29 de abril de 2024
Alessandra Carvalho
Alessandra Carvalho - Foto: Divulgação

Treinadora dá dicas de preparação para a Riders Stage Race

Com a proximidade da disputa, que será nos dias 25, 26 e 27 em Balneário Camboriú, atletas já estão focados nos treinos para a prova

Disputar uma ultramaratona de mountain bike como a Riders Stage Race exige uma preparação física adequada para encarar os três dias da maior prova de mountain bike por etapas de Santa Catarina. Para isso, atletas, treinadores e assessorias esportivas que participarão da disputa já estão focados e com os treinamentos voltados para a competição no final de agosto.

Um exemplo desses profissionais é a treinadora Alessandra Carvalho Salvadori, da Riders Team Assessoria, com mais de 20 anos de experiência no triathlon e passagem pela Seleção Brasileira de novos talentos. Este ano a profissional terá pelo menos oito de seus alunos na Riders Stage Race.

Alessandra Carvalho
Alessandra Carvalho – Foto: Divulgação

“Eu pratico triathlon desde os 14 anos. A partir de 2017 dei mais ênfase no mountain bike para estar junto dos clientes da Riders Bike Shop e para estar mais perto de meus alunos”, conta a treinadora de 36 anos, que disputou seis edições do Ironman de Florianópolis e vários 70.3 no Brasil e no exterior.

Natural de Itajaí, cidade vizinha a Balneário Camboriú, Alessandra conhece muito bem a região e suas inúmeras trilhas com visuais incríveis, mas com subidas que vão exigir resistência dos competidores.

Por ser uma prova de longa duração, o ciclista tem que chegar no dia da prova pronto para suportar sua duração, que em alguns casos pode chegar a quatro ou cinco horas na segunda e na terceira etapa. Para Alessandra, o ideal é treinar pelo menos umas 10 horas por semana para terminar bem a prova e agora é o momento certo para focar nos treinos voltados para a ultramaratona.

“Sugiro ao atleta fazer treinos em condições similares às que ele vai enfrentar na prova. Serão três dias seguidos de prova. O prólogo é bem curto e as outras duas etapas têm cerca de 60km com pelo menos 1.500m de altimetria”, explica Alessandra.

A treinadora lembra que além do volume, é importante incluir treinos que trabalhem outras capacidades que serão exigidas na prova.

“Uma pessoa que vai enfrentar este tipo de prova tem que estar rodando um volume bem considerável durante a semana. É importante também fazer um trabalho de força na bike ou na academia”

“Uma pessoa que vai enfrentar este tipo de prova tem que estar rodando um volume bem considerável durante a semana. É importante também fazer um trabalho de força na bike ou na academia e não se pode deixar de treinar intervalado em uma zona próxima do VO2 (Zona 5). Com VO2 mais alto o atleta consegue fazer mais força por mais longa duração”, explica.

A treinadora reforça a importância de se respeitar a individualidade biológica de cada indivíduo. “Não existe uma receita de bolo. No treinamento o que conta é a individualidade biológica. Tenho que levar em conta os objetivos de cada um, idade, histórico no esporte, tempo disponível para treinar etc”, afirma Alessandra.

Para os alunos inscritos na Riders Stage Race que treinam um bom volume com regularidade, Alessandra montou um planejamento de treinos ao longo de 12 semanas para a preparação específica de seus alunos.

“Nestas 12 semanas eu indico um treino intervalado curto em um dia da semana, com estímulos curtos de uma hora, que seria uma simulação do prólogo. Também incluo um treino de volume (endurance) com altimetria parecida com a da prova e ainda um treino um pouco mais curto – mas não muito diferente do que o ciclista vai enfrentar na prova – e com altimetria próxima dos mil metros”, afirma.

“É importante para o ciclista ir adaptando o corpo a fazer força quando estiver cansado”

“É importante para o ciclista ir adaptando o corpo a fazer força quando estiver cansado. Mas estes treinos variam, não são iguais todas as semanas. É algo bem individual”, completa.

Para quem está fora de forma, é iniciante no mountain bike ou está acima do peso, Alessandra é sincera e direta. “Eu indico a Race Day, pois é só um dia de prova, no domingo, com 60km e 1.500m de altimetria. A prova de três dias é indicada para quem tem mais condicionamento. Primeiro tenho que adaptar o aluno para receber a carga”, explica.

Riders Stage Race
Riders Stage Race – Foto: Divulgação

A prova – A Riders Stage Race ficou famosa no Brasil pela estrutura diferenciada e experiência oferecida pela organização ao atletas, com comodidades especiais como lava-bike e guarda-bike entre as etapas, bandas de rock ao longo do dia todo em uma arena com foodtrucks e com o famoso BeerTruck, além do jantar Vip oferecido pela organização.

O evento começa na tarde da sexta-feira (25 de agosto) com a disputa do prólogo, que ganhou um novo percurso. A segunda etapa será no sábado, com 60km de percurso e 2 mil metros de altimetria. A terceira etapa será no domingo, com 60km e 1.500 metros de altimetria.

Os percursos são totalmente pedaláveis, com paisagens incríveis, reservas naturais, travessia de riachos, visual de cachoeiras de águas cristalinas e muitas estradinhas de montanhas típicas do Sul do Brasil.

A prova começa na tarde da sexta-feira (25 de agosto) com a disputa do prólogo, que ganhou um novo percurso. A segunda etapa será no sábado, com 60km de percurso e 2 mil metros de altimetria. A terceira etapa será no domingo, com 60km e 1.500 metros de altimetria. As inscrições devem ser feitas no site oficial da prova.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização