16 de junho de 2024
Shimano Fest
Grande público nos quatro dias de evento - Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Shimano Fest transforma São Paulo em capital da bike a partir desta quinta-feira

Os dois primeiros dias do evento são exclusivos para profissionais do setor. Sábado (19) e domingo (20) a entrada é gratuita e a expectativa da organização é receber 50 mil pessoas

Com expectativa de receber 50 mil pessoas em quatro dias de evento e ultrapassar a marca dos R$ 45 milhões em volume de negócios gerados no ano passado, o Shimano Fest 2023 abre as portas para os profissionais do mercado nesta quinta-feira (17), às 10h, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Serão dois dias dedicados aos negócios. No sábado (19) e domingo(20), a entrada – que é grátis – será liberada para o público em geral conhecer de perto novidades e lançamentos das principais marcas nacionais e importadas, participar de ativações, testar bikes, acompanhar palestras, shows e competições no maior festival da bicicleta da América Latina, que chega a 13ª edição.

Com 130 expositores e mais de 220 marcas de bicicletas, componentes e acessórios distribuídos pelos  4 mil m² de feira – aumento de 19% na área em relação ao ano passado – o Shimano Fest recebe o que há de mais novo no mercado entre modelos de bikes, peças, componentes e acessórios. A Tenda Expo abriga as principais montadoras e marcas do Brasil e do exterior.

Oggi Cattura Squadra XX1 AXS 2023
Oggi Cattura Squadra XX1 AXS 2023 – Foto: Divulgação

Lançamentos – Com a chegada da Cattura Squadra XX1 AXS, Agile Squadra XX1 AXS, Cattura Pro GX AXS e Agile Pro GX AXS, a Oggi passa a oferecer opções para mountain bikers que buscam desempenho, com foco em treinos e competições de XC, e também para encarar o pedal entre amigos no final de semana, tudo com algumas das melhores tecnologias disponíveis no mercado. Outro destaque promete ser a mountain bike elétrica Big Wheel 8.0s 2023, que ganhou upgrades, como transmissão mais eficiente e leve – além disso, ela já vem com 14 meses de seguro grátis da Oggi.

A Decathlon, maior loja de esportes do mundo, faz sua estreia no Shimano Fest em grande estilo, apresentando novidades do segundo semestre, como bikes, acessórios e serviços especializados. Entre eles estão as bikes elétricas B’Twin LD 500, E-ST 100 e E-ST 500; as mountain bikes MTB Race 900S e MTB Race 100S Eagle, e speed Van Rysel NCR Rival AXS e Tiagra. “Desde a sua fundação, na França, a Decathlon sempre comercializa bicicletas. Nosso primeiro produto desenvolvido e fabricado com a marca Decathlon, inclusive, foi um quadro de bicicleta, em 1986. É algo que está na nossa essência e no qual investimentos constantemente para trazer cada vez mais modelos inovadores e de alta performance, que atendem às necessidades de todos os tipos de ciclistas”, afirma Leandro Sauer, Líder de oferta da Decathlon Brasil.

B'Twin LD 500
DEcathlon B’Twin LD 500

O modelo Lumen será o destaque no stand da Scott no Shimano Fest. Trata-se de uma e-MTB com 15.5Kg baseada na Spark, uma bike bicampeã mundial. Segundo o fabricante, conta com um sistema de pedalada assistida silencioso, além de extremamente potente, garantindo a mesma sensação de utilizar uma bike tradicional. Chega com uma bateria interna de 360Wh que pode ser complementada por um extensor de alcance externo de mais 160Wh. Além disso, com a assistência desligada, é possível pedalar normalmente a bike.

A S2 Indústria da Bicicleta, grupo que engloba os fabricantes Sense Bike e Swift Bicycles, promete surpreender o público. “Teremos muitas novidades no MTB XC, que é muito relevante para o brasileiro, mas também nas e-bikes, onde teremos uma coleção incrível, além de novidades na linha Grom, para continuar proporcionando produtos de alta qualidade, para que garotos e garotas tenham uma experiência apaixonante pela bike”, explica o CEO Pierre de Tarde.

O estande da importadora e distribuidora Isapa contará com produtos e novidades para todos os tipos de ciclistas, indo de suspensões dianteiras para downhill até protetores solares, passando por capacetes, vestuário e muito mais. Confira alguns lançamentos: quadro Absolute Prime SL II, suspensão SR-Suntour DH RUX 38, luvas Absolute Outfit, protetor de câmbio RSD D-Guard, selins Absolute, novos produtos da Algoo e desengripante tira ferrugem Finish Line Chill Zone.

Corsa Bike Parts
Suspensões Fox que estarão no Shimano Fest – Foto: Divulgação / Corsa Bike Parts

A Corsa Bike Parts, distribuidora oficial das marcas Fox, Magura, Marzocchi, Race Face, Easton, BYB e Laba7, promete novidades exclusivas, como amortecedores, freios, rodas, guidões, acessórios e  lançamento de uma nova linha de produtos para mountain bikes e ciclismo de estrada que acaba de chegar ao Brasil e será exibida pela primeira vez na Shimano Fest. O estande também contará com exposição da nova Telemetria BYB, apresentação do novo Dyno Test, para amortecedores.

Área STEPS – Além da Expo, uma novidade de 2023 é a Área STEPS, que traz mais opção aos expositores. Ao lado da Tenda da Entrada, que foi um local de grande movimentação no evento ano passado, traz novos espaços para estandes de lojistas e ativações de marcas.

Final de semana – Para garantir o ingresso, que é grátis, é preciso acessar o site oficial do evento e seguir as orientações. Esse procedimento acelera a entrada no evento e evita filas. A Shimano pede apenas, se possível, a doação de 1kg de alimento, que será destinado a instituições sociais.

Shimano Fest
Testes de bikes – Foto: Cesar DeLong / Shimano Fest

Test-Ride – Além de conferir as novidades nos estandes, o Test-Ride é outra atração disponível a partir desta quinta-feira (17). Nesse espaço tradicional no Shimano Fest, os visitantes poderão pedalar em modelos de marcas como Oggi, Caloi, Cannondale, Groove, GTA, Outplay e Sunpeed, entre outras. Também encontrarão um novo layout de pista, com a proposta de trazer um percurso que ofereça uma experiência ainda mais divertida de pedal.

Palestras e painéis – O Auditório Diversidade contará com uma programação diversificada e gratuita a partir desta quinta-feira (17) até domingo (20), no Memorial da América Latina, em São Paulo. Nos dois primeiros dias do evento será apresentada uma programação de conteúdos voltados aos profissionais do mercado. Além de palestras e workshops sobre tecnologia, comunicação, empreendedorismo, serviços, entre outros e atividades como o lançamento da Frente Parlamentar da Bicicleta, o Auditório Diversidade será palco da apresentação do Shimano CUES.

Com uma abordagem nova para a linha intermediária de componentes da Shimano, o Shimano Cues é um projeto de desenho que consolida os sistemas de transmissão de marcha de 9, 10 e 11 velocidades, oferecendo um ecossistema unificado de peças compatíveis. Introduzindo a tecnologia Linkglide da Shimano, de alta durabilidade, o equipamento oferece mudanças mais suaves, componentes mais resistentes e compatibilidade mais padronizada em diferentes categorias.

Tem mais – O Shimano Fest 2023 tem mais atrações até domingo, como a Arena Kids, MTB Short Track: Desafio dos Gigantes & Desafio dos Famosos – única prova de MTB urbana disputada dentro da cidade de São Paulo, Arena Radical, Desafio Mecânico e o Pedal Shimano, maior Passeio Ciclístico urbano da cidade de São Paulo que espera reunir mais de 5 mil ciclistas, saindo do Parque do Ibirapuera e pedalando até o Memorial da América Latina, na Barra Funda, no domingo, dia 20, a partir das 8h. Para garantir conforto aos ciclistas, o evento conta com o Bicicletário gratuito by Akad Seguros.

Evento Sustentável – O Shimano Fest – Maior festival da bicicleta na América Latina mantém seu compromisso com a sustentabilidade, novamente comprometendo-se em realizar um evento de baixa pegada de carbono. Para isso conta com a consultoria e logística de resíduos de Mariana Mennato (projeto Seu Lixo Meu) na coleta seletiva e destinação de todo o resíduo gerado pelo evento. Além disso, a empresa Kraft Bowls, que produz embalagens sustentáveis e personalizáveis, vai doar as embalagens ecologicamente corretas para serem utilizadas na praça de alimentação do evento.

O Shimano Fest 2023 é apresentado por OGGI Bikes, com patrocínio de Fairfax Seguros, Colli Bike, Nathor Bicicletas e Akad Seguros e co-patrocínio de One Corretora. Tem apoio cultural do Memorial da América Latina e  realização da Shimano.

Serviço

Shimano Fest 2023

17 a 20 de agosto – Memorial da América Latina (Av. Mario de Andrade, 251, Portão 13)

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização