16 de julho de 2024
Inflabi

Novo capacete inflável promete ser 4x mais seguro que os modelos comuns

Apresentado esta semana na Eurobike, capacete Inflabi é leve, ocupa pouco espaço e pode ser reutilizado em caso de queda

Entre as grandes novidades no mundo da bicicleta que estão sendo apresentadas na Eurobike (maior feira europeia do setor), destaca-se um novo capacete para uso em ciclismo urbano que utiliza o ar comprimido como material absorvedor de impactos.

Com lançamento comercial previsto para agosto próximo, o Inflabi é um capacete inflável desenvolvido para uso recreacional e urbano que promete ser até quatro vezes mais seguro do que um tradicional modelo construído com espuma de EPS, de acordo com seu fabricante.

Inflabi

Construído em tecido impermeável resistente a abrasão, com costuras soldadas em um processo similar ao utilizado na fabricação de colchões infláveis, o capacete Inflabi ocupa menos de ¾ de seu volume total quando está vazio, possibilitando assim ser facilmente guardado no bolso quando não estiver sendo utilizado.

Em seu interior, uma membrana de polímero TUP (mesmo material utilizado em câmaras de ar de alta performance) reforça a retenção do ar em seu interior e mantém e resistência necessária para absorver impactos em caso de acidente.

Ao contrário dos capacetes de EPS, que se comprimem e racham em pedaços para dissipar a força do impacto, o capacete inflável funciona de forma similar aos dispositivos de airbag, dissipando a força através da compressão de suas câmaras internas de ar.

Inflabi

Ar comprimido – Para tornar o capacete operacional, basta inflar o mesmo através de uma bomba de ar comum, via válvula Schrader. Enquanto que a versão apresentada na Eurobike utiliza uma pressão de trabalho de 14,5psi, a versão final a ser comercializada deverá utilizar a pressão de 29psi, para melhor adaptar-se às normas de segurança dos capacetes produzidos no Mercado Europeu.

Preço e disponibilidade – De acordo com o fabricante, o novo capacete Inflabi deverá começar a ser comercializado na Europa a partir de agosto, ao preço de 150 euros, em 4 opções de tamanho.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização