Projetado para funcionar em conjunto com câmbio traseiro comum, cubo de roda com acionamento wireless duplica o range da transmissão em até 530%
Reconhecida como uma das empresas mais inovadoras dos últimos anos no mercado de componentes para bicicletas, a Classified tornou-se conhecida mundialmente ao desenvolver o Powershift, um cubo de roda traseira voltado para bikes de estrada, equipado internamente com uma transmissão planetária de acionamento eletrônico, capaz de duplicar o número de marchas sem a necessidade de câmbio dianteiro e pedivelas com coroas duplas. Um ano após seu lançamento, a marca belga anuncia sua entrada no mundo do mountain bike, com o lançamento da versão off-road de seu cubo, compatível com as atuais transmissões Sram e Shimano.Assim como no modelo desenvolvido para bikes de estrada, a versão MTB do sistema Powershift foi projetado para funcionar em conjunto com transmissões de coroa única e câmbio traseiro externo, dobrando a oferta de marchas existentes sem as inúmeras desvantagens dos praticamente obsoletos desviadores dianteiros. Entre as vantagens do novo sistema, destacam-se:
- Amplitude de marchas de 530% (10 porcento superior em relação a uma transmissão de 12 velocidades com cassete de 10-52 dentes);
- Maior eficiência na troca de marchas em relação a uma transmissão de coroa dupla, sem o risco de sobrecarga da corrente devido à relação cruzada;
- Troca de marchas mais suave e progressiva, mesmo com a bike parada ou sob máxima carga;
- Maior durabilidade e prazo de manutenção.
O sistema Classified Powershift MTB é composto por um cassete proprietário de 12 velocidades e relação 11-40 dentes; um cubo traseiro com transmissão planetária interna; um eixo passante (blocagem da roda) que funciona como receptor wireless; um trocador de marchas minimalista em forma anelar; e uma roda traseira compatível com o cubo Powershift.
De acordo com a Classified, o sistema Powershift MTB realiza a troca de marchas em apenas 150 milissegundos, seja com a bicicleta parada ou sob uma força de pedalada de até 1.000 watts.
Trocador minimalista – Projetado para funcionar em conjunto com o eixo passante – que funciona como central de recepção wireless –, o trocador de marchas Ringshifter pode ser montado em qualquer dos lados do guidão. Com formato minimalista em forma de anel, o trocador da Classified pesa apenas 24 gramas e conta com um mecanismo de mola magnética que melhora a sensibilidade do acionamento.
De acordo com o fabricante, o trocador conta com uma autonomia máxima de até 10.000 trocas de marcha antes de necessitar de uma recarga, que é realizada através de um cabo USB magnético, fornecido com o conjunto.
Preço e disponibilidade – Ainda sem previsão de comercialização no Brasil, o sistema Classified Powershift será comercializado na Europa em três opções de venda: kit completo (incluindo as rodas Classified em carbono), por 2.699 euros; kit de transmissão sem as rodas (1.549 euros) e cubo + trocador (1.449 euros).