29 de abril de 2024
Classified Powershift

Com novo câmbio interno eletrônico wireless, Classified estreia no MTB

Projetado para funcionar em conjunto com câmbio traseiro comum, cubo de roda com acionamento wireless duplica o range da transmissão em até 530%

Reconhecida como uma das empresas mais inovadoras dos últimos anos no mercado de componentes para bicicletas, a Classified tornou-se conhecida mundialmente ao desenvolver o Powershift, um cubo de roda traseira voltado para bikes de estrada, equipado internamente com uma transmissão planetária de acionamento eletrônico, capaz de duplicar o número de marchas sem a necessidade de câmbio dianteiro e pedivelas com coroas duplas. Um ano após seu lançamento, a marca belga anuncia sua entrada no mundo do mountain bike, com o lançamento da versão off-road de seu cubo, compatível com as atuais transmissões Sram e Shimano.

Assim como no modelo desenvolvido para bikes de estrada, a versão MTB do sistema Powershift foi projetado para funcionar em conjunto com transmissões de coroa única e câmbio traseiro externo, dobrando a oferta de marchas existentes sem as inúmeras desvantagens dos praticamente obsoletos desviadores dianteiros. Entre as vantagens do novo sistema, destacam-se:

  • Amplitude de marchas de 530% (10 porcento superior em relação a uma transmissão de 12 velocidades com cassete de 10-52 dentes);
  • Maior eficiência na troca de marchas em relação a uma transmissão de coroa dupla, sem o risco de sobrecarga da corrente devido à relação cruzada;
  • Troca de marchas mais suave e progressiva, mesmo com a bike parada ou sob máxima carga;
  • Maior durabilidade e prazo de manutenção.

Classified Powershift

O sistema Classified Powershift MTB é composto por um cassete proprietário de 12 velocidades e relação 11-40 dentes; um cubo traseiro com transmissão planetária interna; um eixo passante (blocagem da roda) que funciona como receptor wireless; um trocador de marchas minimalista em forma anelar; e uma roda traseira compatível com o cubo Powershift.

Classified Powershift

De acordo com a Classified, o sistema Powershift MTB realiza a troca de marchas em apenas 150 milissegundos, seja com a bicicleta parada ou sob uma força de pedalada de até 1.000 watts.

Classified Powershift

Trocador minimalista – Projetado para funcionar em conjunto com o eixo passante – que funciona como central de recepção wireless –, o trocador de marchas Ringshifter pode ser montado em qualquer dos lados do guidão. Com formato minimalista em forma de anel, o trocador da Classified pesa apenas 24 gramas e conta com um mecanismo de mola magnética que melhora a sensibilidade do acionamento.

Classified Powershift

De acordo com o fabricante, o trocador conta com uma autonomia máxima de até 10.000 trocas de marcha antes de necessitar de uma recarga, que é realizada através de um cabo USB magnético, fornecido com o conjunto.

Preço e disponibilidade – Ainda sem previsão de comercialização no Brasil, o sistema Classified Powershift será comercializado na Europa em três opções de venda: kit completo (incluindo as rodas Classified em carbono), por 2.699 euros; kit de transmissão sem as rodas (1.549 euros) e cubo + trocador (1.449 euros).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização