27 de abril de 2024
Tour do Rio
Tour do Rio - Foto: Ivo Gonzales

Desafio Tour do Rio reúne ciclistas em Niterói

Prova chancelada pela CBC e Fecierj acontece na cidade “amiga da bicicleta”

Pela primeira vez em Niterói, o Desafio Tour do Rio, prova chancelada pela Confederação Brasileira de Ciclismo e pela Fecierj, já tem data marcada: 27 de agosto. A tradicional prova carioca chega na região conhecida como “amiga da bicicleta” para o percurso de 7,2 quilômetros. O desafio da vez é completar a maior quantidade de voltas dentro do tempo estipulado para a categoria. A realização é Luisa Jucá com 213 Sports, vertical de esportes da V3A.

Ainda que a distância do circuito pareça fácil, o desafio será intenso. Com largada às 7 horas na Av. Dr. Acúrcio Torres, na Praia de Piratininga, a prova exige resistência, habilidade em curvas e desníveis, mas recompensa os participantes com paisagens entre mar e montanhas. O atleta que completar o desafio dentro do tempo determinado será considerado o vencedor da sua categoria.

Tour do Rio
Tour do Rio – Foto: Ivo Gonzales

Desde 2013, a Prefeitura de Niterói dispõe esforços que estimulem a cultura da bicicleta, acumulando mais de 65km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrota, entre outras ações. O prefeito Alex Grael reforça sua felicidade e expectativa em acolher a prova: “Ficamos muito felizes em poder sediar mais um grande evento esportivo na nossa cidade, que tem uma vocação natural para os esportes ao ar livre. Temos aqui uma natureza exuberante, relevo propício e uma boa estrutura para uma competição como essa. Além disso, Niterói tem sido referência nacional e internacional em mobilidade. Cada vez mais o município vem ganhando destaque entre as cidades brasileiras que investem em ciclovias para melhorar a mobilidade urbana e promover a cultura da bicicleta. Já vemos essa mudança de comportamento nas ruas, com a população usando as bicicletas para ir para o trabalho, para a escola e para circular entre os bairros”

Entre as principais motivações, segundo Yuri Binder, sócio-diretor da 213 Sports, o Tour do Rio fortalece o ciclismo brasileiro e prepara os atletas profissionais e amadores para as principais disputas. “A cada dia o ciclismo ganha força entre a população, atletas e cidades. Nós temos orgulho em levar uma prova de ranking nacional para a cidade da bicicleta e preparar atletas profissionais e amadores para os maiores desafios do Brasil”, afirma.

Tour do Rio
Tour do Rio – Foto: Ivo Gonzales

A idealizadora do evento, Luisa Jucá, compartilha sua expectativa com a prova: “Respiro o esporte e vejo os ciclistas como artistas. Em Niterói, vamos reunir grandes atletas e equipes como Gisele Gasparotto, especialista em ciclismo e fundadora da Equipe LuluFive; a tradicional equipe Santos Cycling; o campeão Panamericano de contra relógio 2016 e 2019 Hudson Luidgi e muito outros. Vai ser uma prova incrível!”

O regulamento completo do Desafio Tour do Rio Niterói está disponível no site. Mais informações podem ser encontradas também no Instagram do Tour do Rio.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização