25 de abril de 2024
BYB Telemetry

Tecnologia de telemetria facilita os ajustes da suspensão

Dispositivo da BYB Telemetry coleta dados em tempo real e analisa o comportamento do garfo de suspensão e do amortecedor traseiro durante a corrida

Distribuidora das marcas Fox e Marzocchi no Brasil, a Corsa Bike Parts acaba de trazer para o país um novo equipamento, capaz de monitorar em tempo real o comportamento e funcionamento de garfos e amortecedores de suspensão, de forma otimizar seus ajustes de forma personalizada.

Importado da Itália, o sistema de telemetria profissional para mountain bikes BYB Telemetry conta com uma série de sensores que, uma vez conectados à suspensão e do quadro da bike, captura dados relevantes como  o SAG dinâmico, curso mínimo e máximo do amortecedor durante a pedalada, velocidade do retorno e da compressão, entre outros. Uma vez coletados, estes dados são enviados para um aplicativo específico, que sugere alterações nos ajustes dos componentes de forma melhorar o desempenho de quem pedala.

BYB Telemetry

O sistema conta com uma unidade central de processamento, instalada no tubo superior da bike e equipada com receptor de sinal de satélites GPS, além de um giroscópio e um acelerômetro de 3 eixos, que informam a velocidade, inclinação e altimetria real e orientação espacial da bicicleta.

BYB Telemetry

Sensores remotos instalados no garfo e no amortecedor traseiro fornecem dados sobre o funcionamento dos mesmos, Um terceiro sensor instalado no guidão mede a vibração do cockpit da bike.

Para finalizar, as manetes de freios também são equipadas com sensores, que monitoram constantemente o acionamento, a potência e a duração da frenagem.

Através do equipamento, é possível comparar duas ou mais corridas diferentes, conseguindo identificar com extrema precisão os pontos da pista onde o piloto é mais lento ou mais rápido, destacando o que pode ser feito para melhorar a performance da suspensão.

Primeiros testes – Os atletas Gabriel Giovannini e Julio Giani testaram, em primeira mão, o novo sistema de telemetria recém chegado ao Brasil. Os testes foram realizados no Cantareira Championship, campeonato de Downhill que aconteceu em maio deste ano, em Mairiporã. Os resultados foram evidentes, rendendo os dois lugares mais altos do pódio para os atletas, além da diferença notável na pilotagem.

“Eu senti muita diferença. Na primeira descida que fiz, tínhamos acabado de colocar a suspa na bike e feito os ajustes de acordo com nossos conhecimentos. Depois que fizemos os testes, leitura dos gráficos e os ajustes indicados pelo sistema, senti como se estivesse pilotando uma bike nova”, afirma Giani.

O sistema de telemetria já é utilizado em alguns países mundo afora e, para se ter uma base, entre os resultados dos atletas que utilizaram o sistema em 2022 estão: 2 títulos do campeonato mundial UCI, além de 20 pódios e 8 títulos nacionais. Vale lembrar que a Telemetria BYB é multimarca, ou seja, compatível com diferentes modelos de quadros, suspensões e freios.

Complexidade – Com tanta informação disponível que passa a ser analisada, faz necessária a presença de um profissional capacitado para auxiliar o ciclista nos ajustes da suspensão da bike. Para isto, a Corsa Bike Parts fez uma parceria com a maior instituição de ensino profissional para mecânicos de bicicleta do Brasil, a Escola Park Tool, que fornecerá os treinamentos oficiais para mecânicos, lojistas e equipes que desejarem oferecer esse valioso e inovador serviço para seus clientes e atletas.

“O treinamento de análise telemétrica será diferente de tudo que já fizemos na Escola. Além dos conteúdos práticos e teóricos aplicados em sala de aula, iremos separar um dia para irmos a campo, em pistas ou trilhas, testar os ensinamentos em situações reais” comenta Henrique Zompero, diretor de ensino da Escola Park Tool.

Para treinamentos, o contato deve ser feito através do e-mail comercial.escolaparktool2@gmail.com ou pelo telefone (11) 2737-4375.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização