16 de julho de 2024
Shimano Fest
Chegada do Passeio em 2019 - Foto: Fernando Siqueira / Shimano Fest

Shimano Fest: Passeio ciclístico projeta reunir 8 mil ciclistas em São Paulo

O Passeio Ciclístico Shimano Fest chega a sua 4ª edição e reafirma a missão de promover o ciclismo e a mobilidade sustentável

É sempre um acontecimento inesquecível: as grandes avenidas de São Paulo, que normalmente ficam congestionadas por carros e outros veículos motorizados, neste dia são tomadas por milhares de bikes. Pilotadas por pessoas de todas as idades, de ciclistas profissionais a iniciantes, de bike lovers a curiosos, de esportistas solos a grupos de ciclismo, de famílias inteiras a casais apaixonados, o pelotão do Passeio Ciclístico Shimano Fest se une em prol do esporte, em um clima de confraternização e alegria raro de ver e vivenciar.

Grande parte dos 10 km do trajeto no domingo, 20 de agosto próximo, será de vias largas, planas e arborizadas, pensado para que seja viável a todos. Sem contar a beleza natural do Parque Ibirapuera, ponto de partida do encontro.

Shimano Fest
Passeio em 2018 – Foto: Fernando Siqueira / Shimano Fest

A iniciativa nasceu de uma parceria do Shimano Fest, maior festival de bicicleta da América Latina,  com o Clube Santuu. Aliás, é nas instalações do festival, no Memorial da América Latina, onde irá terminar o passeio, momento em que os ciclistas poderão curtir a feira, shows musicais e outras atrações do evento, além de concorrer ao sorteio de prêmios, como bicicletas e outros objetos de desejo de qualquer biker – para concorrer, basta que os ciclistas participem do passeio, façam o check-in durante o sorteio e sigam o @clubesantuu no Instagram.

Infraestrutura, segurança e parcerias – São esperados 8 mil participantes e para garantir que tudo ocorra tranquilamente e com segurança, o Clube Santuu e o Shimano Fest vão montar uma grande infraestrutura. Carros-madrinha irão abrir caminho aos participantes, que serão acompanhados durante todo o percurso por carros, motos e bikes de apoio da Porto Seguro, parceira que também fornecerá o seguro do Passeio – além de contarem com a assistência de mecânicos especializados da Shimano. Efetivos da CET e ambulâncias também estarão presentes e darão suporte à pedalada, que tem apoio oficial da Secretaria de Esportes da cidade de São Paulo.

Para coordenar todo o trajeto e garantir que tudo siga bem, um pelotão de suporte formado por 30 ciclistas, que estará junto aos participantes do começo ao fim, todos devidamente uniformizados. E o evento ainda contará com um total de 20 marcas apoiadoras, cada uma colaborando de acordo com sua especialidade.

Celebração, diversidade e resgate histórico – O grande objetivo do evento é incentivar a prática do ciclismo, estabelecer um novo modo de ocupar os espaços urbanos e ser um agente de conexão e memória. Ao reunir ciclistas de diferentes gerações, profissões e origens, promove a diversidade e o encontro pacífico e saudável. Por outro lado, ao retomar a organização de passeios de bicicleta, que no passado já chegaram a reunir dezenas de milhares de ciclistas, promove um resgate histórico e colabora para a herança esportiva de São Paulo.

“Temos um orgulho muito grande de estarmos na quarta edição desse encontro de bikes, porque o Passeio Ciclístico é mais que uma pedalada, é uma celebração à vida saudável, não só para os ciclistas, mas também para a cidade. Bicicleta é vida!”, celebra Rodrigo Del Claro, CEO do Clube Santuu.

A inscrição, gratuita, deve ser feita no website da empresa.

Serviço

4º Passeio Ciclístico Shimano Fest

  • Quando: 20 de agosto de 2023
  • Partida: Parque do Ibirapuera – portão 9 – São Paulo/SP
  • Chegada: Memorial da América Latina
  • Horário: 8h
  • Para quem: público em geral
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização