimir suas pinças de 4 pistões. Enquanto isso, o Volans T535 utiliza alavancas de 3 dedos, combinadas com pinças de 4 pistões – ambos possuem regulagem de distância e, assim como todos os freios da Tektro e da TRP, o sistema funciona com óleo mineral.

Freio Tektro Draco M280 – com seus manetes de dois dedos e pinças de dois pistões, são uma excelente opção para a prática do mountain biking esportivo e recreacional. Com sistema hidráulico, oferece desempenho premium e frenagem confiável.

Freio Tektro Vela T280 – com manetes de 3 dedos, foram criados para uso urbano. Assim como o modelo M280, também funciona com sistema hidráulico 2 pistões oferecendo uma frenagem superior, mesmo sendo um produto da linha de entrada.
Freio J285 Junior – a linha da Tektro é tão completa no Brasil que conta, inclusive, com este modelo, desenvolvido para bicicletas infantis com quadros pequenos de rodas 16”, 20 “ e 24”, bem como para ciclistas femininas que possuem mãos pequenas. Trata-se de um freio hidráulico de dois pistões com uma alavanca pequena para 4 dedos e pouco reach (alcance, em português), trazendo o manete mais junto ao guidão sem prejudicar a modulação de frenagem, com os mesmos ajustes de distância das linhas para adultos
O representante da marca no Brasil ainda traz muitos outros produtos, como freios v-brake de 2 dedos para MTB e BMX, o 837AL, e também para uso urbano com manoplas emborrachada como o manete CL530RS de 4 dedos, criados especificamente para quem vai pedalar sem usar luvas.
Transmissão Tektro Gemini e Tektro ED8 e ED9 para elétricas
Indicada para uso urbano e também para as trilhas, a linha Gemini aposta em tecnologias modernas como a embreagem para o braço do câmbio e polias oversize com grande off-set em relação ao pivô, que permite o uso de relações de grande amplitude de marcha, nas opções M5000 10 velocidades e M5100 11 velocidades.

O câmbio traseiro Gemini RD-M5100 conta com embreagem e o cage longo, compatível com sistemas de 10 ou 11 marchas e cassetes de 50 dentes. Ao todo, a Tektro oferece 3 opções de cassetes desta linha: 11-42D (CS-M5042 10V) e 11-50D (CS-M5000 10V), e 11-50D (CS-M5100 11V). Os trocadores de marcha da linha, SL-M5100-11V e SL-M5000-10V, possuem baixa manutenção e passagem simplificada para o cabo.
Para quem anda de elétrica, seja nas trilhas ou nas cidades, as transmissões mais indicadas são as Tektro ED8 e ED9. Elas apostam na ótima relação custo-benefício, com boa amplitude de marcha e grande durabilidade, seja com 8 ou 9 velocidades.
A linha conta com câmbios traseiros compatíveis com cassetes de 8 ou 9 marchas, disponíveis em duas versões: RD-M350 cage longo, indicado para cassetes de até 46 dentes, e o RD-T350 cage curto, ideal para cassetes com até 42 dentes, para uso inclusive em bicicletas aro 20” e 24”.
Os trocadores de marcha ED8 e ED9, também disponíveis nas versões SL-M330 para 8 e SL-M350 9 velocidades, apresentam design simples com abraçadeira inteiriça e a substituição simples para o cabo de aço sem uso de ferramentas para remoção e instalação. Já os cassetes ED8 e ED9 são fabricados em aço para maior resistência e durabilidade devido ao torque do motor, e oferecem relações de 11-42D (CS-M330 8V), 11-42D (CS-M352 9V) e 11-46D (CS-M350 9V).
Rede de assistência e produtos para manutenção
Além de trazer uma ampla linha de produtos, com muitos que nem foram citados acima, a Alvoteq também vai disponibilizar no Brasil todos os itens necessários para a realização de manutenção e garantia nos componentes Tektro e TRP.

Isso quer dizer que a gama de produtos vai além de componentes como mangueiras de freio, olivas e conectores especiais da marca, todos os tipos de rotores compatíveis com cada produto e pastilhas de freios originais, para manter os componentes com o mesmo desempenho da fábrica. O mercado brasileiro ainda será abastecido com kits completos e básicos de ferramentas para oficinas e workshops para profissionais da área – a ideia é formar uma rede consistente de assistência técnica, para garantir total tranquilidade para o consumidor no pós-venda.
Para mais produtos e informações, e também para fazer parte da rede de lojistas e mecânicos da Tektro e da TPR, acesse o site da Alvoteq.