Aumento na produção reflete a nova política de produção do Polo Industrial de Manaus (PIM), que prioriza bikes com maior valor agregado em detrimento aos modelos de baixo custo
Em seu relatório mensal divulgado nesta quarta-feira (14/08), a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) destacou um aumento de de 53,3% em relação ao ano passado na produção de bicicletas eletricamente assistidas (e-Bikes) no Polo Industrial de Manaus, índice que vai na contramão do mercado brasileiro, que vem registrando sucessivas quedas ao longo dos últimos anos.De acordo com o relatório, a indústria de bicicletas do Polo Industrial de Manaus produziu 211.969 bicicletas nos sete primeiros meses deste ano, volume 30,2% menor ao alcançado no mesmo período de 2023. Em julho, foram produzidas 28.590 bicicletas, número 33,7% inferior em comparação com o mesmo mês do ano passado e de 7,3% em relação a junho deste ano.
Para a Abraciclo, os resultados estão dentro do que foi previsto para este ano pelos fabricantes, que estão priorizando a produção de modelos com maior valor agregado em detrimento às bikes de baixo custo.
Produção por categoria – A bicicleta elétrica manteve sua posição de destaque ao longo do ano. De janeiro a julho, foram produzidas 9.240 unidades, volume 53,3% superior ao registrado no mesmo período de 2023. A categoria responde por 4,4% da produção atualmente.
Com 118.674 unidades e 56% do volume total produzido, a Mountain Bike (MTB) liderou o ranking das categorias mais fabricadas. Em segundo lugar ficou a Urbana/Lazer (21%), seguida pela Infanto-juvenil (15,4%).
A MTB, que teve 13.958 unidades produzidas e 48,8% da produção, manteve a liderança no levantamento mensal. A Infantojuvenil e a Urbana/Lazer inverteram suas posições. A primeira totalizou 7.062 bicicletas fabricadas (24,7% do total produzido) e a segunda, 5.778 unidades (20,2%).
Confira o ranking mensal e os comparativos com o mês e ano anteriores:
Produção de bicicletas no PIM
Julho/23 | Junho/24 | Julho/24 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Categoria | A | & | B | % | C | % | C/A | C/B |
MTB | 25.379 | 58,9% | 17.670 | 57,3% | 13.958 | 48,8% | -45,0% | -21,0% |
Urbana/Lazer | 5.967 | 13,8% | 6.004 | 19,5% | 5.778 | 20,2% | -3,2% | -3,8% |
Elétrica | 1.050 | 2,4% | 1.178 | 3,8% | 1.054 | 3,7% | 0,4% | -10,5% |
Estrada | 660 | 1,5% | 1.007 | 3,3% | 738 | 2,6% | 11,8% | -26,7% |
Infanto-juvenil | 10.062 | 23,3% | 4.988 | 16,2% | 7.062 | 24,7% | -29,8% | 41,6% |
TOTAL | 43.118 | 100,0% | 30.847 | 100,0% | 28.590 | 100,0% | -33,7% | -7,3% |
Fonte: Associadas Abraciclo
Distribuição por região – A região Sudeste recebeu 54,3% do volume de bicicletas produzidas no Polo de Manaus nos sete primeiros meses do ano. Em segundo lugar ficou o Nordeste, com 15,6% do total, seguido pelo Sul (13,2%), Norte (8,8%) e Centro Oeste (8%).
No ranking mensal, os dois primeiros lugares foram mantidos. Para a região Sudeste foram enviadas 44,8% do total fabricado e o Nordeste, 20,9%. Na sequência, vieram o Norte (16,7% da produção), Sul (10,3%) e Centro-Oeste (7,3%).