14ª edição do tradicional festival da bicicleta reacende o otimismo entre os profissionais do mercado
Em sua 14ª edição, o Shimano Fest — maior feira do setor de bicicletas da América Latina — trouxe otimismo em um mercado que vem sofrendo com sucessivas quedas nos volumes de venda ao longo dos últimos anos.Com uma enorme área de exposição destinada a realização de negócios e apresentação de produtos e serviços, a feira contou com a participação de 140 expositores, representando mais de 230 marcas nacionais e estrangeiras.
Quem esteve presente na feira, realizada neste últim ofim de semana no Memoria da América Latina, em São Paulo, constatou a aposta do setor em bicicletas de maior valor agregado, em detrimento às chamadas bikes ‘de entrada’, tendência que vem sendo observada desde 2022, quando a a escassez de componentes obrigou a maioria dos fabricantes a reduzir suas produções.
Este ano o otimismo esteve presente entre os principais fabricantes e importadores de bicicletas presentes, cujos principais lançamentos e novidades era composta por modelos do segmento mid e high-level, como por exemplo a Caloi Elite Carbon FS Sport, que foi lançada oficialmente na feira, e a Caloi Elite Carbon FS Team Farewell, edição limitada que homenageia a carreira do atleta Henrique Avancini.

“Foi mais um Shimano Fest de grandes resultados para nossa empresa. Batemos nossa meta de vendas e recebemos a visita de milhares de visitantes em nosso estande, avídos em conhecer novidades como a Arenita, nosso primeira gravel bike. O modelo chegará nas lojas no fim de outubro e já conta com um número impressionante de pedidos de lojistas”, disse Eduardo Rocha, diretor de marketing e comercial da Caloi.
Seguindo a mesma linha, boa parte das marcas investiu em novos modelos de componentes e acessórios destinados a um público ávido por novidades.

“Nossa perceção do evento é que tivemos mais público interessado nos produtos. Tivemos lançamentos e isso trouxe valor agregado e ajudou no aumento do volume de negócios, que foi superior ao de 2023. O Shimano Fest é um evento muito importante para nós. Estabelecemos novos contatos com clientes e isso representa movimentação de que o mercado de bike está voltando a ser como era, se recuperando após momentos de baixa. Estamos muitos otimistas para o segundo semestre e a feira veio mostrar que estamos no caminho da recuperação”, disse César Tonoli, diretor da marca brasileira ProShock, único fabricante de suspensões da América Latina.
MTB Brasília Seu portal de notícias sobre o mundo da bicicleta