16 de junho de 2024
Rocky Mountain Games
Foto: Marcelo Maragni / Rocky Mountain Games

Etapa de Atibaia do Rocky Mountain Games leva esporte e cultura para o interior paulista

Segunda etapa do maior festival de esportes outdoor e cultura de montanha do Brasil terminou neste domingo (21)

A segunda etapa do Rocky Mountain Games, na Pedra Grande, em Atibaia, terminou em alto astral e grande estilo neste domingo (21). Para a cidade, fica um gostinho de quero mais e a expectativa para 2024. Enquanto isso, o maior festival de esportes outdoor e cultura de montanha do Brasil se prepara para o encerramento do circuito 2023, em Juquitiba, dia 26 de agosto.

“Estamos muito felizes com tudo o que vem acontecendo em 2023. Abrimos a temporada em grande estilo em Campos do Jordão e chegamos a Atibaia, mais uma vez, com uma atmosfera fantástica e onde deu tudo certo, com percursos elogiados e rodando super bem”, comentou Andrea Estevam, diretora executiva da Rocky Mountain Sports Content.

“Atibaia é etapa com astral especial, única, pois envolve toda a cidade, com público na arena até o final da tarde. Este ano rolou um vento legal e tivemos o Hike & Fly, esporte símbolo da cidade e da Pedra Grande. Os parapentes no ar e especialmente no pouso proporcionaram momentos mágicos. Foi tudo maravilhoso e que venha Juquitiba”, completou Andrea Estavam.

Competições – Os bikers chegaram cedo à Arena Rocky Mountain Games. As largadas começaram às 7h e o primeiro a cruzar a linha de chegada foi Carlos Arroyo, campeão dos 25k do Mountain Bike, com o tempo de 1h10min, e elogiou o a estrutura e percurso. “Tudo sensacional, o Bike Park foi show de bola. Estão todos de parabéns”. Ana Paula Barsotti, com 1h35min, foi a mais veloz entre as mulheres.

Sabrina Gobbo
Sabrina Gobbo, tricampeã dos 50K – Foto: Marcelo Maragni / Rocky Mountain Games

Pentacampeã brasileira de triathlon, Sabrina Gobbo se destaca também em provas de montanha. E deu mais uma mostra ao vencer os 50km de Mountain Bike na Pedra Grande, repetindo o feito do ano passado, nas etapas de Campos do Jordão e Juquitiba do Rocky Mountain Games. Sabrina fechou o percurso em 3h03min. Entre os homens, o título ficou com Wagner Quirino, com o tempo de 2h22min. “Foi minha primeira vez em Atibaia. O percurso é mais na base do estradão e muito bonito. E o percurso dá uma enganada. Parece que você vai chegar na arena e aí sobe de novo. Achei muito legal essa última trilha. Gostei. Tudo isso além do clima acolhedor e estrutura do evento”, disse Sabrina.

No Gravel, Eduardo Salviano, com 1h58min, e Victoria Sá, com 2h42min, foram os campeões da modalidade de bike híbrida, que mescla percursos de trilha e asfalto. Vicky, que pratica a modalidade desde 2014, comemorou mais que o título. “Tenho quase uma década de Gravel e é muito bacana ver como está crescendo. É muito legal encontrar rotas pensadas para o Gravel, pois, no começo, era tudo meio que adaptado do Mountain Bike. Foi meu primeiro Rocky Mountain Games e adorei. Encarei uma prova dura, com bastante subida, na qual tive que fazer muita força. E foi um percurso equilibrado, com um mix bom de rotas técnicas e fluídas, além de lindo”, disse a biker.

Wagner Mendes Quirino
Wagner Mendes Quirino, campeão dos 50K – Foto: Marcelo Maragni / Rocky Mountain Games

Disputa no Uphill – Na única prova de corrida do encerramento do Rocky Mountain Games, Douglas Gouvea e Ayslan Miragaia protagonizaram uma disputa acirrada, repetindo o duelo e o resultado do ano passado. Após 32min10 de subida, Gouvea chegou em primeiro, seguido Ayslan, que fez 34min10.087. A dupla começa a criar uma saudável rivalidade. Na abertura do circuito, em Campos do Jordão, Aylasn foi o mais rápido, com tempo de 21min33, com Douglas logo atrás: 22min09. Na categoria feminina, o domínio foi de Mika Piccin, que “escalou” a montanha correndo para 42min36.

No Desafio do Rocky Man e Rocky Woman, Lourenco Nunes Gomes e Lorrany Tolentino foram os mais regulares e somaram mais pontos nas provas de Trail run 21 km, Mountain bike 50 km e Uphill. Com isso, levantaram o troféu de campeões na etapa da Pedra Grande.

Diversão e Cultura – A programação cultural do Rocky Mountain Games é um capítulo a parte, com shows – em Atibaia foram as bandas de rock Pulse e de reggae Floral de Jah – e sessão de cinema ao ar livre, com documentários sobre vida ao ar livre e esportes outdoor. Além disso, a arena montada na Pista de Pouso Voo Livre da Pedra Grande contou com espaço para alimentação, com food trucks, ativações, bungee trampolim, arremesso de machado e slackline.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização