Pedivelas equipados com a tecnologia Hollowtech II produzidos entre 1º de junho de 2012 a 30 de junho de 2019 podem descolar de sua estrutura, causando acidentes graves
Em uma ação sem precedentes na história da indústria da bicicleta, a Shimano anunciou o recall mundial de mais de 2,8 milhões de pedivelas das linha de estrada Ultegra e Dura-Ace de 11 velocidades, equipados com a tecnologia Hollowtech II, produzidos entre 1º de junho de 2012 a 30 de junho de 2019.De acordo com o USCPSC (órgão governamental norte-americano equivalente ao nosso Inmetro), foram reportados desde 2020 nada menos que 4.519 incidentes de separação na colagem dos pedivelas citados, resultando em seis acidentes registrados, com fraturas e ferimentos aos ciclistas que utilizavam o produto.
Para remediar a situação, a Shimano fará a revisão e inspeção dos pedivelas afetados, por meio dos lojistas credenciados Shimano Service Center, onde realizará a substituição de quaisquer pedivelas com problemas.
O recall afeta os seguintes modelos de pedivela, comercializados tanto separadamente quanto montados em bicicletas completas:
- Ultegra FC-6800
- Dura-Ace FC-9000
- Ultegra FC-R8000
- Dura-Ace FC-R9100
- Dura-Ace FC-R9100P
Para saber mais sobre o processo de inspeção e identificação de problemas, siga as instruções descritas abaixo pela Shimano Brasil:
Processo de identificação e inspeção de pedivela
Passo 1 – Determine se seu pedivela precisa ser inspecionado
Passo 1A – Identifique o número do modelo do seu pedivela Os produtos afetados são pedivelas dos modelos Dura-Ace e Ultegra com os seguintes números de modelo: Ultegra FC-6800, FC-R8000 e Dura-Ace FC-9000, FC-R9100 e FC-R9100-P. Os números do modelo estão estampados na parte interna do braço do pedivela, próximo à parte inferior do braço.
Passo 1B – Identifique o código de fabricação estampado no braço do pedivela Há um código de fabricação estampado na parte interna do braço do pedivela, próximo à parte inferior do braço. Os modelos afetados são de produção anterior a julho de 2019 e possuem os seguintes códigos de produção de duas letras: KF, KG, KH, KI, KJ, KK, KL, LA, LB, LC, LD, LE, LF, LG, LH, LI , LJ, LK, LL, MA, MB, MC, MD, ME, MF, MG, MH, MI, MJ, MK, ML, NA, NB, NC, ND, NE, NF, NG, NH, NI, NJ , NK, NL, OA, OB, OC, OD, OE, OF, OG, OH, OI, OJ, OK, OL, PA, PB, PC, PD, PE, PF, PG, PH, PI, PJ, PK , PL, QA, QB, QC, QD, QE, QF, QG, QH, QI, QJ, QK, QL, RA, RB, RC, RD, RE e RF.
O código de fabricação do seu pedivela corresponde a algum dos códigos de produção de duas letras acima?
Não: O pedivela não é afetado. Não é necessária nenhuma ação adicional.
Sim: Prossiga para o Passo 2. Os consumidores que acreditam ter um produto afetado devem entrar em contato com um lojista credenciado Shimano Service Center para agendar uma inspeção gratuita do pedivela. Se não tiver certeza de como verificar o código de fabricação, visite uma loja revendedora Shimano local.
Consulte a seção Contato para obter instruções sobre como entrar em contato com a Shimano para obter assistência. Os consumidores com pedivelas que não se enquadram no número de modelo e nos códigos de fabricação especificados não precisam tomar outras medidas.
Passo 2 – Leve a bicicleta ao revendedor para inspeção.
O revendedor inspecionará o pedivela em busca de sinais de defeito ou separação na junção da peça. Os consumidores cujos pedivelas mostrarem problemas durante a inspeção receberão um pedivela de reposição gratuito da Shimano que o revendedor instalará gratuitamente. Caso o pedivela de substituição estiver temporariamente indisponível, a Shimano irá notificar o proprietário através do seu revendedor quando a peça de substituição estiver disponível.
O pedivela substituído será uma versão especial, que poderá apresentar uma aparência estética diferente, mantendo o mesmo nível de desempenho.